Currículos Outros, Sujeitos Outros: novas paisagens no território curricular a partir de uma narrativa-experiência docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.AO02

Resumo


Nosso foco de problematização se inscreve nas relações entre currículo e subjetividades, tomando como provocação a narrativa-experiência de uma professora universitária no encontro com o imprevisível da sala de aula. Perseguindo esse foco de problematizar as relações entre o currículo e as subjetividades, organizamos o texto em três partes: a expectativa, o encontro e a mudança. Todas essas partes dizem e dão forma à narrativa-experiência da professora junto às alunas e aos alunos e seus questionamentos em torno do currículo e de si mesma como resultado desse currículo, mas, sobretudo, nos conduzem para as potencialidades da sala de aula na construção de outros currículos e outros sujeitos. As perspectivas teórico-metodológicas que orientam nossas análises são a pós-critica de currículo e a inspiração dos estudos de Michel Foucault. A narrativa-experiência aqui acionada por nós para pensar o território curricular mostra que, entre os seus ordenamentos, o currículo demanda um tipo específico de professora e professor, aquela e aquele que busca se munir de ferramentas e garantir a realização de um plano e conduzir sua conduta de certo modo, mas, no encontro com o imprevisível do currículo, essa posição de sujeito professora esvanece. Nossa defesa é de que, na sala de aula, emergem possibilidades de constituição de novas paisagens no território curricular que, como efeito, permitem a constituição de currículos outros e sujeitos outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Araujo de Oliveira, UFMG - Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Membro dos seguintes grupos de pesquisa: Observatório da Juventude da UFMG e GECC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas da FaE/UFMG). Desenvolve atualmente a pesquisa de doutorado no campo curricular na perspectiva pós-crítica.

Anderson Ferrari, UFJF - Professor adjunto de Ensino de História da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF, Brasil).

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Brasil). Professor adjunto de Ensino de História da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF, Brasil).

Downloads

Publicado

2021-11-11

Como Citar

Araujo de Oliveira, D., & Ferrari, A. (2021). Currículos Outros, Sujeitos Outros: novas paisagens no território curricular a partir de uma narrativa-experiência docente. Revista Diálogo Educacional, 21(71). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.AO02