“Cuidar, Conhecer e Agir”: uma proposta de contextualização do Ensino de Química a partir da poluição do Rio Pavuninha
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS03Resumo
Este artigo apresenta uma Pesquisa em Design Educacional (PDE) articulada à perspectiva de Escolarização Aberta, que envolveu a construção e implementação colaborativa de um artefato pedagógico para contextualizar o Ensino de Química, a partir de uma questão sociocientífica (QSC) que afeta a vida cotidiana dos alunos e de sua comunidade local: a poluição do Rio Pavuninha. O estudo foi implementado em uma escola pública do Rio de Janeiro, a partir da parceria entre três pesquisadores da universidade, uma professora de Química e seus 33 alunos do ensino médio. A pesquisa adotou um cenário aberto e participativo e o modelo "Care, Know, Do" para formular e desenvolver as atividades, que envolveram roda de conversa, exibição de filme, recurso de geolocalização Google Street View, palestras com pesquisadores, e projetos, elaborados e apresentados pelos alunos, com diferentes iniciativas de intervenção em sua comunidade. Os alunos se sentiram motivados e se engajaram em todo o processo. Além disso, integraram cultura científica e consciência cidadã, gerando relatos positivos sobre o aprendizado de Química, bem como soluções para os problemas ambientais vivenciados em seu território. Seguindo os pressupostos da abordagem metodológica da PDE, todo o processo de planejamento e implementação foi documentado e analisado, gerando a presente narrativa de design.
Downloads
Referências
ACEVEDO-DÌAZ, J. A. Cambiando la práctica docente en la enseñanza de las ciencias a través de CTS. In: GORDILLO, M. M. (coord.). Educación, Ciencia, Tecnología y Sociedad. Espanha: Centro de Altos Estudios Universitarios de la OEI, 2009.
AKKERMAN, S. F.; BRONKHORST, L. H.; ZITTER, I. The complexity of educational design research. Quality & Quantity, v. 47, n. 1, p. 421-439, 2013.
ALMEIDA, M. E. B. de; VALENTE, J. A. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, 2012.
ARROIO, A. Context based learning: A role for cinema in science education. Science Education International, v. 21,
n. 3, p. 131-143, 2010.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BARAB, S.; SQUIRE, D. Design-Based Research: Putting a Stake in the Ground. The Journal of the Learning Sciences,
v. 13, n. 1, p. 1-14, 2004.
BOUZON, J. D.; BRANDÃO, J. B.; SANTOS, T. C. dos; CHRISPINO, A. O Ensino de Química no Ensino CTS Brasileiro: uma Revisão Bibliográfica de Publicações em Periódicos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, 2018. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/artigos/CP-69-17.pdf. Acesso em: fev. 2020.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 6. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2014. 368 p.
COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da Educação Virtual – Aprender e Ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Artmed, 2010. 364 p.
CONRADO, D. M. Questões Sociocientíficas na Educação CTSA: contribuições de um modelo teórico para o letramento científico crítico. 2017. 237p. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia / Universidade Federal de Feira de Santana, Salvador, Bahia, 2017.
DA COSTA, M. P. A.; REGINATO, D.; AMARAL-ROSA, A. E. Protagonismo, descontextualização e ensino: dificuldades emergentes em professores de Ciências e Matemática. Revista Espaço Crítico, Aparecida de Goiânia, v. 2, n. 1, mar. 2021.
DELIZOICOV, D. Problemas e problematizações. In: PIETROCOLA, M. (Org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. Florianópolis: UFSC. p. 125-150, 2005.
DIONOR, G. A.; CONRADO, D. M.; MARTINS, L.; NUNES-NETO, N. F. Avaliando propostas de ensino baseadas em questões sociocientíficas: reflexões e perspectivas para ciências no ensino fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, n. 20, p. 429–464, 2020.
DRIVER, R.; NEWTON, P.; OSBORNE, J. Establishing the norms of scientific argumentation in classrooms. Science Education, Hoboken, v. 84, n. 3, p. 287-312, 2000.
EC - EUROPEAN COMMISSION. HORIZON 2020 Work Programme 2014 – 2015: Science with and for Society. European Commission Decision C. 2015. Disponível em: https://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/en/h2020-section/responsible-research-innovation. Acesso em: 06 set. 2021
FERNANDES, J. P.; GOUVÊA, G. A perspectiva CTS e a abordagem de questões sociocientíficas no ensino de ciências: aproximações e distanciamentos. Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 2, 2020.
FIGUEIREDO, N. G. DA S.; SALLES, D. M. R. Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 25, n. 95, p. 356-392, 2017.
FINKELSTEIN, N. Learning physics in context: A study of student learning about electricity and magnetism. International Journal of Science Education, v. 27, n. 10, p. 1187-1209, 2005.
FINGER, I; BEDIN, E. A contextualização e seus impactos nos processos de ensino e aprendizagem da ciência Química. RBECM, Passo Fundo, v. 2, n. 1, p. 8-24, jan./jul. 2019.
FIRME, R. N.; AMARAL, E. M. R.; BARBOSA, R. M. N.; SANTOS V. T. Validação de sequências didáticas: uma abordagem CTS no Ensino da química. Enseñanza de las Ciencias, p. 2874-2879, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Política e Educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 1993.
GILBERT, J. K. On the nature of “context” in chemical education. International journal of science education, v. 28, n. 9, p. 957-976, 2006.
GUIMARÃES, M. Por uma Educação Ambiental Crítica na sociedade atual: Educação Ambiental: uma reflexão necessária. Revista Margens Interdisciplinar, v. 7, n. 9, p. 11-22, 2013.
LEMOS, J. L. S.; VEIGA, L. L. A.; PEREIRA, L. B. Fotografia e meio ambiente: construção de uma proposta curricular por meio dos conhecimentos prévios e realidade dos alunos. In: Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 19, 2018, Salvador. In: XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ENDIPE, Anais [...], p. 14-25, 2018.
LOUREIRO, C. F. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.
MARI, C. F.; VOGEL, M. Uso de temas químico-sociais no ensino de química - uma intervenção do projeto PIBID. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X EDUQUI). Anais [...], Salvador, BA, 17 a 20 de julho de 2012.
MARTINS, L.; DIONOR, G. A.; FERRAZ, L. V.; SOUZA, H. S. Doença de Chagas a partir de questões sociocientíficas na educação em saúde. In: CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. (Orgs.). Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 213–229.
MATEUS, A. L. M. L.; MACHADO, A. H.; AGUIAR, P. A. Tabela de tempo de decomposição de materiais: contexto para a abordagem de química ambiental no ensino profissional de nível médio. Revista Química Nova na Escola, v. 41, n. 3, p. 259-265, 2019.
MCKENNEY, S. E; REEVES, T. C. Conducting Educational Research. 2. ed. London: Routledge, 2018. p. 239.
MENDES, M. R. M.; SANTOS, W. L. P. Argumentação em discussões sociocientíficas. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 3, p. 621–643, 2013.
MIRANDA, J. L.; GOMES, F.; DE ALMEIDA, C. D.; GERPE, R. O Antropoceno, a Educação Ambiental e o Ensino de Química. Rev. Virtual Quim., v. 10, n. 6, 2018.
MOL, G. S. Ensino de química: visões e reflexões. Ijuí: Ed. Unijuí, 2012.
NEUHAUS; S. V.; BEDSTED, B. A set of Science Action resources for informal education. v. 1. D4.3, 2021. Disponível em: https://www.connect-science.net/wp-content/uploads/2022/07/D_4.3_CONNECT_A-set-of-SCIENCE-ACTION-resources-for-informal-education.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.
OKADA, A.; MATTA, C. E. da. A formação docente para educação profissional por meio de um curso de extensão com tecnologias emergentes e escolarização aberta. Revista Diálogo Educacional, v. 21, n. 71, p. 1766-1793, 2021.
OKADA, A.; RODRIGUES, E. A educação aberta com ciência aberta e escolarização aberta para pesquisa e inovação responsáveis. In: TEIXEIRA, C.; SOUZA, M. V. Educação Fora da Caixa: tendências internacionais e perspectivas sobre a inovação na educação. (v. 4). São Paulo: Blucher, 2018.
OKADA, A.; ROSA, L. Q.; SOUZA, M. V. Escolarização aberta com mapas de investigação na educação em rede: apoiando a pesquisa e inovação responsáveis (RRI) e a diversão na aprendizagem. Revista Exitus, v. 10, p. 01-36, 2020.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nova York: ONU; 2015. Disponível em: Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/. Acesso em: 10 jan. 2022.
PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. A Relevância do Enfoque CTS para o Ensino Médio. Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 71–84, 2007.
RATCLIFFE, M.; GRACE, M. Science Education for Citizenship: Teaching Socioscientific issues.Maidenhead: Open University Press, 2003.
RYAN, C. Science Education for Responsible Citizenship. Report to the European Commission. 2015. Disponível em: http://ec.europa.eu/research/swafs/pdf/pub_science_education/KI-NA-26-893-EN-N.pdf. Acesso em: 24 ago. 2021
SADLER, T. D.; ROMINE, W. L.; TOPÇU, M. S. Learning science content through socio-scientific issues-based instruction: a multi-level assessement study. International Journal of Science Education, v. 38, n. 10, p. 1622-1635, 2016.
SANTOS, G. A. L. C.; REZENDE FILHO, L. A. C.; MELLO, R. V. M. Reendereçamento do filme Erin Brockovich no ensino de Química: intertextualidades em uma perspectiva socioambiental. Ensino, Saude e Ambiente, v. 13, n. 2, 2020.
SANTOS, W.L.P.; MORTIMER, E.F. Uma Análise dos Pressupostos Teóricos da Abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, p. 1–23, 2002.
SANTOS, W. L. P. dos; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. ed. Ijuí: Editora da Unijuí, 2010.
SANTOS, W. L. P. Educação Científica Humanística em uma Perspectiva Freireana: Resgatando a Função do Ensino de CTS. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Saúde, v. 1, n. 1, p. 109–131, 2008.
SANTOS, W. L. P. Contextualização do Ensino de Ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v. 1, n. especial, nov. 2007.
SCHNETZLER, R. P. Minhas trilhas de aprendizagem como educadora química. In: CARVALHO, A. M. P.; CACHAPUZ, A. F.; PÉREZ-GIL, D. (orgs.). O ensino das ciências como compromisso científico e social: os caminhos que percorremos. Editora Cortez, 2012.
SILVA, M. A.; MARTINS, E. S.; AMARAL, W. K.; SILVA, H. S.; MARTINES, E. A. L. Compostagem: experimentação problematizadora e recurso interdisciplinar no ensino de química. Química Nova na Escola, v. 37, n. 1, p. 71-81, 2015.
SILVA, R. C. M. Do Ipê Roxo na Cidade Nova: experiência etnográfica e aprendizagem situada. Etnográfica. Revista do Centro em Rede de Investigação em Antropologia, v. 20, n. 1, p. 119-142, 2016.
TAVARES, V. Geosmina: a ponta do Iceberg. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/geosmina-a-ponta-do-iceberg. Acesso: 10 jan. 2021.
TREAGUST, D.; DUIT, R.; NIESWANDT, M. Sources of students’ difficulties in learning Chemistry. Educ. Quim, v. 11, n. 2, p. 228-235, 2000.
WANG, F.; HANNAFIN, M. J. Design-based research and technology-enhanced learning environments. ETR&D, v. 53, n. 4, p. 5–23, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.