Educação Aberta No Brasil
um compromisso com a realidade
DOI :
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS07Résumé
O artigo subsidia as reflexões sobre os conceitos de escolarização aberta e educação aberta com as nuances teóricas assumidas nas últimas décadas. Busca reconstruir tais conceitos a partir da análise de projetos desenvolvidos por estudantes de um programa de pós-graduação. Adota a abordagem metodológica que se inspira na Pesquisa e Inovação Responsáveis. Conclui que a educação aberta deve realizar papéis de espectro de um conhecimento de dimensões políticas, territoriais, econômicas e legais a partir de marcos institucionais que lhe trazem abrangência, amplitude, continuidade, reconhecimento e acessibilidade a todos e inclusão social, em diálogo com a realidade.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, M. E. B. Integração currículo e tecnologias de informação e comunicação: web currículo e formação de professores. Tese de Livre docência. 2019. Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://pergamum.pucsp.br/pergamum/biblioteca/index.php?codAcervo=393218. Acesso em: 20 jan. 2023.
ALMEIDA, M. E. B.; OKADA, A. Apresentação do Dossiê Temático Pesquisa e Inovação Responsáveis na Educação. Revista e-Curriculum, v. 16, n. 2, p. 243-251, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/37856. Acesso em: 21 nov. 2022.
AMARAL, M. N. C. P. Flitner: fundamentação filosófica da pedagogia sistemática ou geral. São Paulo: Edusp, 1999.
BARANAUSKAS, M. C.; MARTINS, M. C.; VALENTE, J. A. (orgs.) Codesign de redes digitais. Tecnologia e educação a serviço da inclusão social. Porto Alegre: Penso Editora Ltda., 2013.
BATES, T. Educar na Era Digital. Design, Ensino e Aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 25 de Jan. de 2023.
CRONIN, C. Openness and praxis: Exploring the Use of Open Educational Practices (OEP) in Higher Education. International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 18, n. 5, p. 15-34, aug. 2017. DOI: https://doi.org/10.19173/irrodl.v18i5.3096.
EC – European Commission. HORIZON 2020 – Work Programme 2014 - 2015: Science with and for Society.
European Commission Decision C. 2014. Disponível em: https://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/en/h2020/sites/horizon2020/files/H2020_section/responsible-research-innovation. Acesso em: 20 maio 2023.
EC – European Commission. Open schooling and collaboration on science education. União Europeia, 2018. Disponível em: https://cordis.europa.eu/programme/id/H2020_SwafS-01-2018-2019-2020. Acesso em: 20 maio 2023.
FIGUEIREDO, A. D. A pedagogia dos contextos de aprendizagem. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 809 - 836, Jul./Set. 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/28989.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
GEBRIM, A. Psicanálise no Front: a posição do analista e as marcas do trauma na clínica com migrantes. Curitiba: Editora Juruá, 2020.
GOMEZ, V. Apuntes biográficos de la ciencia pedagógica (acerca de las nueve ediciones de Principios de Pedagogía Sistemática). Revista Española de Pedagogía Vol. 39, No. 153 (julio-septiembre), pp. 9-36, 1981. Disponível em: https://revistadepedagogia.org/xxxix/no-153/apuntes-biograficos-de-la-ciencia-pedagogica/101400048488/.
MEC. Ministério da Educação. Programa Escola Aberta. 2004. Disponível em: http://mec.org.br/component/content/article?id=16738. Acesso em: 12 jan. 2023.
MEC. Ministério da Educação. Manifestos dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Massangana, 2010.
MOTA, R.; FILHO, H. C.; CASSIANO, W. S. Universidade Aberta do Brasil: democratização do acesso à educação superior pela rede púbica de educação a distância. In: ENAP. Desafios da Educação a Distância na Formação de Professores. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 2006. p. 13-26.
OKADA, A. Responsible research and innovation in science education report. Milton Keynes: The Open University, 2016.
OKADA, A.; RODRIGUES, E. A Educação Aberta com Ciência Aberta e Escolarização aberta para a Pesquisa e Inovação Responsáveis. In: TEIXEIRA, C. S.; SOUZA, M. V. (Orgs.) Educação Fora da Caixa: tendências internacionais e perspectivas sobre a inovação na educação. (v. 4). São Paulo: Blucher, 2018.
OKADA, A.; ROSA, L. Q.; SOUZA, M. V. de. Escolarização aberta com mapas de investigação na educação em rede: apoiando a pesquisa e inovação responsáveis (RRI) e a diversão na aprendizagem. Revista Exitus, v. 10, n. 1,
p. e020054, 2020. Disponível em: http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1439. Acesso em: 21 Nov. 2022.
OKADA, A.; SHERBORNE, T. Equipping the Next Generation for Responsible Research and Innovation with Open Educational Resources, Open Courses, Open Communities and Open Schooling: An Impact Case Study in Brazil. Journal of Interactive Media in Education, v. 1, n. 18, p. 1-15, 2018. Disponível em: https://jime.open.ac.uk/articles/10.5334/jime.482/. Acesso em: 25 Jan. 2023.
OKADA, A.; YOUNG, G.; SHERBORNE, T. Innovative Teaching of Responsible Research and Innovation. Science Education. E-Leaning Papers. Open Education Europa Journal. 44(1), 2015. Disponível em: https://www.openeducationeuropa.eu/sites/default/files/legacy_files/asset/The- Teacher%27s-Role%20in-Educational-Innovation_Design_Paper_44-8.pdf. Acesso em: 10 Jan. 2022.
OKADA, A; YOUNG, G; SANDERS, J. Fostering Communities of Practices for teachers’ professional development integrating OER and MOOC’. EC-TEL The 10th European Conference on Technology Enhanced Learning, Toledo,
p. 15-18, set. 2015.
PINTO, S. M.; et al. Argumentação de estudantes da educação básica sobre dilemas sócio científicos no Projeto
ENGAGE. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13,n . 1, p. 207–228, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n1.2018.10242. Acesso em: 25 jan. 2023.
PETERS, M. A. The History and Emergent Paradigm of Open Education. In: BRITEZ, R. G.; PETERS, M. A. (Eds.). Open Education and Education for Openness. Taipei: Sense Publishers, 2008. p. 3-16.
RYAN, C. Science Education for Responsible Citizenship. Report to The European Commission. 2015. Disponível em: http://ec.europa.eu/research/swafs/pdf/pub_science_education/KI-NA-26-893-EN-N.pdf. Acesso em: 25 jan. 2023.
SILVA, L. R. UNESCO: Os quatro pilares da educação pós-moderna. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 359-378, 2008. DOI: 10.5216/ia.v33i2.5272. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5272.
Acesso em: 3 Abr. 2023.
SME. Secretaria Municipal de Educação. Currículo da Cidade: Povos Migrantes: orientações pedagógicas. São Paulo: SME, 2021.
SPILKER, M. J.; NASCIMENTO; L. Comunidades de aprendizagem emergentes : uma abordagem à educação disruptiva. In SIIE. Simpósio Internacional de Informática Educativa, 15, Viseu, 2013. p. 1-6. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/3434 Acesso em: 6 Abr. 2023.
TRINDADE, S. P.; et al. Escolarização aberta e as práticas pedagógicas de aprendizagem articuladas com o projeto
CONNECT na educação básica. Research, Society and Development, v. 11, n. 12, p. e393111234449, 2022. (pp 1-18). 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34449. Acesso em: 6 abr. 2023.
UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos. Conferência de Jomtien 1990. Jomtien: UNESCO, 1990.
WALBERG, H. J.; THOMAS, S. C. Open Education: an operational definition and validation in Great Britain and United States. American Educational Research Journal, v. 9, n. 2, p. 197-208, 1972.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Editora Universitária Champagnat 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.