Pedagogia da hipermobilidade

formação, movimento, conexões e comunidades integradas

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DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS09

Résumé

O presente artigo científico apresenta os resultados da pesquisa de doutorado em Educação, que teve como objetivo explorar a construção de práticas pedagógicas na relação cidade-escola-ciberespaço por professores durante uma
pesquisa-formação em cibercultura, possibilitando o desenvolvimento de uma pedagogia da hipermobilidade. A pesquisa foi realizada com professores em formação continuada que atuam na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, dentro dos cursos oferecidos pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro. A metodologia empregada foi a pesquisa-formação na cibercultura, que combina a prática docente com a pesquisa e envolve a investigação do constructo da pesquisa e o compartilhamento de saberes com praticantes plurais. Dois dispositivos de pesquisa em hipermobilidade foram desenvolvidos durante a experiência de campo, para refletir sobre diferentes contextos de pesquisa e formação, levando
à proposta de um conceito de pedagogia da hipermobilidade. Através da investigação emergiram sete noções subsunçoras: a existência problematizadora que modifica o mundo, a educação-mundo, a educação interativa, inventiva e experiencial, a educação em movimento, a educação conectada, a educação personalizada e contextualizada e esperançar um novo mundo. Esses conceitos lançam luz sobre as práticas pedagógicas que professores e pesquisadores precisam considerar para uma pedagogia da hipermobilidade, permitindo experiências em movimento que estejam conectadas e relacionadas às suas comunidades.

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Biographie de l'auteur

Vivian Martins, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com período de doutorado-sanduíche na The Ohio State University (EUA) financiado pelo Programa Insitucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES-PRINT). Possui mestrado em Educação pela UERJ, especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF), MBA em Gestão de Recursos Humanos pela UFF, Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia pela UERJ. Professora de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Autora dos livros Formação de docentes para a educação online e Vídeos na Educação Online. Membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (UFRRJ), do Grupo de pesquisa Território, Cultura e Identidade (IFRJ) e do grupo Literacia visual: pesquisa, ensino e formação docente em Artes (INES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação e cibercultura, pesquisa e prática pedagógica, formação de professores, educação online e tecnologias educacionais. Site: www.vivianmartins.com E-mail: [email protected] 

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Publiée

2023-06-07

Comment citer

Martins, V. (2023). Pedagogia da hipermobilidade: formação, movimento, conexões e comunidades integradas . Revista Diálogo Educacional, 23(77), 793–808. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS09