Qualidade de vida de professores da Educação Básica
dialogia com a complexidade e a ecoformação
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS15Resumo
O termo qualidade de vida é complexo e plurissignificante, mas a Organização Mundial da Saúde o definiu como a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações (WHO, 1998). Na esfera da qualidade de vida o objetivo deste estudo foi analisar via revisão sistemática na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) as pesquisas com o instrumento WHOQOL-BREF que abordaram a percepção da qualidade de vida em docentes brasileiros da educação básica nos estudos publicizados em dialogia com o paradigma da complexidade e ecoformação como dinamizadores de melhora de sua qualidade de vida. A investigação tem enquadramento teórico-bibliográfico reflexivo e propositivo, identifica um rol de pesquisas, as analisa em dialogicidade com o referencial da complexidade e inova ao propor uma ação formativa diferenciada para atuar na natureza da problemática. Pois ao analisar a qualidade de vida dos docentes da educação básica, nos estudos em tela, o domínio físico e meio ambiente tiveram os piores escores, consequentemente maior nível de insatisfação. Assim, a ecoformação que se constitui em um convite para o reencontro e para diálogo entre o natural, o cultural, o social e o eu, é uma ação transgressora importante para reavivar a qualidade de vida em docentes da educação básica, que ao reencontrarem a natureza, os sujeitos na atividade ecoformadora, podem reencontrar a si mesmos e reencontrar os outros, sendo fonte potencializadora de filiação biófila e qualidade de vida.
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Referências
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