Citizen science as an open schooling strategy in biodiversity turning students into responsible actors in Amazonas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS02

Abstract

Basic education students (from elementary to high school) use emerging technologies (smartphones, wearables, smartwatches, tablets, etc.) with the typical naturalness of a digital native. However, despite the latest advances in education, teaching practices often do not include technology as a natural means for students to build knowledge. Based on open schooling, this study highlights that learning for the construction of scientific knowledge should start during the formative years of basic education, when students develop critical thinking skills by living with their families, inserted in a community, where they perceive their difficulties and have a desire for change. This research proposes a didactic intervention approach for science classes in the Amazon, using open schooling in Citizen Science projects immersed in technology, where students act as scientists and citizens. The approach went through two studies: the first was the conduction and results of the practice of the open schooling project with citizen science with elementary school students and the other a reflection on the consolidated knowledge in high school students. The results that expand the area of ​​open schooling with citizen science are the involvement of students in the projects and the indication of the need to adopt the perspectives of citizen science and open schooling as an educational path and not just in isolated projects.

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Author Biographies

Thais Helena Chaves de Castro, UFAM

Dra. Thais Castro é professora associada da Universidade Federal do Amazonas, onde orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado. Concluiu seu Estágio Pós-Doutoral no Programa de Educação Científica e Tecnológica da UFSC (2021) e realizou o Doutorado em Informática na PUC-Rio (2011), durante o qual fez o programa Doutorado Sanduiche na University of Edinburgh (2009-2010). Seu foco de pesquisa é em acessibilidade, aprendizagem inclusiva e acessibilidade em entretenimento através de tecnologia, onde possui interesse especial em processos de design inclusivo, processo ensino-aprendizagem inclusivo através de tecnologias assistivas, métodos de design com foco no usuário e avaliação de artefatos computacionais interativos. Para isso, utiliza técnicas de Informática na Educação e Interação Humano-Computador, com ênfase em Acessibilidade e Inclusão e investiga metodologias de representação de conhecimento e aprendizagem para promover educação mais democrática. Dessa forma, na medida em que busca técnicas inovadoras em computação para a inclusão de pessoas com deficiência, o foco de pesquisa também permeia a área de Ensino de Ciências e Matemática. Tem coordenado e participado de vários projetos financiados pela FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas), CNPq e Capes. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFAM e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática também da UFAM, onde já foi coordenadora. Além disso, participou da Comissão Especial de Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Computação, é revisora das revistas RBIE, JIS e TACCESS e membro do comitê de programa de diversos eventos em nível internacional, como: IHC, SBIE, ICALT e FIE. 

Alberto Nogueira de Castro Junior, UFAM

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Amazonas(1986), graduação em Tecnologia Eletrônica pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia(1984), mestrado em Automação Industrial pela Universidade Federal do Espírito Santo(1993), doutorado em Computer Science - Artificial Intelligence pela University of Edinburgh(1998) e pós-doutorado pela University of Edinburgh(2010). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Amazonas e Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Informática na Educação (1414-5685). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas:program synthesis, logic programming, intelligent interfaces, knowledge-based systems.

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Published

2023-06-07

How to Cite

Chaves de Castro, T. H., & Nogueira de Castro Junior, A. (2023). Citizen science as an open schooling strategy in biodiversity turning students into responsible actors in Amazonas. Revista Diálogo Educacional, 23(77), 662–675. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS02