Interpretações de Nestor dos Santos Lima sobre a docência em instituições profissionais brasileiras e argentinas (1923)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS09

Resumo

O presente artigo busca analisar interpretações, produzidas pelo dirigente educacional norte-rio-grandense Nestor dos Santos Lima, sobre a docência em instituições de educação. Comissionado oficialmente no ano de 1923 para observar espaços educacionais em estados brasileiros e na região do Rio da Prata, produziu um minucioso registro contendo dados e impressões acerca dos espaços visitados e que permitem perspectivar as relações entre os saberes e práticas que orientavam a docência desenvolvida no Brasil e na Argentina no respectivo período. Esta investigação centra-se, portanto, no conhecimento das ideias e práticas que circularam internacionalmente a partir da intersecção entre os países analisados. Em termos teórico-metodológicos, fundamenta-se na História Cultural e nos elementos da História Comparada, bem como na História da Educação Profissional, numa perspectiva transnacional. Dessa forma, são interlocutores Ciavatta (2007; 2009), Cunha (2005), Chartier (1990), Catani (2007), Roldán Vera e Fuchs (2021), Riondet, Hofstetter e Go (2018), dentre outros. A análise do relatório ressalta o contato do dirigente com a Associação Brasileira de Educação e demais sujeitos que circulavam no país. No tocante à educação para o trabalho, destaca-se a crescente procura por qualificação em um ofício com a aquisição do conhecimento prático, conferindo uma visão técnica e artística. Nesse sentido, as visitas comissionadas buscaram imprimir cientificidade e significação social às formações para o progresso técnico nas oficinas e nas indústrias nacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Raphaela Machado de Amorim, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com Estágio Doutoral na Universidad de Alcalá de Henares. Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação(NUPED-CNPq).

Francinaide de Lima Silva Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com Estágio Doutoral na Universidade de Lisboa. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero (UFRN/CNPq).

Raquel Lopes Pires, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Linha de pesquisa "História, Sujeitos e Processos Educacionais". Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino em História da Educação (LPEHE).

Downloads

Publicado

2021-11-11

Como Citar

Machado de Amorim, S. R., de Lima Silva Nascimento, F., & Lopes Pires, R. (2021). Interpretações de Nestor dos Santos Lima sobre a docência em instituições profissionais brasileiras e argentinas (1923). Revista Diálogo Educacional, 21(71). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS09