Artes visuais e educação Ambiental

uma experiência de formação docente em Campo Magro/PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO06

Resumo

Diante da perspectiva de que a educação ambiental é um importante campo de pesquisa e prática pedagógica e que, apesar dos documentos oficiais e da vasta literatura acadêmica, entendemos que ainda é silenciada em vários espaços. Partindo deste contexto, o presente artigo apresenta pesquisa que objetivou evidenciar as potencialidades das artes visuais para a educação ambiental sob o viés da ecofenomenologia. Caracterizando-se como qualitativa, a investigação foi realizada com nove profissionais da educação do município de Campo Magro/PR. Por meio de um curso de extensão com trinta horas de duração, buscou-se a formação desses profissionais, sensibilizando para as maneiras de ser e se relacionar no e com o mundo humano e mais que humano. Os procedimentos para a produção de dados foram a observação participante, que consistiu no envolvimento intenso com os/as participantes, diários de bordo elaborados pelos/as cursistas no decorrer da formação e mapa artístico realizado após uma caminhada pela região. As contribuições das artes visuais para a educação ambiental se evidenciaram pelos três aspectos que emergiram: imagens, múltiplas camadas; sensibilização; emaranhados do mundo mais que humano. São elementos que permitiram demonstrar que as artes visuais contribuíram para a educação ambiental, sensibilizando para as formas de atuação no mundo, entendendo as relações de horizontalidade nesse espaço de vida compartilhado.

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Biografia do Autor

Sonia Mara Samsel Geraldo, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná – UFPR

Estudante do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade GPEACS – registrado e certificado pelo CNPq

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná – UFPR - (2021)

Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR – Faculdade de Artes do Paraná – FAP – Campus Curitiba II - (2018)

Valeria Ghisloti Iared, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (Setor Palotina) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação/ UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas/ UFPR

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2015)

Participa do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade, registrado e certificado pelo CNPq

Mestra em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar (2010)

Especialista em Educação Ambiental pelo Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (CRHEA/ EESC/ USP)

Graduada em licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2006)

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Publicado

2023-06-07

Como Citar

Geraldo, S. M. S., & Iared, V. G. (2023). Artes visuais e educação Ambiental: uma experiência de formação docente em Campo Magro/PR. Revista Diálogo Educacional, 23(77), 899–912. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO06