Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Acerca de
Sobre la revista
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Actual
Archivos
Envíos
NOMINATA 2018
Instruções aos Autores
Template de Publicação
Notícias
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 21 Núm. 71 (2021): A docência na educação profissional técnica e tecnológica
Vol. 21 Núm. 71 (2021): A docência na educação profissional técnica e tecnológica
Publicado:
2021-11-11
Apresentação
A formação de professores para a educação profissional e tecnológica
Sandra Terezinha Urbanetz, Joana Paulin Romanowski, Maria Clara Viegas, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
PDF (Português (Brasil))
Dossiê
Formação de professores para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio: proposições para reflexão
Maria Rita Neto Sales Oliveira, Ailton Vitor Guimarães
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS01
Um estudo sobre requisitos de ingresso na docência para professores da Educação Profissional e Tecnológica de Institutos Federais
Cristhianny Bento Barreiro, Virgínia Soares de Campos
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS02
Formação e inserção dos coordenadores de curso no ensino médio e técnico: o contexto das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo
Cristiano Pereira da Silva, Paulo Roberto Prado Constantino
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS03
Relações históricas da Resolução CNE/CP nº 1/2021: implicações para a formação docente na Educação Profissional
Marcelo Lima, Tatiana das Mercês
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS04
Professores não licenciados na Educação Básica: sentidos de docência no Ensino Médio Integrado
Felipe Ferreira, Giseli Barreto da Cruz
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS05
Docência da educação profissional: entre a universalidade e a singularidade
Marilandi Maria Mascarello Vieira, Maria Cristina Pansera de Araújo, Josimar de Aparecido Vieira
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS06
Trajetória de vida docente e sua contribuição para a docência na educação profissional e tecnológica
Mércia Freire Rocha Cordeiro Machado, Roberta Valeska Santana Vieira
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS07
Pedagogias de (re)existência: narrativas da docência na educação profissional técnica com/na diversidade
Graziela Ninck Dias Menezes
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS08
Interpretações de Nestor dos Santos Lima sobre a docência em instituições profissionais brasileiras e argentinas (1923)
Sara Raphaela Machado de Amorim, Francinaide de Lima Silva Nascimento, Raquel Lopes Pires
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS09
Formação continuada crítico-reflexiva: um caminho para profissionalidade do professor técnico
Marta Pastor da Silva Barreto, Úrsula Cunha Anecleto
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS10
A construção de saberes no desenvolvimento profissional docente: narrativas de professores do IFPI
Edileusa de Souza Santos, Maria Divina Ferreira Lima, Guilherme Mendes Tomaz dos Santos
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.DS11
Educação profissional técnica e tecnológica no IFPR: a educação especial em questão
Lucilia Vernaschi de Oliveira, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Nathália Fafarão Ruiz
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS12
A formação docente para educação profissional por meio de um curso de extensão com tecnologias emergentes e escolarização aberta
Alexandra Okada, Cláudia Eliane da Matta
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS13
Teacher training for professional education through a course of extension on emerging Technologies with open schooling
Alexandra Okada, Claudia Eliane da Matta
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS14
Computer Programming Teachers’ Challenges for Promoting Students Regulation on Flipped Learning Activities during COVID-19
Anderson Cavalcante Gonçalves, Deller James Ferreira, Valdemar Vicente Graciano Neto
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS15
Artigos
O exame de admissão ao ensino superior como indicador de qualidade entre os estudantes
Ivan Collinson, Adérito Gomes Barbosa, Albertina Ribáuè
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.AO01
Currículos Outros, Sujeitos Outros: novas paisagens no território curricular a partir de uma narrativa-experiência docente
Danilo Araujo de Oliveira, Anderson Ferrari
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.AO02
O Atendimento Educacional Especializado para Altas Habilidades/Superdotação: das políticas à prática
Maria Lídia Sica Szymanski, Sandra Mara Maciel Vieira
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.AO03
#nasbordasabertasdeumtweet: pedagogias e produção de microcontos no Twitter
Raphaelle Nascimento Silva, Edvaldo Souza Couto
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.AO04
Pela tela de um tablet: tecnologias digitais na Educação Infantil
Manuela Azevêdo Queiroz, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.AO05
Cognição como atividade humana criadora em vivências de estudantes de pedagogia
Maria de Fátima Cardoso Gomes, Vanessa Ferraz Almeida Neves, Luciana Prazeres Silva
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.AO06
Da institucionalização do Sistema de Pós-graduação ao Plano Nacional de Pós-Graduação (2011-2020): desafios e perspectivas
Alexandre Shigunov Neto, Márcio Giusti Trevisol, Maria de Lourdes Pinto de Almeida
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.AO07
Sistema de ensino de Singapura e plano de ação para o modelo híbrido
Aline Fonseca Gomes
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.AO08
Vamos falar sobre ciganos? Projetos educacionais, representações e a desconstrução do estigma no ambiente escolar
Rodrigo Marques Leistner, Mabielle Pedra Fanti
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.AO09
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Idioma
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Métricas
Qualis A1
atribuído pela CAPES no quadriênio 2017-2020.
Indexadores
Sugestão de leitura
Redes Sociais
Desarrollado por
Open Journal Systems