Navegar é impreciso
algumas considerações sobre a incorporação do paradigma da complexidade na formação de professores
DOI :
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS05Résumé
Procuramos explorar nesse artigo as principais implicações do paradigma da complexidade na formação de docentes. O artigo se divide em cinco partes. Na primeira, fazemos uma introdução geral ao paradigma da complexidade com referências clássicas do tema tais como Fritjof Capra e Ludwig von Bertalanffy. Em seguida, começamos a extrair algumas de suas principais consequências. Na segunda seção, procuramos demonstrar que de acordo com o paradigma da complexidade, não existe qualquer possibilidade de seguirmos trabalhando com a concepção moderna de “sujeito” como substância essencialmente racional, consciente e livre. Sem a figura do sujeito, torna-se preciso repensar o próprio significado de “conhecimento”, o que propomos na seção três com a ajuda dos biólogos Maturana e Varela. Em seguida, indicamos que o paradigma da complexidade destrói a fronteira entre natureza e artifício e exploramos as possibilidades dessa indistinção com o Manifesto Ciborgue de Donna Haraway e a Psicanálise de MD Magno – pensador que incorpora o paradigma da complexidade na psicanálise. Encerramos nossas investigações com a proposta de uma ética da regência para além de repressão e liberdade. Em nossas considerações finais falamos sobre a teoria do Caos, cuja matemática tornou-se fundamental para descrever sistemas complexos e procuramos indicar qual seria, em nossa visão, a principal contribuição do paradigma da complexidade na formação de professores.
Téléchargements
Références
AMARAL, L.; OTTINO, J. Complex Networks: augmenting the framework for the study of complex systems. European Physical Journal B. 38, 147–162 (2004), pp. 147-162
ARAUJO, R. A cidade sou eu. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Urbanismo – PROURB – da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ. Orientadora: Profa. Dra. Denise B. Pinheiro Machado. Rio de Janeiro, 2007
BERTALANFFY, L. Teoria Geral dos Sistemas. Petrópolis: Vozes, 2009
CAPRA, F. A Teia da Vida. São Paulo: Cultrix, 2006
CARVALHO, H. Ciborgues e monstros em não-lugares. Revista Educação: teoria e prática, Rio Claro, SP, Brasil, 2013
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 2013
GLEICK, J. Caos: a criação de uma nova ciência. Rio de Janeiro: Campus, 1990
HARAWAY, D. Manifiesto Cyorg. (Trad. Manuel Talens) Valencia: Tritivillus, 2019
LATOUR, Bruno. Investigación sobre los modos de existencia. Buenos Aires: Paidós, 2013
LAW, J. Notas sobre a teoria do ator-rede: ordenamento, estratégia e heterogeneidade. In: NECSO-UFRJ, Traduções de Textos Selecionados sobre CeT. Tradução de Fernando Manso. Disponível online em: http://www.necso.ufrj.br/Trads/Notas%20sobre%20a%20teoria%20Ator-Rede.htm (último acesso em 30/04/2023).
MAGNO, MD. Arte e Fato. Rio de Janeiro: NovaMente, 2001
MAGNO, MD. Est’Ética da Psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 1992
MATURANA, H; VARELA, F. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2001
MILL, J.S. A System of Logic. Ratiocinative and Inductive. London: Longmans, Green, and Co., 1906
O’CONNOR, T. Emergent Properties. In: Stanford Encyclopedia of Philosophy. Winter 2021 Edition, Edward N. Zalta (ed.), Disponível online em: <https://plato.stanford.edu/archives/win2021/entries/properties-emergent/> (último acesso em 30/04/2023 às 09:25)
ROVELLI, C. A realidade não é o que parece. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014
SPINOZA, B. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2016
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Editora Universitária Champagnat 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.