Educação, racionalidade e formação para os fins humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO04

Resumo

Como desdobramento de pesquisa na área da educação este artigo tem o objetivo de apresentar questões, conceitos e aspectos de base da razão moderna indispensáveis para a compreensão dos fundamentos racionais da educação. Tomando como base o pensamento de Kant, a razão é atividade única de conhecimento, embora exercendo-se sob dois planos epistemológicos distintos: o teórico e o prático. Na dimensão teórica a razão funda as possibilidades do sujeito do conhecimento, na dimensão prática a razão se abre ao universo dos fins humanos estabelecendo a condição do homem como um ser ético, moral. Ambos interesses da razão são indispensáveis ao sentido da natureza racional, e consequentemente ao sentido da educação. O ser humano nasce com a disposição para o entendimento e a moralidade, todavia, ambas disposições não se concretizam senão à medida que o sujeito entra em contato com a cultura, sendo, então, formado, educado. A obra kantiana marca a educação moderna pela necessidade de tornar o homem mais esclarecido possível como ser de conhecimento e ação. Afirmar que é da convergência dos dois interesses da razão – o prático e o teórico – que se pode conceber o sujeito autônomo no sentido vigoroso do termo, significa, ao mesmo tempo, afirmar que o esclarecimento passa pela questão do conhecimento mediante conceitos, passa pela formação da capacidade de pensar, e pela valorização da formação ético-política. Estes fatores juntos se constituem nos maiores esforços da educação que se possa afirmar crítica e ratificadora da liberdade.

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Biografia do Autor

Simone Corbiniano, Universidade Federal de Goiás

Área de interesse para avaliação:
  • Tenho interesse/formação para avaliar, sobretudo, artigos ligados à área de Filosofia e História da Educação de modo abrangente como se segue:
  • Temas com ênfase nos fundamentos do conhecimento escolar: a relação entre ciência e educação.
  • Estudos teóricos ligados à educação.
  • Fundamentos ético-políticos da educação e formação humana.
  • Pensamento educacional na Modernidade (bem como na Idade Média e na Antiguidade).
  • Estudos da educação que abarquem temas da Psicologia Analítica.

Temas educacionais que abordem questões epistemológicas (ou seja, questões do conhecimento) ligadas às problemáticas pedagógicas da formação do professor, do planejamento educacional, da avaliação, dentre outras.

Biografia:

Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, doutorado em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFG, atuando na área de Filosofia e História da Educação. Realiza pesquisa com ênfase na formação humana e na racionalidade do saber escolar; estudos ligados à epistemologia e fundamentos da educação e do ensino. Organizadora de livros como O Pensar filosófico, a cultura e a formação humana: homenagem a Ildeu Moreira Coêlho, Ed. Mercado de Letras. E também em revistas científicas como Educação e Realidade –UFRGS, Educar em Revista – UFPR, Educação e Filosofia da UFU, e Educação Sociedade da USP.     

 

 

 

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Publicado

2023-06-07

Como Citar

Corbiniano, S. (2023). Educação, racionalidade e formação para os fins humanos . Revista Diálogo Educacional, 23(77), 874–885. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO04