Ciência Cidadã como estratégia de escolarização aberta em biodiversidade tornando estudantes atores responsáveis no Amazonas
DOI :
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS02Résumé
Alunos da educação básica (do Ensino Fundamental ao Ensino Médio) utilizam as tecnologias emergentes (smartphones, vestíveis, smartwatches, tablets, etc.) com a naturalidade típica de um nativo digital. Porém, apesar dos últimos avanços na educação, as práticas de ensino geralmente não incluem a tecnologia como um meio natural para os alunos construírem conhecimento. Com base na escolarização aberta, este estudo destaca que a aprendizagem para a construção de conhecimento científico deveria iniciar durante os anos de formação na educação básica, quando os alunos desenvolvem habilidades de pensamento crítico vivendo com suas famílias, inseridos em uma comunidade, onde percebem suas dificuldades e possuem o desejo de mudança. Esta pesquisa propõe uma abordagem didática de intervenção para as aulas de Ciências no Amazonas, utilizando escolarização aberta em projetos de Ciência Cidadã imersos na tecnologia, onde os alunos agem como cientistas e cidadãos. A abordagem passou por dois estudos: o primeiro foi a condução e resultados da prática do projeto de escolarização aberta com Ciência Cidadã com alunos do Ensino Fundamental e o outro uma reflexão sobre o conhecimento consolidado em alunos do Ensino Médio. Os resultados que ampliam a área da escolarização aberta com a Ciência Cidadã são os envolvimentos dos alunos nos projetos e a indicação de necessidade de se adotar as perspectivas de Ciência Cidadã e escolarização aberta como um percurso educacional e não somente em projetos isolados.
Téléchargements
Références
ARAGÓN, R.; ZORZI, A.; TURCHIELO, L. B. Concepções e práticas docentes: o que dizem as publicações sobre os cursos de Pedagogia a distância. Revista Educação em Questão, v. 58, n. 58, 2020.
BARDIN, L. (1994). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70 Ltda. 2004.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BORGES, P. B. P.; GOI, M. E. J. Implementação das Estratégias Didáticas de Resolução de Problemas Articuladas à Experimentação Publicadas em Atas do ENPEC: Uma Revisão de Literatura. Revista Debates em Ensino de Química,
v. 7, n. 3, p. 171-195, 2021.
BROSSARD, D.; LEWENSTEIN, B. V. A Critical Appraisal of Models of Public Understanding of Science: Using Practice to Inform Theory. In: CECCARELLI, L. (org.). Communicating Science. Routledge, 2009. p. 25-53.
CATLIN-GROVES, C. L. (2012). The citizen science landscape: from volunteers to citizen sensors and beyond. International Journal of Zoology, 2012.
CONNECT. Connect: students & scientists solving real problems. Connect, 2023. Disponível em: https://www.connect-science.net/. Acesso em: 30 de março de 2023.
DE MELO, F. R. L. V.; GARCÍA, M. E. M.. Legislação para estudantes com deficiência no ensino superior no Brasil e em Portugal: algumas reflexões. Acta Scientiarum. Education, v. 38 n. 3, p. 259-269, 2016.
EC. Open schooling and collaboration on science education, 2018. Disponível em: https://cordis.europa.eu/programme/id/H2020_SwafS-01-2018-2019.
FIALHO, J. Experiência com estudantes do Ensino Médio através da pesquisa escolar orientada. Perspectivas em ciência da informação, v. 18, n. 1, p. 15-25, jan./mar. 2013.
GASPAR, W., OLIVEIRA, E. e OLIVEIRA, K. “Aprendizagem da Língua Portuguesa com Dispositivos Móveis: Um Mapeamento Sistemático da Literatura”. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. 26, n. 1, p. 140-149, 2015.
IRWIN, A. From deficit to democracy (re-visited). Public Understanding of Science, v. 23, n. 1, p. 71-76, 2014.
KENSKI, V. M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n. 10, p. 47-56, 2003.
KRAUSE, M. O.'D.; SANTOS, T. S. de J. Diferenciar, individualizar e personalizar o ensino para a melhoria dos indicadores de aprendizagem utilizando um laboratório virtual de física. Conjecturas, v. 22, n. 1, p. 1440-1451, 2022.
MAIA, N. do S. G. O uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação aliada a metodologia da Ciência Cidadã no contexto educacional. 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
MELO, R. S.; CARVALHO, M. J. S. “Aplicativos Educacionais Livres para Mobile Learning”. Revista Tecnologias na Educação, ano 6, n. 10, jul. 2014.
NASCIMENTO, K. A. S. e FILHO, J. A. C. “Dispositivos Móveis na Educação: Ensinando e aprendendo em diferentes contextos”. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. 27, n. 1, p. 1225-1234, 2016.
OKADA, A.; SHERBORNE, T. Equipping the next generation for responsible research and innovation with open educational resources, open courses, open communities and open schooling: an impact case study in Brazil. Journal of Interactive Media in Education, v. 1 n. 18, p. 1-15, 2018.
OKADA, A.; GRAY, P. A Climate Change and Sustainability Education Movement: Networks, Open Schooling, and the ‘CARE-KNOW-DO’ Framework. Sustainability. v. 15, n. 3, p. 2356, 2023.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Notas técnicas - Versão 1.5. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
ROCHA, L. M. P. Os cientistas e a ciência cidadã: um estudo exploratório so
bre a visão dos pesquisadores profissionais na experiência brasileira. 2019. 76 f. Tese (Dissertação de Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, Instituto Brasileiro de Informática e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Rio de Janeiro, 2019.
DOS SANTOS, V. Z.; BORBA, E. Z.; DE FÁTIMA RESZKA, M. Educar na era digital: processos de ensinagem com os nativos digitais. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, v. 14, n. 3, p. 421-436, 2021.
STILGOE, J.; LOCK, S. J.; WILSDON, J. Why should we promote public engagement with science? Public understanding of science, v. 23, n. 1, p. 4-15, 2014.
UNESCO. Policy Guidelines for Mobile Learning. Paris: UNESCO, 2013. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002196/219641E.pdf.
VALENTE, J. A. “A comunicação e a Educação Baseada no Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação”. Revista UNIFESTO – Humanas e Sociais, v. 1, n 1, 2014, pp. 141-166, 2014.
VOHLAND, K. et al. The Science of Citizen Science. Berlim: Springer Nature, 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Editora Universitária Champagnat 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.