Escolarização aberta
dificuldades e aprendizados na produção de objetos de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS08Resumo
Realizou-se uma pesquisa em materiais didáticos produzidos por docentes em formação continuada, em um curso a distância ofertado na plataforma Moodle, em 2021, como parte das ações de um projeto de extensão universitária.
Os materiais didáticos produzidos foram objetos de aprendizagem (OA) com o objetivo de serem recursos educacionais abertos (REA). Fez-se um recorte para os trabalhos da área das ciências da natureza. O objetivo deste artigo foi verificar e compreender, por meio dos objetos de aprendizagem produzidos pelos professores que realizaram o curso Ferramentas Colaborativas, quais foram as propostas de uso das tecnologias digitais em sala de aula e se esses OA podem ser classificados como REA. Para isso, foi utilizada uma ferramenta analítica para verificação dos REA. A pesquisa é qualitativa e descritiva. Os resultados apresentados são avaliações a priori, pois não foram estudadas as situações de aplicação em sala de aula. Ressalta-se que os trabalhos tiveram avaliação positiva nos aspectos didático-pedagógicos, porém os OA analisados não podem ser considerados REA, em especial porque não foram publicados e não continham licença de uso. Dessa forma, concluiu-se que o curso ofertado está contribuindo para a superação do problema da lacuna teoria-prática nos cursos de formação de continuada de professores. Contudo, enfrentou dificuldades para a produção de recursos educacionais abertos. Os caminhos para o estabelecimento de uma educação aberta ainda precisam ser mais bem trilhados.
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