Formação de professores para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio: proposições para reflexão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS01

Resumo

Este texto trata do tema da Formação de Professores para a Educação Profissional (Forprofep) a partir de algumas proposições direcionadas para um tratamento crítico e ampliado sobre o tema. Tem-se como objetivo apresentar pontos para discussão sobre a Forprofep no Brasil, e contribuir para o debate relativo aos planos de cursos da educação profissional técnica de nível médio, após a denominada contrarreforma do ensino médio. As proposições abordam, desde aspectos gerais de natureza teleológico-conceitual e contextual até aspectos mais específicos de ordem didático-pedagógica. Em relação a cada uma das proposições são levantadas questões que podem orientar o trabalho teórico-prático sobre a Forprofep. Ao final, apresenta-se uma grande meta e a condição do diálogo entre os sujeitos escolares, na elaboração de projetos de formação de professores que materializem uma formação de excelência socialmente referenciada.

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Biografia do Autor

Maria Rita Neto Sales Oliveira, UFMG/CEFET-MG

Bacharelado e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Bacharelado em Comunicação Social pela Faculdade de Filosofia da Fundação Cultural de Belo Horizonte, Mestrado em Educação pela UFMG e Ph.D. em Educação, com concentração em Instructional Systems e domínio conexo em International Intercultural Development Education, pela Florida State University. É professora Titular aposentada da UFMG e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Trabalha particularmente nas áreas da Didática, Formação de Professores e Educação Profissional e Tecnológica. Foi membro da Comissão de Avaliação (Pós-graduação) da CAPES, do Comitê Científico da área de Educação do CNPq como pesquisadora 1, da Câmara de Assessoramento (CHA) da FAPEMIG, de equipes de consultoria e coordenação de projeto do MEC/SETEC na área da Educação Profissional e Tecnológica, do Conselho Municipal de Educação de Belo horizonte, e exerceu por vários anos assessoria da Diretoria Geral do CEFET-MG. Desde 2017 trabalha como pesquisadora voluntária no CEFET-MG e na Faculdade de Educação da UFMG, participando dos Grupos de Pesquisa: Teoria e Metodologia do Ensino Tecnológico (PETMET); Trabalho e Tecnologia; Condição e Formação Docente. É membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa no CEFET-MG. Membro de comitês editoriais e de revisão de periódicos nacionais e português.

Ailton Vitor Guimarães, CEFET-MG

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), Professor Titular do Cefet-MG, atuando no Departamento de Educaçao Física e no Programa de Pós-graduaçao em Educaçao Tecnológica (PPGET), principalmente, nas áreas de educação, trabalho, tecnologia, educação profissional e tecnológica, educação física escolar e políticas públicas. Foi Editor da Revista Trabalho & Educação (2010-2018), publicada pelo Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NETE), da FaE/UFMG, disponível em www.fae.ufmg.br/trabalhoeeducacao, lidera o Grupo de Pesquisa em Teoria e Metodologia do Ensino Tecnológico (PETMET), no CEFET-MG.

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Publicado

2021-11-11

Como Citar

Sales Oliveira, M. R. N., & Guimarães, A. V. (2021). Formação de professores para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio: proposições para reflexão. Revista Diálogo Educacional, 21(71). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS01