Navegar é impreciso
algumas considerações sobre a incorporação do paradigma da complexidade na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS05Resumo
Procuramos explorar nesse artigo as principais implicações do paradigma da complexidade na formação de docentes. O artigo se divide em cinco partes. Na primeira, fazemos uma introdução geral ao paradigma da complexidade com referências clássicas do tema tais como Fritjof Capra e Ludwig von Bertalanffy. Em seguida, começamos a extrair algumas de suas principais consequências. Na segunda seção, procuramos demonstrar que de acordo com o paradigma da complexidade, não existe qualquer possibilidade de seguirmos trabalhando com a concepção moderna de “sujeito” como substância essencialmente racional, consciente e livre. Sem a figura do sujeito, torna-se preciso repensar o próprio significado de “conhecimento”, o que propomos na seção três com a ajuda dos biólogos Maturana e Varela. Em seguida, indicamos que o paradigma da complexidade destrói a fronteira entre natureza e artifício e exploramos as possibilidades dessa indistinção com o Manifesto Ciborgue de Donna Haraway e a Psicanálise de MD Magno – pensador que incorpora o paradigma da complexidade na psicanálise. Encerramos nossas investigações com a proposta de uma ética da regência para além de repressão e liberdade. Em nossas considerações finais falamos sobre a teoria do Caos, cuja matemática tornou-se fundamental para descrever sistemas complexos e procuramos indicar qual seria, em nossa visão, a principal contribuição do paradigma da complexidade na formação de professores.
Downloads
Referências
AMARAL, L.; OTTINO, J. Complex Networks: augmenting the framework for the study of complex systems. European Physical Journal B. 38, 147–162 (2004), pp. 147-162
ARAUJO, R. A cidade sou eu. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Urbanismo – PROURB – da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ. Orientadora: Profa. Dra. Denise B. Pinheiro Machado. Rio de Janeiro, 2007
BERTALANFFY, L. Teoria Geral dos Sistemas. Petrópolis: Vozes, 2009
CAPRA, F. A Teia da Vida. São Paulo: Cultrix, 2006
CARVALHO, H. Ciborgues e monstros em não-lugares. Revista Educação: teoria e prática, Rio Claro, SP, Brasil, 2013
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 2013
GLEICK, J. Caos: a criação de uma nova ciência. Rio de Janeiro: Campus, 1990
HARAWAY, D. Manifiesto Cyorg. (Trad. Manuel Talens) Valencia: Tritivillus, 2019
LATOUR, Bruno. Investigación sobre los modos de existencia. Buenos Aires: Paidós, 2013
LAW, J. Notas sobre a teoria do ator-rede: ordenamento, estratégia e heterogeneidade. In: NECSO-UFRJ, Traduções de Textos Selecionados sobre CeT. Tradução de Fernando Manso. Disponível online em: http://www.necso.ufrj.br/Trads/Notas%20sobre%20a%20teoria%20Ator-Rede.htm (último acesso em 30/04/2023).
MAGNO, MD. Arte e Fato. Rio de Janeiro: NovaMente, 2001
MAGNO, MD. Est’Ética da Psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 1992
MATURANA, H; VARELA, F. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2001
MILL, J.S. A System of Logic. Ratiocinative and Inductive. London: Longmans, Green, and Co., 1906
O’CONNOR, T. Emergent Properties. In: Stanford Encyclopedia of Philosophy. Winter 2021 Edition, Edward N. Zalta (ed.), Disponível online em: <https://plato.stanford.edu/archives/win2021/entries/properties-emergent/> (último acesso em 30/04/2023 às 09:25)
ROVELLI, C. A realidade não é o que parece. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014
SPINOZA, B. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.