Pedagogia da hipermobilidade
formação, movimento, conexões e comunidades integradas
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS09Resumo
O presente artigo científico apresenta os resultados da pesquisa de doutorado em Educação, que teve como objetivo explorar a construção de práticas pedagógicas na relação cidade-escola-ciberespaço por professores durante uma
pesquisa-formação em cibercultura, possibilitando o desenvolvimento de uma pedagogia da hipermobilidade. A pesquisa foi realizada com professores em formação continuada que atuam na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, dentro dos cursos oferecidos pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro. A metodologia empregada foi a pesquisa-formação na cibercultura, que combina a prática docente com a pesquisa e envolve a investigação do constructo da pesquisa e o compartilhamento de saberes com praticantes plurais. Dois dispositivos de pesquisa em hipermobilidade foram desenvolvidos durante a experiência de campo, para refletir sobre diferentes contextos de pesquisa e formação, levando
à proposta de um conceito de pedagogia da hipermobilidade. Através da investigação emergiram sete noções subsunçoras: a existência problematizadora que modifica o mundo, a educação-mundo, a educação interativa, inventiva e experiencial, a educação em movimento, a educação conectada, a educação personalizada e contextualizada e esperançar um novo mundo. Esses conceitos lançam luz sobre as práticas pedagógicas que professores e pesquisadores precisam considerar para uma pedagogia da hipermobilidade, permitindo experiências em movimento que estejam conectadas e relacionadas às suas comunidades.
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