“Cuidar, Conhecer e Agir”: uma proposta de contextualização do Ensino de Química a partir da poluição do Rio Pavuninha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS03

Resumo

Este artigo apresenta uma Pesquisa em Design Educacional (PDE) articulada à perspectiva de Escolarização Aberta, que envolveu a construção e implementação colaborativa de um artefato pedagógico para contextualizar o Ensino de Química, a partir de uma questão sociocientífica (QSC) que afeta a vida cotidiana dos alunos e de sua comunidade local: a poluição do Rio Pavuninha. O estudo foi implementado em uma escola pública do Rio de Janeiro, a partir da parceria entre três pesquisadores da universidade, uma professora de Química e seus 33 alunos do ensino médio. A pesquisa adotou um cenário aberto e participativo e o modelo "Care, Know, Do" para formular e desenvolver as atividades, que envolveram roda de conversa, exibição de filme, recurso de geolocalização Google Street View, palestras com pesquisadores, e projetos, elaborados e apresentados pelos alunos, com diferentes iniciativas de intervenção em sua comunidade. Os alunos se sentiram motivados e se engajaram em todo o processo. Além disso, integraram cultura científica e consciência cidadã, gerando relatos positivos sobre o aprendizado de Química, bem como soluções para os problemas ambientais vivenciados em seu território. Seguindo os pressupostos da abordagem metodológica da PDE, todo o processo de planejamento e implementação foi documentado e analisado, gerando a presente narrativa de design.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam Struchiner, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenadora do Laboratório de Tecnologias Cognitivas (LTC/NUTES) desde 1995, líder do grupo de pesquisa "Pesquisa e Desenvolvimento de Ambientes Construtivistas de Aprendizagem Presenciais e a Distância com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação". Atua nas áreas de Tecnologia Educacional, com ênfase na pesquisa e desenvolvimento de Ambientes de Aprendizagem mediados pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e no uso de Redes Sociais na Educação em Ciências e Saúde, principalmente nos seguintes temas: educação a distância, Internet e Educação, aprendizagem colaborativa, construtivismo social, formação de recursos humanos em saúde e educação em ciências e saúde na escola básica. Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Educação - Boston University (1986) e doutorado em Educação - Boston University (1992). É membro fundador da Rede Nacional de Ciência para a Educação -CpE. Foi bolsista CONICYT (Comision Nacional de Investigación Científica y Tecnológica)/Chile), atuando como em pesquisa e ensino de pós-graduação no programa de Enseñanza de las Ciências da PUC-Valparaíso (2015-2016). Membro do RRIdata network - Responsible Research and Innovation - Open University, UK; Colaboradora associada dos projetos internacionais CONNECT inclusive Open Schooling and OLAF ? Online Learning and Fun - European Comission - EC (2020-2023). Membro do Advisory Board do Projeto CONNECT-HORIZON-2020-2023. Atuou como Coordenadora do Programa de Pós-graduação do NUTES/UFRJ entre 1998-2002 e como Diretora do NUTES/UFRJ (atual Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde) nos seguintes períodos: 2002-2010 e 2013-2015.

Cristian Merino, Pontificia Universidad Catolica de Valparaíso

Professor Adjunto do Instituto de Química da Pontificia Universidad Catolica de Valparaíso - Chile.

Possui doutorado em Didáctica de las Ciencias Experimentales pela Universitat Autònoma de Barcelona - UAB(2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Referências

ACEVEDO-DÌAZ, J. A. Cambiando la práctica docente en la enseñanza de las ciencias a través de CTS. In: GORDILLO, M. M. (coord.). Educación, Ciencia, Tecnología y Sociedad. Espanha: Centro de Altos Estudios Universitarios de la OEI, 2009.

AKKERMAN, S. F.; BRONKHORST, L. H.; ZITTER, I. The complexity of educational design research. Quality & Quantity, v. 47, n. 1, p. 421-439, 2013.

ALMEIDA, M. E. B. de; VALENTE, J. A. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, 2012.

ARROIO, A. Context based learning: A role for cinema in science education. Science Education International, v. 21,

n. 3, p. 131-143, 2010.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARAB, S.; SQUIRE, D. Design-Based Research: Putting a Stake in the Ground. The Journal of the Learning Sciences,

v. 13, n. 1, p. 1-14, 2004.

BOUZON, J. D.; BRANDÃO, J. B.; SANTOS, T. C. dos; CHRISPINO, A. O Ensino de Química no Ensino CTS Brasileiro: uma Revisão Bibliográfica de Publicações em Periódicos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, 2018. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/artigos/CP-69-17.pdf. Acesso em: fev. 2020.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 6. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2014. 368 p.

COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da Educação Virtual – Aprender e Ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Artmed, 2010. 364 p.

CONRADO, D. M. Questões Sociocientíficas na Educação CTSA: contribuições de um modelo teórico para o letramento científico crítico. 2017. 237p. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia / Universidade Federal de Feira de Santana, Salvador, Bahia, 2017.

DA COSTA, M. P. A.; REGINATO, D.; AMARAL-ROSA, A. E. Protagonismo, descontextualização e ensino: dificuldades emergentes em professores de Ciências e Matemática. Revista Espaço Crítico, Aparecida de Goiânia, v. 2, n. 1, mar. 2021.

DELIZOICOV, D. Problemas e problematizações. In: PIETROCOLA, M. (Org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. Florianópolis: UFSC. p. 125-150, 2005.

DIONOR, G. A.; CONRADO, D. M.; MARTINS, L.; NUNES-NETO, N. F. Avaliando propostas de ensino baseadas em questões sociocientíficas: reflexões e perspectivas para ciências no ensino fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, n. 20, p. 429–464, 2020.

DRIVER, R.; NEWTON, P.; OSBORNE, J. Establishing the norms of scientific argumentation in classrooms. Science Education, Hoboken, v. 84, n. 3, p. 287-312, 2000.

EC - EUROPEAN COMMISSION. HORIZON 2020 Work Programme 2014 – 2015: Science with and for Society. European Commission Decision C. 2015. Disponível em: https://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/en/h2020-section/responsible-research-innovation. Acesso em: 06 set. 2021

FERNANDES, J. P.; GOUVÊA, G. A perspectiva CTS e a abordagem de questões sociocientíficas no ensino de ciências: aproximações e distanciamentos. Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 2, 2020.

FIGUEIREDO, N. G. DA S.; SALLES, D. M. R. Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 25, n. 95, p. 356-392, 2017.

FINKELSTEIN, N. Learning physics in context: A study of student learning about electricity and magnetism. International Journal of Science Education, v. 27, n. 10, p. 1187-1209, 2005.

FINGER, I; BEDIN, E. A contextualização e seus impactos nos processos de ensino e aprendizagem da ciência Química. RBECM, Passo Fundo, v. 2, n. 1, p. 8-24, jan./jul. 2019.

FIRME, R. N.; AMARAL, E. M. R.; BARBOSA, R. M. N.; SANTOS V. T. Validação de sequências didáticas: uma abordagem CTS no Ensino da química. Enseñanza de las Ciencias, p. 2874-2879, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Política e Educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 1993.

GILBERT, J. K. On the nature of “context” in chemical education. International journal of science education, v. 28, n. 9, p. 957-976, 2006.

GUIMARÃES, M. Por uma Educação Ambiental Crítica na sociedade atual: Educação Ambiental: uma reflexão necessária. Revista Margens Interdisciplinar, v. 7, n. 9, p. 11-22, 2013.

LEMOS, J. L. S.; VEIGA, L. L. A.; PEREIRA, L. B. Fotografia e meio ambiente: construção de uma proposta curricular por meio dos conhecimentos prévios e realidade dos alunos. In: Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 19, 2018, Salvador. In: XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ENDIPE, Anais [...], p. 14-25, 2018.

LOUREIRO, C. F. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.

MARI, C. F.; VOGEL, M. Uso de temas químico-sociais no ensino de química - uma intervenção do projeto PIBID. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X EDUQUI). Anais [...], Salvador, BA, 17 a 20 de julho de 2012.

MARTINS, L.; DIONOR, G. A.; FERRAZ, L. V.; SOUZA, H. S. Doença de Chagas a partir de questões sociocientíficas na educação em saúde. In: CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. (Orgs.). Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 213–229.

MATEUS, A. L. M. L.; MACHADO, A. H.; AGUIAR, P. A. Tabela de tempo de decomposição de materiais: contexto para a abordagem de química ambiental no ensino profissional de nível médio. Revista Química Nova na Escola, v. 41, n. 3, p. 259-265, 2019.

MCKENNEY, S. E; REEVES, T. C. Conducting Educational Research. 2. ed. London: Routledge, 2018. p. 239.

MENDES, M. R. M.; SANTOS, W. L. P. Argumentação em discussões sociocientíficas. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 3, p. 621–643, 2013.

MIRANDA, J. L.; GOMES, F.; DE ALMEIDA, C. D.; GERPE, R. O Antropoceno, a Educação Ambiental e o Ensino de Química. Rev. Virtual Quim., v. 10, n. 6, 2018.

MOL, G. S. Ensino de química: visões e reflexões. Ijuí: Ed. Unijuí, 2012.

NEUHAUS; S. V.; BEDSTED, B. A set of Science Action resources for informal education. v. 1. D4.3, 2021. Disponível em: https://www.connect-science.net/wp-content/uploads/2022/07/D_4.3_CONNECT_A-set-of-SCIENCE-ACTION-resources-for-informal-education.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.

OKADA, A.; MATTA, C. E. da. A formação docente para educação profissional por meio de um curso de extensão com tecnologias emergentes e escolarização aberta. Revista Diálogo Educacional, v. 21, n. 71, p. 1766-1793, 2021.

OKADA, A.; RODRIGUES, E. A educação aberta com ciência aberta e escolarização aberta para pesquisa e inovação responsáveis. In: TEIXEIRA, C.; SOUZA, M. V. Educação Fora da Caixa: tendências internacionais e perspectivas sobre a inovação na educação. (v. 4). São Paulo: Blucher, 2018.

OKADA, A.; ROSA, L. Q.; SOUZA, M. V. Escolarização aberta com mapas de investigação na educação em rede: apoiando a pesquisa e inovação responsáveis (RRI) e a diversão na aprendizagem. Revista Exitus, v. 10, p. 01-36, 2020.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nova York: ONU; 2015. Disponível em: Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/. Acesso em: 10 jan. 2022.

PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. A Relevância do Enfoque CTS para o Ensino Médio. Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 71–84, 2007.

RATCLIFFE, M.; GRACE, M. Science Education for Citizenship: Teaching Socioscientific issues.Maidenhead: Open University Press, 2003.

RYAN, C. Science Education for Responsible Citizenship. Report to the European Commission. 2015. Disponível em: http://ec.europa.eu/research/swafs/pdf/pub_science_education/KI-NA-26-893-EN-N.pdf. Acesso em: 24 ago. 2021

SADLER, T. D.; ROMINE, W. L.; TOPÇU, M. S. Learning science content through socio-scientific issues-based instruction: a multi-level assessement study. International Journal of Science Education, v. 38, n. 10, p. 1622-1635, 2016.

SANTOS, G. A. L. C.; REZENDE FILHO, L. A. C.; MELLO, R. V. M. Reendereçamento do filme Erin Brockovich no ensino de Química: intertextualidades em uma perspectiva socioambiental. Ensino, Saude e Ambiente, v. 13, n. 2, 2020.

SANTOS, W.L.P.; MORTIMER, E.F. Uma Análise dos Pressupostos Teóricos da Abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, p. 1–23, 2002.

SANTOS, W. L. P. dos; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. ed. Ijuí: Editora da Unijuí, 2010.

SANTOS, W. L. P. Educação Científica Humanística em uma Perspectiva Freireana: Resgatando a Função do Ensino de CTS. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Saúde, v. 1, n. 1, p. 109–131, 2008.

SANTOS, W. L. P. Contextualização do Ensino de Ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v. 1, n. especial, nov. 2007.

SCHNETZLER, R. P. Minhas trilhas de aprendizagem como educadora química. In: CARVALHO, A. M. P.; CACHAPUZ, A. F.; PÉREZ-GIL, D. (orgs.). O ensino das ciências como compromisso científico e social: os caminhos que percorremos. Editora Cortez, 2012.

SILVA, M. A.; MARTINS, E. S.; AMARAL, W. K.; SILVA, H. S.; MARTINES, E. A. L. Compostagem: experimentação problematizadora e recurso interdisciplinar no ensino de química. Química Nova na Escola, v. 37, n. 1, p. 71-81, 2015.

SILVA, R. C. M. Do Ipê Roxo na Cidade Nova: experiência etnográfica e aprendizagem situada. Etnográfica. Revista do Centro em Rede de Investigação em Antropologia, v. 20, n. 1, p. 119-142, 2016.

TAVARES, V. Geosmina: a ponta do Iceberg. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/geosmina-a-ponta-do-iceberg. Acesso: 10 jan. 2021.

TREAGUST, D.; DUIT, R.; NIESWANDT, M. Sources of students’ difficulties in learning Chemistry. Educ. Quim, v. 11, n. 2, p. 228-235, 2000.

WANG, F.; HANNAFIN, M. J. Design-based research and technology-enhanced learning environments. ETR&D, v. 53, n. 4, p. 5–23, 2005.

Downloads

Publicado

2023-06-07

Como Citar

Pereira, L. B., Struchiner, M., & Rubilar, C. M. (2023). “Cuidar, Conhecer e Agir”: uma proposta de contextualização do Ensino de Química a partir da poluição do Rio Pavuninha . Revista Diálogo Educacional, 23(77), 676–697. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS03