Influência local do conhecimento docente sobre a qualidade da educação no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS14

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a importância do conhecimento docente na qualidade da educação no ensino médio, considerando a influência local. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho quantitativo, por meio da técnica do Fator de Componentes Principais (FCP), da Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) e da Regressão Ponderada Geograficamente (RPG). Os resultados indicam que o conhecimento docente é fundamental para a qualidade da educação, uma vez que o professor é o responsável por transmitir o conhecimento aos alunos, podendo influenciar positivamente ou negativamente o processo educativo. Assim como, não se pode deixar de tratar das mudanças podem ocorrer com a implementação da Lei nº 13.415/17. Conclui-se que é necessário entender as contrarreformas para dar voz aqueles que são participes do processo e tem outras perspectivas sobre a legislação proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Mara de Barros Lara, Unicesumar

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1986), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1992), doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e Pós-doutorado em Trabalho e Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Professora aposentada da Universidade Estadual de Maringá (2016). É líder do grupo de Estudos e Pesquisa em Estado, Politicas Educacionais e Infância - GEPPEIN. 

Marcos Aurélio Brambilla, Unicesumar

Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações na Unicesumar. Doutor em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Economia Regional pela Universidade Estadual de Londrina. Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Cidade Verde. Áreas de interesse: Políticas Sociais, Distribuição de Renda, Pobreza e Conhecimento. Possui conhecimentos em Métodos Quantitativos em Estatística, Econometria Espacial, Análise Envoltória de Dados e Análise de Conteúdo e em programas de geoprocessamento (Quantum GIS e Arc GIS), de estatística (Stata), de econometria espacial (GeoDa e GeoDaSpace) e de análise de conteúdo (Iramuteq).

Downloads

Publicado

2023-08-15

Como Citar

Lara, Ângela M. de B., & Brambilla, M. A. (2023). Influência local do conhecimento docente sobre a qualidade da educação no ensino médio. Revista Diálogo Educacional, 23(78), 1182–1201. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS14