Relações históricas da Resolução CNE/CP nº 1/2021: implicações para a formação docente na Educação Profissional

Autores

  • Marcelo Lima Universidade Federal do Espírito Santo
  • Tatiana das Mercês Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS04

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a trajetória histórica da formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. Analisa diferentes documentos oficiais que regulamentam a docência na EPT desde a década de 1990 ao presente cenário e dialoga com produções acadêmicas do campo Trabalho e Educação, como Frigotto, Machado, Moura e Ciavatta, que versam sobre as flexibilizações e precarizações da docência nessa modalidade de ensino. As políticas de formação docente na EPT sofrem significativamente com a descontinuidade e fragmentação das ações por parte dos governos: a maioria possui caráter emergencial e provisório, por conseguinte, não garante um trabalho pedagógico que se afirme na perspectiva emancipatória dos educandos e ultrapasse à lógica da formação para o mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Lima, Universidade Federal do Espírito Santo

Pedagogo e Mestre em Educação pela UFES, Doutor e pós-doutor pela UFF. Professor Associado II do DEPS-UFES, Membro do PPGE-UFES e GETAE (LAGEBES). Representa o Centro de Educação no conselho de ensino e pesquisa da UFES e Coordena o GT 09 "Trabalho e Educação" da anped. Atua nos grupos Neddate (UFF), THESE (UFF-Fiocruz-UERJ) "EM pesquisa"(UNICAMPI-UFPR). Autor do livro "Trabalho e Educação no Brasil: da formação para o mercado ao mercado da formação" e autor de vídeos documentários sobre Trabalho, Educação Profissional e Ontologia disponíveis no youtube.

Tatiana das Mercês, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), especializada em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), graduada em Letras Português e Literatura Portuguesa pela UFES e em Pedagogia pela Universidade de Franca. É professora de Língua Portuguesa, servidora pública (estatutária), na Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (Sedu-ES).

 

Downloads

Publicado

2021-11-11

Como Citar

Lima, M., & das Mercês, T. (2021). Relações históricas da Resolução CNE/CP nº 1/2021: implicações para a formação docente na Educação Profissional. Revista Diálogo Educacional, 21(71). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS04