Da institucionalização do Sistema de Pós-graduação ao Plano Nacional de Pós-Graduação (2011-2020): desafios e perspectivas

Autores

  • Alexandre Shigunov Neto Instituto Federal de São Paulo
  • Márcio Giusti Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina.
  • Maria de Lourdes Pinto de Almeida Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.AO07

Resumo

O artigo é resultado da pesquisa sobre pós-graduação no Brasil a partir de sua institucionalização até o Plano Nacional de Pós-Graduação (2011-2020). O objetivo é historicizar os planos de pós-graduação, sobretudo, as questões formuladas no PNPG (2011-2020) e suas recomendações subsequentes nos relatórios 2016, 2018 e 2020. As metas e objetivos propostos nos PNPG ditam o ritmo e definem os caminhos que a nação pretende para o futuro, relacionados as pesquisas que serão desenvolvidas na pós-graduação. Ressalta-se, neste contexto, áreas são acentuadas como prioritárias, fontes de financiamento são definidas e formas de avaliação são implementadas. A reflexão sobre os PNPGs permite, além do entendimento da conjuntura política, capacitar e organizar os programas de pós-graduação para que tenham impacto na pesquisa sem perder sua identidade e compromisso com a região que estão localizados. Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho analítico e com coleta de dados documental. A metodologia utilizada para investigação foi a histórico-crítica. De acordo com a pesquisa, pode-se afirmar que os PNPG estão interligados com o contexto que foram gestados e revelam o projeto de nação preterido pelo (des)governo, além, de estipular como meta a consolidação da pesquisa nos mesmos níveis de competividade global, com ênfase em investigações de alto impacto para o mercado capitalista.

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Biografia do Autor

Alexandre Shigunov Neto, Instituto Federal de São Paulo

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (1998) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2002). Atualmente é coordenador de pesquisa, inovação e pós-graduação do Instituto Federal de São Paulo e administrador do Instituto Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Formação de Professores. É co-editor da Revista Brasileira de Iniciação Científica, Revista Hipótese e Revista Internacional de Formação de Professores

Márcio Giusti Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Doutor em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Atualmente é professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), atuando nas áreas de filosofia, sociologia, ciência política e ética. Atua na pesquisa e na extensão Universitária. Na pesquisa é líder do grupo de pesquisa “Comunicação, Mídia e Sociedade” onde desenvolve pesquisa em torno dos seguintes temas; política e comunicação, democracia, indústria cultural, ideologia, poder, educação e mídia. Membro e pesquisador do grupo de pesquisa GEPES –UPF (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior). Participa da Rede ibero-americana de estudos e pesquisas em políticas, processos de educação superior – RIEPPES – Unoesc/Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul – GEPPES SUL, ambos sediados na PPGEd da Unoesc. Na extensão atua na formação de professores das redes Estaduais, particulares e municipais fornecendo e estruturando cursos de capacitação docente. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de graduação Comunicação Social: Habilitação em Publicidade e Propaganda pela PORTARIA No 60/UNOESC-R/2018 – Comunicação Social e Membro do Comitê de Bioética do Hospital Universitário Santa Terezinha - HUST pela Portaria Nº 027/HUST- DG/2020. Membro institucional do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Pedagoga e Historiadora. Mestre e Doutora em Filosofia, História e Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Pos doc em Políticas Educacionais pela Unicamp sob a supervisão do Prof Dr Renato Dagnino. Docente Pesquisadora do PPGEd da Unoesc-SC. Vice coordenadora do GIEPES Unicamp. Coordenadora do GEPPES SUL Unoesc/Unicamp e da RIEPPES Unoesc/Unicamp. Editora  Associada e Fundadora da RIESup Unicamp, Qualis A3. Docente Colaboradora do PPGEd  da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora Produtividade do CNPq nível 2A.

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Publicado

2021-11-11

Como Citar

Shigunov Neto, A., Giusti Trevisol, M., & de Lourdes Pinto de Almeida, M. (2021). Da institucionalização do Sistema de Pós-graduação ao Plano Nacional de Pós-Graduação (2011-2020): desafios e perspectivas. Revista Diálogo Educacional, 21(71). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.AO07