Educação Aberta No Brasil

um compromisso com a realidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS07

Resumo

O artigo  subsidia as reflexões sobre os conceitos de escolarização aberta e educação aberta com as nuances teóricas assumidas nas últimas décadas. Busca reconstruir tais conceitos a partir da análise de projetos desenvolvidos por estudantes de um programa de pós-graduação. Adota a abordagem metodológica que se inspira na Pesquisa e Inovação Responsáveis. Conclui que a educação aberta deve realizar papéis de espectro de um conhecimento de dimensões políticas, territoriais, econômicas e legais a partir de marcos institucionais que lhe trazem abrangência, amplitude, continuidade, reconhecimento e acessibilidade a todos e inclusão social, em diálogo com a realidade.

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Biografia do Autor

Fernando José de Almeida , Pontifícia Universidade católica de São Paulo

Possui graduação em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1970), com Mestrado e Doutorado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977 e 1984), onde leciona, como professor titular, no Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo. Fez seu Pós-doutorado em convênio CNPQ/CNRS, em Lyon - França, no IRPEACS, em 1986-1987. Suas pesquisas se desenvolveram na área de Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para aprendizagem e políticas públicas. Foi Vice-Reitor Acadêmico da PUC (1992-1995). Secretário Municipal de Educação da Cidade de Sao Paulo (2001-2002). Participou de Programa de formação de Mestres e Doutores em Educação em Moçambique entre 1999-2006. Vice-Presidente da Fundação Padre Anchieta - Rádios e TV Educativas SP, e seu Diretor de Educação (2007-2013 e 2019 - 2020). Diretor de avaliação, currículo e formação - COPED - da Secretaria de Educação Municipal da Cidade de São Paulo, Foi diretor Nacional do SESC nas áreas de Educação e Cultura (2017). É Membro do conselho do Museu da Língua Portuguesa e do Museu do futebol e do São Paulo:Companhia de Dança. É membro honorário da Academia Paulista de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informatica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, currículo, ensino-aprendizagem, informática e formação de professores.

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida , Pontifícia Universidade católica de São Paulo

Professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Livre docente em Educação e Tecnologia (PUC-SP, 2019), Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP, 2000),mestre em Educação: Supervisão e Currículo (PUC-SP, 1996), bacharel e licenciada em Matemática (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 1973). Membro do Comitê Assessor da área de Educação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, 2014 a julho, 2017), pesquisador produtividade PQ 1C do CNPq, parecerista ad hoc do CNPq, CAPES, FAPESP, líder do grupo de pesquisa Formação de educadores com suporte em meio digital, certificado em 2003. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP (2009-2013), atual vice coordenadora desse Programa (2020-...). É vice editora chefe e membro do comitê editorial da Revista e-Curriculum (Qualis A2). Participa de redes de pesquisa nacionais e internacionais.Tem experiência em Educação e Tecnologias, com pesquisas e publicações sobre currículo e tecnologias, educação a distância, tecnologias e formação de professores, web currículo, cultura digital e educação, narrativa digital, educação híbrida. http://orcid.org/0000-0001-5793-2878

Maria da Graça Moreira da Silva, PUC Sao Paulo

Maria da Graça Moreira da Silva concluiu o doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2004. Atualmente é docente do Departamento de Computação e do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na linha de pesquisa Novas Tecnologias na Educação. Consultora na implantação de projetos educacionais em secretarias de educação, instituições de ensino, ONGs e iniciativa privada. Ampla experiência na gestão de projetos em larga escala em políticas públicas e na formação de gestores escolares e professores para inovação, gestão escolar e tecnologias, como: Programa de Formação de Professores Ingressantes para 40.000 educadores do Estado de São Paulo; Programa Gestão Escolar e Tecnologias; Programa Melhor Gestão, Melhor Ensino (40.000 envolvidos), Programa Mídias na Educação. Participou de diversos projetos internacionais e nacionais junto ao MEC voltado a gestão educacional pública, como: União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (PRADIME), United Nations Development Programme (UNDP) e em outras instituições governamentais e não governamentais. No segmento privado, trabalhou na IBM Brasil, SENAC, Universidade Anhembi Morumbi, FECAP, FAESP. Em educação executiva atuou nas empresas Thinken, Wallmart, Allis, Itau, dentre outras. Recebeu premiação Emmy Internacional pela gestão da Série de TV Pedro e Bianca (Fundação Padre Anchieta); Learning & Performance pela gestão de conteúdo do Programa Inglês online (70.000 estudantes)

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Publicado

2023-06-07

Como Citar

de Almeida , F. J. ., Bianconcini de Almeida , M. E. ., & Moreira da Silva, M. da G. . (2023). Educação Aberta No Brasil: um compromisso com a realidade. Revista Diálogo Educacional, 23(77), 760–777. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS07