Open schooling
challenges and learnings in the production of learning objects
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS08Abstract
AA survey was carried out on teaching materials produced by teachers in continuing education, in a distance course offered on the Moodle platform, in 2021, as part of the actions of a university extension project. The teaching materials produced were learning objects (LO) with the aim of being open educational resources (OER). A cut was made for works in the field of natural sciences. The objective of this article was to verify and understand, through the learning objects produced by the teachers who took the Collaborative Tools course, what were the proposals for the use of digital technologies in the classroom and whether these LOs can be classified as OER. For this, an analytical tool was used to verify the OER. The research is qualitative and descriptive. The results presented are a priori evaluations, as application situations in the classroom were not studied. It is noteworthy that the works had a positive evaluation in the didactic-pedagogical aspects, however the analyzed LOs cannot be considered OER, especially because they were not published and did not contain a license for use. Thus, it was concluded that the course offered is contributing to overcoming the problem of the theory-practice gap in teacher continuing education courses. However, it faced difficulties in producing open educational resources. The paths for the establishment of an open education still need to be better trodden.
Downloads
References
BELLONI, M. L.; GOMES, N. G. Infância, mídias e aprendizagem: autodidaxia e colaboração. Educ. Soc., Campinas,
v. 29, n. 104, p. 717-746, out. 2008.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES Nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Brasília: Diário Oficial da União, 2018.
CC. Creative Commons. Frequently Asked Questions, 2023. Disponível em: https://creativecommons.org/faq/. Acesso em: 04 jan. 2023.
COL/UNESCO. A Basic Guide to Open Educational Resources. Preparado por Neil Butcher
para a Commonwealth of Learning & UNESCO. Editado por Asha Kanwar (COL) e Stamenka Uvalić-Trumbić (UNESCO). 150p. 2011. Acesso em: 30 mar. 2023. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000232986.
EC. European Commission, Directorate-General for Research and Innovation. Science education for
responsible citizenship: report to the European Commission of the expert group on science education. Publications Office, 2015. Disponível em: https://data.europa.eu/doi/10.2777/12626.
FURTADO, D.; AMIEL, T. Guia de bolso da educação aberta. Brasília, DF: Iniciativa Educação Aberta, 2019.
Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/564609/2/Guia%20de%20bolso%20REA_vf_impressa%CC%83o.pdf. Acesso em: 30 jan. 2023.
HENRIQUES, J. Catálogo de características para análise e avaliação de Recursos Educacionais Abertos (REA): ferramenta de avaliação no formato checklist. Dissertação de mestrado. Lisboa: Universidade Aberta de Portugal, 2016. 262 p. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/6631. Acesso em: 20 ago. 2022.
KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. Teachers learning technology by design. Journal of Computing in Teacher Education, London, v. 21, n. 3, p. 94-102, 2005.
LOBATO, A. Consórcio põe disciplinas de universidades na internet. Empregos, Folha de São Paulo, 02 de agosto de 2009. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/empregos/ce0208200913.htm. Acesso em: 04 jan. 2023.
MACHADO, H. H. S.; BIAGIOLI, N.; LOZI, R. Condições para o ensino de ciências naturais por investigação a partir de observações em um liceu francês. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36217. Acesso em: 29 jan. 2023.
MARTINAND, J.-L. Présentation in Enseignement et apprentissage de la modélisation en sciences. Paris: INRP, 1992.
MATTA, C. E.; FURLANI, J. M. S. Ações de Extensão para formação de professores da educação básica no uso das
TDIC. EmRede-Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, RS, v. 7, n. 2, p. 156-172, 2020a.
MATTA, C. E.; FURLANI, J. M. S. Estratégias didáticas para o uso de tecnologias emergentes em sala de aula. In:
TORRES, Patrícia Lupion; OKADA, Alexandra; KOWALSKI, R. P. Glitz; RIBEIRO, S. F. (Orgs.) Educação, pesquisa e inovação. Curitiba: Insight, 2020. [Digital], p. 192-212. 2020b.
MATTA, C. E.; FURLANI, J. M. S.; MORAIS, J. S. de. Aprendizagem profissional do professor para competências digitais. In: VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2020, 2020, Porto - Portugal. ieTIC2020: Livro de Atas VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC, 2020. v. 1. p. 34-51.
MATTA, C. E.; FURLANI, J. M. S.; SANTOS, P. C. Análise do Uso das TIC em Sequências Didáticas de Professores da Educação Básica. In: V Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2019, 2019, Bragança.
V Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2019: atas da conferência. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, 2019. v. 1. p. 278-288.
MATTA, C. E.; FURLANI, J. M. S.; OLIVEIRA, J. R. S. Tecnologias emergentes a serviço da aprendizagem: um curso de extensão para professores da Educação Básica. In: XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e II Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, 2016, São João Del Rei. Anais. Brasília: Associação Universidade em Rede (UniRede), 2016. v.1. p. 628-637.
MATTA, C. E.; FIGUEIREDO, A. P. S. MOOC: transformação das práticas de aprendizagem. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 10., Belém. Anais..., 2013.
MCINTYRE, D. Bridging the gap between research and practice. Cambridge Journal of Education, v. 35, n. 3,
p. 357-382, nov. 2005.
OKADA, A. Deep fun for deeper learning. Proceedings of ASE International Conference. UK Readings, jan. 2020.
ORANGE, C. Quel milieu pour l’apprentissage par problématisation en sciences de la vie et de la terre? Éducation et didactique, v. 1, n. 2, p. 37-56, 2007.
OSTERMANN, F; REZENDE, F. Uma interpretação da educação em ciências no Brasil a partir da perspectiva do currículo como prática cultural. APEduC Revista-Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, v. 1, n. 1, p. 30-40, 2020.
SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N. de L. Recursos educacionais abertos. Práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: Casa da Cultura Digital/EDUFBA, 2012. 246p.
SANTOS, A. I. dos. Recursos Educacionais Abertos no Brasil: o estado da arte, desafios e perspectivas para o desenvolvimento e inovação. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, CETIC, 2013. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000227970. Acesso em: 04 jan. 2023.
STAKE, R. E. The Art of Case Study Research. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 1995.
ONU. Organização das Nações Unidas (Brasil). Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em 20 jan. 2023.
ONU. Organização das Nações Unidas (Brasil). Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, 2022. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 04 jan. 2023.
VILAÇA, M. L. C. A elaboração de materiais didáticos de línguas estrangeiras: autoria, princípios e abordagens. Cadernos do CNLF, v. 16, n. 4, p. 51-60, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.