O exame de admissão ao ensino superior como indicador de qualidade entre os estudantes

Autores

  • Ivan Collinson Universidade Católica de Moçambique, doutorando Universidade Eduardo Mondlane, funcionário
  • Adérito Gomes Barbosa FACULDADE DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA UCM EM NAMPULA
  • Albertina Ribáuè Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.AO01

Resumo

O uso de avaliações, testes e exames remonta a vários séculos antes da nossa era, sendo um mecanismo ou instrumento com diversas aplicações, quer no contexto educacional, quer no contexto mais amplo da vida em sociedade. Especificamente, no que se refere ao ensino superior, a importância atribuída aos exames, em especial de admissão ao ensino superior, é enquadrada no contexto das funções desempenhadas pelos exames, de forma geral, mas em particular, pela percepção de qualidade que daí advém. A literatura disponível e consultada para o efeito, bem como os resultados de um inquérito realizado a uma amostra de estudantes do ensino superior, em específico da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, ilustra que os estudantes têm uma percepção de qualidade do ensino superior, resultante do mecanismo de ingresso usado, neste caso o exame de admissão à que foram sujeitos. Com efeito, conclue-se também que a validade do instrumento, proveniente da concepção correcta dos exames, é um indicador de qualidade do futuro graduado.

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Biografia do Autor

Ivan Collinson, Universidade Católica de Moçambique, doutorando Universidade Eduardo Mondlane, funcionário

Funções actuais e desempenhadas:


- director-adjunto do registo académico - UEM (www.uem.mz)

- director nacional de exames, certificação e equivalências - Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (www.mined.gov.mz)

 

Formação:

- doutorando em Inovação Educativa pela UCM (www.ucm.ac.mz)

- pós-graduação em Gestão de Empresas - MBA (UCM)

- pós-graduação (i): pós-graduação em Estudos do Ensino Superior e Desenvolvimento (UEM)

- Licenciatura em Ciências Religiosas (Univ. Urbaniana de Roma)

- Bacharel em Ciências de Educação (Instituto Superior Maria Mãe de África)

Adérito Gomes Barbosa, FACULDADE DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA UCM EM NAMPULA

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. É coordenador do Doutoramento em Inovação Educação, na Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique em Nampula.

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Publicado

2021-11-11

Como Citar

Collinson, I., Barbosa, A. G., & Ribáuè, A. (2021). O exame de admissão ao ensino superior como indicador de qualidade entre os estudantes. Revista Diálogo Educacional, 21(71). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.AO01