Proposta de formação-ação

tecitura colaborativa com professores da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS18

Resumo

Nesta pesquisa é apresentada uma proposta de formação continuada de professores em uma escola de educação básica no município de Painel/SC. A proposta tem como aporte epistemológico o pensamento complexo, a transdisciplinaridade e a ecoformação. A pesquisa é de abordagem qualitativa e do tipo pesquisa-ação, cuja proposta formativa foi elaborada no âmbito do Programa de formação-ação em escolas criativas. Participaram da pesquisa, professores atuantes na educação infantil, ensino fundamental anos iniciais e anos finais. Os resultados evidenciaram que a base epistemológica da pesquisa contribuiu na formação continuada de professores, numa perspectiva mais humanizada e integradora, quando se compreende aquilo que traz sentido à vida. Isso reflete o quanto as práticas interferem no outro e no meio, bem como para o uso nas práticas pedagógicas com ações social e ambientalmente responsáveis.

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Biografia do Autor

Dariana Medeiros Andrade Salaman, Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac

Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2022), com o seguinte tema de projeto de pesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ECOFORMADORAS E TRANSDISCIPLINARES NA REDE MUNICIPAL DE PAINEL - SC, orientado pela professora Dra. Madalena Pereira da Silva, integrante do grupo de pesquisa Sistemas, Tecnologias e Educação - EDUTECS. Concluí a Especialização em Gestão Ambiental, pelo Programa de Pós-Graduação na Faculdade de Capivari de Baixo, SC (2006), cuja pesquisa de Monografia foi orientada pelo Professor Dr. Valdir Luiz Schwengber e teve como foco de pesquisa A Busca de Alternativas para a Preservação Ambiental. Tenho Licenciatura em Química pela UNIPLAC (2016), com artigo: O ensino de Química e a problemática da contaminação por Metais Pesados, orientado pelas professoras Dras. Arlete de Cassia Bampi Schwinden e Josilaine Antunes Pereira. Sou graduada e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Lages, SC (2005), com o tema de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Biosfera e Ação Humana, Tratamento de Resíduos Sólidos no Município de Painel, SC, tendo como professora orientadora, Dra. Estelamaris Agostini. Sou professora desde 2003, nas disciplinas de Ciências, no Ensino Fundamental, e de Biologia e Química, no Ensino Médio, nas redes públicas Municipal e Estadual de ensino. Em 2006, fui aprovada no concurso público como professora em Ciências do Ensino Fundamental, na Prefeitura Municipal de Painel, SC, em que leciono até a presente data. Nos anos de 2012 e 2016, atuei como professora tutora-externa no curso de Licenciatura de Ciências Biológicas, no Centro Universitário ?Leonardo da Vinci?, no polo Famelages-UNIASSELVI, Lages, SC. Durante esse período, lecionei no Ensino Superior e orientei Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) na mesma Instituição. Participei e atuei como Assistente Graduada de Dale Carnegie Course ,em curso de Relações Humanas e Comunicação Eficaz (2017-2019).

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Publicado

2023-08-15

Como Citar

Salaman, D. M. A., & Silva, M. P. da. (2023). Proposta de formação-ação: tecitura colaborativa com professores da educação básica. Revista Diálogo Educacional, 23(78). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS18