Pela tela de um tablet: tecnologias digitais na Educação Infantil

Autores

  • Manuela Azevêdo Queiroz Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha Pontifícia Universidade Católica de Campinas http://orcid.org/0000-0002-6001-1292

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.AO05

Resumo

Este artigo expõe resultados de pesquisa desenvolvida sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, com objetivo de examinar o uso de um tablet para (re)significações e (re)interpretações de crianças sobre suas experiências no contexto escolar. Participaram da investigação 19 crianças de quatro a cinco anos de idade de uma escola pública, a quem a pesquisadora solicitou que manuseassem um tablet a fim de fotografarem aquilo de que mais gostavam na escola. Posteriormente, em sessões de entrevista, as crianças eram convidadas a selecionarem as fotos de que mais gostavam. O estudo foi realizado por meio de observações, produção de fotografias e entrevista. Foram realizadas 11 sessões para fotografar e sete sessões para escolhas das fotos, todas vídeo-filmadas. A construção do material empírico permitiu-nos constatar a potência da atividade desenvolvida com o tablet para as (re)elaborações e (re)significações dos participantes no tocante ao contexto escolar, afetando, dessa maneira, suas relações com o meio, com o instrumento e entre pares.

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Biografia do Autor

Manuela Azevêdo Queiroz, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas.

Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É líder do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente, em que são desenvolvidos trabalhos na Linha de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas Pedagógicas". Realiza pesquisas na área de Psicologia e Educação, principalmente nos seguintes temas, fundamentados na perspectiva da Psicologia Histórico-cultural: desenvolvimento psicológico infantil, funções psicológicas superiores, atividade lúdica, alfabetização e letramento, relacionando-os com práticas pedagógicas e formação de professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (anos iniciais). Foi Editora-chefe da Revista de Educação da PUC Campinas de 2015 a 2020. É membro do Comitê Editorial dos Cadernos Cedes desde 2014. É membro do Comitê Intersetorial pela Primeira Infância de Campinas, que tem como atribuição implementar o Plano Municipal pela Primeira Infância de Campinas (PIC), desde 2020. Foi membro do Conselho Consultivo da Pro-Reitoria de Pesquisa da PUC-Campinas de 2014 a 2017.É assessora científica da FAPESP desde 2007. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), aprimoramento em Psicopedagogia pela USP/Ribeirão Preto (1983), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Em 2015 realizou pós-doutoramento na Universidade de Barcelona, sob orientação do Prof. Dr. Eduardo Marti.

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Publicado

2021-11-11

Como Citar

Azevêdo Queiroz, M., & Pinto de Moura Librandi da Rocha, M. S. (2021). Pela tela de um tablet: tecnologias digitais na Educação Infantil. Revista Diálogo Educacional, 21(71). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.AO05