Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
À propos
À propos de cette revue
Comité éditorial
Déclaration de confidentialité
Numéro courant
Archives
Soumissions
NOMINATA 2018
Instruções aos Autores
Template de Publicação
Notícias
Contact
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 23 No 78 (2023): Paradigma da complexidade como subsídio epistemológico na formação de professores da Educação Básica
Vol. 23 No 78 (2023): Paradigma da complexidade como subsídio epistemológico na formação de professores da Educação Básica
Publiée:
2023-08-15
Apresentação
Paradigma da complexidade como subsídio epistemológico na formação de professores da Educação Básica
Marilda Aparecida Behrens, Ricardo Antunes de Sá, Ariana Cosme, Alboni
972-978
PDF (Português (Brasil))
Dossiê
Complexidade
paradigma ou epistemologia? Thomas Kuhn e Edgar Morin para além da terminologia, refletindo sobre contribuições educacionais
Maximina M. Freire, Izabel Petraglia
979-995
PDF (Português (Brasil))
Formação docente on-line
mudança paradigmática na docência
Marilda Aparecida Behrens, Edna Liz Prigol
996-1013
PDF (Português (Brasil))
Pressupostos epistemológicos da complexidade
subsídios da formação de professores da educação básica
Roque Strieder, Anderson Luiz Tedesco, Tiago Eurico de Lacerda
1014-1031
PDF (Português (Brasil))
A inovação no contexto educativo
perspectivas transformadoras para a formação de professores a partir do paradigma da complexidade
Karla Fernanda Wunder da Silva, Bettina Steren dos Santos, Mariangela Pozza
1032-1042
PDF (Português (Brasil))
Navegar é impreciso
algumas considerações sobre a incorporação do paradigma da complexidade na formação de professores
Diogo Bogéa
1043-1058
PDF (Português (Brasil))
Pensamento complexo e crise da racionalidade moderna
notas para pensar educação e formação de professores
Sidinei Pithan da Silva, Ana Laura Alves de Araújo
1059-1071
PDF (Português (Brasil))
Fundamentação epistemológica do paradigma da complexidade e a dialogia com a formação de professores
Paulo Gomes Lima
1072-1086
PDF (Português (Brasil))
Educação complexa
uma nova abordagem de ensino na formação de professores da Educação Básica
Marlene Zwierewicz, Daniele Saheb Pedroso, Michelle Jordão Machado
1087-1100
PDF (Português (Brasil))
Re-ligar la formación docente
retos decoloniales planetarios-complejos en la Educación Básica
Milagros Elena Rodríguez
1101-1114
PDF (Português (Brasil))
O Direito à educação sob os pressupostos teóricos do pensamento complexo
contribuições para a docência
Ricardo Antunes de Sá, Rosana de Sousa Pereira Lopes
1115-1134
PDF (Português (Brasil))
Epistemologia complexa e as compreensões narrativas do vivido na pesquisa (auto)biográfica
Joelson de Sousa Morais
1135-1149
PDF (Português (Brasil))
O olhar complexo sobre a trama e os dramas do Pibid Matemática em tempos de crise pandêmica
Prof. Doutorando Carlos Alex Alves, Profa. Dra. Claudilene Gomes da Costa, Profa. doutoranda Agnes Liliane Lima Soares de Santana
1150-1167
PDF (Português (Brasil))
Movimento constitutivo da prática docente complexa, transdisciplinar e criativa em geometria
Ettiène Guérios, Heliza Colaço Góes, Adriano Aparecido da Silva
1168-1181
PDF (Português (Brasil))
Influência local do conhecimento docente sobre a qualidade da educação no ensino médio
Ângela Mara de Barros Lara, Marcos Aurélio Brambilla
1182-1201
PDF (Português (Brasil))
Qualidade de vida de professores da Educação Básica
dialogia com a complexidade e a ecoformação
Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha, Nájela Tavares Ujiie, Caroline Elizabel Blaszko
1202-1215
PDF (Português (Brasil))
École, exigence et rigueur
Contribution à une approche complexe et inclusive
Rui Trindade, Daniela Ferreira, Ariana Cosme
PDF (Português (Brasil))
Torna-se professor-pesquisador
a complexidade na de(s)colonização da formação de professores
Ana Patrícia Sá Martins, Regina Célia Vilanova-Campelo Vilanova-Campelo
PDF (Português (Brasil))
Proposta de formação-ação
tecitura colaborativa com professores da educação básica
Dariana Medeiros Andrade Salaman, Madalena Pereira da Silva
PDF (Português (Brasil))
Complexidade e Educação Física. Para pensar a corporeidade
Amparo Villa Cupolillo
PDF (Português (Brasil))
Artigos
Desenho da condição profissional dos(as) pedagogos(as) no contexto organizacional
possibilidades e limitações
Luciano Lima Silva, José Leonardo Rolim de Lima Severo
PDF (Português (Brasil))
Estilos de ensino
definições, características e possibilidades para a formação docente
Jerson Sandro Santos de Souza, Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas
PDF (Português (Brasil))
Um olhar da História da Educação para a universidade medieval
a importância social e histórica dessa instituição
SILVANA MALAVASI , Terezinha Oliveira, Viviane da Silva Batista
PDF (Português (Brasil))
Recontextualização, cultura digital e mulheres cientistas – divulgação científica, feita por graduandos em Física, no Instagram
Liliana Gabrielle Barbosa Luna, Ernesto Arcenio Valdés Rodriguez, João Eduardo Fernandes Ramos
PDF (Português (Brasil))
Panorama histórico das propostas de redações do ENEM
um olhar sobre as temáticas e critérios de avaliação
Mireile Pacheco França Costa, Diego Andrade de Jesus Lelis, Pura Lucia Oliver Martins
PDF (Português (Brasil))
Histórias de vida de professores de educação física iniciantes: tempos, contextos e sujeitos da formação
Jose Angelo Gariglio
PDF (Português (Brasil))
Faire une soumission
Faire une soumission
Langue
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Métricas
Qualis A1
atribuído pela CAPES no quadriênio 2017-2020.
Indexadores
Sugestão de leitura
Redes Sociais
Développé par
Open Journal Systems