Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
À propos
À propos de cette revue
Comité éditorial
Déclaration de confidentialité
Numéro courant
Archives
Soumissions
NOMINATA 2018
Instruções aos Autores
Template de Publicação
Notícias
Contact
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 23 No 78 (2023): Paradigma da complexidade como subsídio epistemológico na formação de professores da Educação Básica
Vol. 23 No 78 (2023): Paradigma da complexidade como subsídio epistemológico na formação de professores da Educação Básica
Publiée:
2023-08-15
Apresentação
Paradigma da complexidade como subsídio epistemológico na formação de professores da Educação Básica
Marilda Aparecida Behrens, Ricardo Antunes de Sá, Ariana Cosme, Alboni
972-978
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AP01
Dossiê
Complexidade
paradigma ou epistemologia? Thomas Kuhn e Edgar Morin para além da terminologia, refletindo sobre contribuições educacionais
Maximina M. Freire, Izabel Petraglia
979-995
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS01
Formação docente on-line
mudança paradigmática na docência
Marilda Aparecida Behrens, Edna Liz Prigol
996-1013
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS02
Pressupostos epistemológicos da complexidade
subsídios da formação de professores da educação básica
Roque Strieder, Anderson Luiz Tedesco, Tiago Eurico de Lacerda
1014-1031
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS03
A inovação no contexto educativo
perspectivas transformadoras para a formação de professores a partir do paradigma da complexidade
Karla Fernanda Wunder da Silva, Bettina Steren dos Santos, Mariangela Pozza
1032-1042
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS04
Navegar é impreciso
algumas considerações sobre a incorporação do paradigma da complexidade na formação de professores
Diogo Bogéa
1043-1058
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS05
Pensamento complexo e crise da racionalidade moderna
notas para pensar educação e formação de professores
Sidinei Pithan da Silva, Ana Laura Alves de Araújo
1059-1071
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS06
Fundamentação epistemológica do paradigma da complexidade e a dialogia com a formação de professores
Paulo Gomes Lima
1072-1086
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS07
Educação complexa
uma nova abordagem de ensino na formação de professores da Educação Básica
Marlene Zwierewicz, Daniele Saheb Pedroso, Michelle Jordão Machado
1087-1100
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS08
Re-ligar la formación docente
retos decoloniales planetarios-complejos en la Educación Básica
Milagros Elena Rodríguez
1101-1114
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS09
O Direito à educação sob os pressupostos teóricos do pensamento complexo
contribuições para a docência
Ricardo Antunes de Sá, Rosana de Sousa Pereira Lopes
1115-1134
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS10
Epistemologia complexa e as compreensões narrativas do vivido na pesquisa (auto)biográfica
Joelson de Sousa Morais
1135-1149
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS11
O olhar complexo sobre a trama e os dramas do Pibid Matemática em tempos de crise pandêmica
Prof. Doutorando Carlos Alex Alves, Profa. Dra. Claudilene Gomes da Costa, Profa. doutoranda Agnes Liliane Lima Soares de Santana
1150-1167
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS12
Movimento constitutivo da prática docente complexa, transdisciplinar e criativa em geometria
Ettiène Guérios, Heliza Colaço Góes, Adriano Aparecido da Silva
1168-1181
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS13
Influência local do conhecimento docente sobre a qualidade da educação no ensino médio
Ângela Mara de Barros Lara, Marcos Aurélio Brambilla
1182-1201
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS14
Qualidade de vida de professores da Educação Básica
dialogia com a complexidade e a ecoformação
Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha, Nájela Tavares Ujiie, Caroline Elizabel Blaszko
1202-1215
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS15
École, exigence et rigueur
Contribution à une approche complexe et inclusive
Rui Trindade, Daniela Ferreira, Ariana Cosme
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS16
Torna-se professor-pesquisador
a complexidade na de(s)colonização da formação de professores
Ana Patrícia Sá Martins, Regina Célia Vilanova-Campelo Vilanova-Campelo
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS17
Proposta de formação-ação
tecitura colaborativa com professores da educação básica
Dariana Medeiros Andrade Salaman, Madalena Pereira da Silva
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS18
Complexidade e Educação Física. Para pensar a corporeidade
Amparo Villa Cupolillo
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS19
Artigos
Desenho da condição profissional dos(as) pedagogos(as) no contexto organizacional
possibilidades e limitações
Luciano Lima Silva, José Leonardo Rolim de Lima Severo
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO01
Estilos de ensino
definições, características e possibilidades para a formação docente
Jerson Sandro Santos de Souza, Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO02
Um olhar da História da Educação para a universidade medieval
a importância social e histórica dessa instituição
SILVANA MALAVASI , Terezinha Oliveira, Viviane da Silva Batista
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO03
Recontextualização, cultura digital e mulheres cientistas – divulgação científica, feita por graduandos em Física, no Instagram
Liliana Gabrielle Barbosa Luna, Ernesto Arcenio Valdés Rodriguez, João Eduardo Fernandes Ramos
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO04
Panorama histórico das propostas de redações do ENEM
um olhar sobre as temáticas e critérios de avaliação
Mireile Pacheco França Costa, Diego Andrade de Jesus Lelis, Pura Lucia Oliver Martins
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO05
Histórias de vida de professores de educação física iniciantes: tempos, contextos e sujeitos da formação
Jose Angelo Gariglio
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO06
Faire une soumission
Faire une soumission
Langue
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Métricas
Qualis A1
atribuído pela CAPES no quadriênio 2017-2020.
Indexadores
Sugestão de leitura
Redes Sociais
Développé par
Open Journal Systems