Ciência Cidadã como estratégia de escolarização aberta em biodiversidade tornando estudantes atores responsáveis no Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS02Resumo
Alunos da educação básica (do Ensino Fundamental ao Ensino Médio) utilizam as tecnologias emergentes (smartphones, vestíveis, smartwatches, tablets, etc.) com a naturalidade típica de um nativo digital. Porém, apesar dos últimos avanços na educação, as práticas de ensino geralmente não incluem a tecnologia como um meio natural para os alunos construírem conhecimento. Com base na escolarização aberta, este estudo destaca que a aprendizagem para a construção de conhecimento científico deveria iniciar durante os anos de formação na educação básica, quando os alunos desenvolvem habilidades de pensamento crítico vivendo com suas famílias, inseridos em uma comunidade, onde percebem suas dificuldades e possuem o desejo de mudança. Esta pesquisa propõe uma abordagem didática de intervenção para as aulas de Ciências no Amazonas, utilizando escolarização aberta em projetos de Ciência Cidadã imersos na tecnologia, onde os alunos agem como cientistas e cidadãos. A abordagem passou por dois estudos: o primeiro foi a condução e resultados da prática do projeto de escolarização aberta com Ciência Cidadã com alunos do Ensino Fundamental e o outro uma reflexão sobre o conhecimento consolidado em alunos do Ensino Médio. Os resultados que ampliam a área da escolarização aberta com a Ciência Cidadã são os envolvimentos dos alunos nos projetos e a indicação de necessidade de se adotar as perspectivas de Ciência Cidadã e escolarização aberta como um percurso educacional e não somente em projetos isolados.
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