Escolarización abierta

dificultades y aprendizaje en la producción de objetos de aprendizaje

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS08

Resumen

S

Se realizó una encuesta sobre materiales didácticos producidos por docentes en formación continua, en un curso a distancia ofrecido en la plataforma Moodle, en el año 2021, como parte de las acciones de un proyecto de extensión universitaria. Los materiales didácticos producidos fueron objetos de aprendizaje (OA) con el objetivo de ser recursos educativos abiertos (REA). Se hizo un corte para trabajos en el campo de las ciencias naturales. El objetivo de este artículo fue verificar y comprender, a través de los objetos de aprendizaje producidos por los docentes que tomaron el curso Herramientas Colaborativas, cuáles fueron las propuestas para el uso de las tecnologías digitales en el aula y si estos OA pueden clasificarse como REA. Para ello, se utilizó una herramienta analítica para verificar la REA. La investigación es cualitativa y descriptiva. Los resultados presentados son valoraciones a priori, ya que no se estudiaron situaciones de aplicación en el aula. Cabe destacar que los trabajos tuvieron una evaluación positiva en los aspectos didáctico-pedagógicos, sin embargo los OA analizados no pueden ser considerados REA, sobre todo porque no fueron publicados y no contenían licencia de uso. Así, se concluyó que el curso ofrecido está contribuyendo a superar el problema de la brecha teoría-práctica en los cursos de formación continua de los profesores. Sin embargo, enfrentó dificultades para producir recursos educativos abiertos. Los caminos para el establecimiento de una educación abierta aún necesitan ser mejor transitados.

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Biografía del autor/a

Juliana Maria Sampaio Furlani, Universidade Federal de Itajubá

Professora associada 1 - nível D na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), atuando no ensino de graduação presencial e a distância desde 2010. É doutora em Ciências (USP-2014), mestre em Educação (UFMG-2003), especialista em Ensino de Ciências (UFMG-1999), licenciada em Química (Utramig-1996) e bacharel em Engenharia Química (UFMG-1992). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ensino e Formação de Professores. É membro fundadora, foi vice-presidente (2018-2021) e é a atual I secretária do Instituto Sua Ciência, no qual coordena o projeto Química na Prática (trabalho voluntário, financiado pela Basf e pela Indorama). Atua na coordenação pedagógica do Cursinho de Acesso Popular de Itajubá, CAPI (trabalho voluntário). Tem realizado orientações com interesse na permanência e evasão nos cursos de licenciatura em física a distância e licenciatura em química; formação de professores e uso das tecnologias digitais em sala de aula. Orienta alunos de graduação em trabalhos de conclusão de curso e iniciação científica nos cursos de licenciatura na área de ciências da natureza. Coordenou e participou de diversos projetos de extensão. Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias e Cultura Digital na Educação em Ciências - TeCDEC. Foi coordenadora geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de 2014 a 2019. Atuou como coordenadora adjunta do Núcleo de Educação a Distância de 2014 a 2018. Foi professora substituta na UFMG e na UERJ. No Ensino Médio, lecionou química por 15 anos. 

Cláudia Eliane da Matta, Universide Federal de Itajubá

Professora adjunta na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). É doutora em Engenharia de Produção (Unifei), mestre em Engenharia Eletrônica e Computação (ITA), é especialista em design instrucional (Senac) e fez MBA em Gestão de Negócios (Unifei). Foi coordenadora geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) 2013-2014 e coordenadora do Núcleo de educação a distância 2014-2018. É avaliadora de cursos de graduação no INEP desde 2018. Realizou diversos cursos em educação: Program on Teaching and Learning Innovation (Harvard University - EUA), Higher Education Management Program (University of Toronto - Canadá), Higher Education Management (University of London - Inglaterra), Estrategias de Competitividad para la Universidad (Université Paris-Est Créteil - França).

Matheus Custódio da Costa, Universide Federal de Itajubá

Formado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Itajubá no ano de 2022. Durante a graduação realizou Iniciação cientifica na área de educação no ano de 2022. Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) dos anos de 2018 a 2020. Participou do diretório acadêmico do curso de física nos anos de 2020, 2021 e 2022, realizando atividades on-line em nome do diretório no ano de 2021, sendo apertador das lives FísCafé, programa que teve como intuito falar de temas relevantes a realidade dos estudantes de física. Atuou como monitor na disciplina de física experimental e também como bolsista nos programas do Núcleo de Educação Inclusiva da UNIFEI durante 2021.

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Publicado

2023-06-07

Cómo citar

Furlani, J. M. S., Matta, C. E. da, & Costa, M. C. da. (2023). Escolarización abierta: dificultades y aprendizaje en la producción de objetos de aprendizaje. Revista Diálogo Educacional, 23(77), 778–792. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS08