Realización de una propuesta de formación-acción

tecitura colaborativa com professores da educação básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS18

Resumen

Esta investigación presenta una propuesta para la formación permanente de profesores en una escuela de educación básica en la ciudad de Panel/SC. La propuesta tiene como aporte epistemológico el pensamiento complejo, la transdisciplinariedad y la ecoformación. La investigación tiene un enfoque cualitativo y es del tipo investigación-acción, cuya propuesta de formación fue elaborada en el marco del Programa de Formación-Acción en escuelas creativas. Participaron de la investigación docentes que trabajan en educación infantil, primeros años y últimos años de la escuela primaria. Los resultados mostraron que la base epistemológica de la investigación contribuyó a la formación permanente de los docentes, en una perspectiva más humana e integradora, cuando se comprende lo que da sentido a la vida. Esto refleja cuánto interfieren las prácticas en el otro y en el medio ambiente, así como para la utilización en prácticas pedagógicas con acciones social y ambientalmente responsables.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dariana Medeiros Andrade Salaman, Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac

Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2022), com o seguinte tema de projeto de pesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ECOFORMADORAS E TRANSDISCIPLINARES NA REDE MUNICIPAL DE PAINEL - SC, orientado pela professora Dra. Madalena Pereira da Silva, integrante do grupo de pesquisa Sistemas, Tecnologias e Educação - EDUTECS. Concluí a Especialização em Gestão Ambiental, pelo Programa de Pós-Graduação na Faculdade de Capivari de Baixo, SC (2006), cuja pesquisa de Monografia foi orientada pelo Professor Dr. Valdir Luiz Schwengber e teve como foco de pesquisa A Busca de Alternativas para a Preservação Ambiental. Tenho Licenciatura em Química pela UNIPLAC (2016), com artigo: O ensino de Química e a problemática da contaminação por Metais Pesados, orientado pelas professoras Dras. Arlete de Cassia Bampi Schwinden e Josilaine Antunes Pereira. Sou graduada e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Lages, SC (2005), com o tema de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Biosfera e Ação Humana, Tratamento de Resíduos Sólidos no Município de Painel, SC, tendo como professora orientadora, Dra. Estelamaris Agostini. Sou professora desde 2003, nas disciplinas de Ciências, no Ensino Fundamental, e de Biologia e Química, no Ensino Médio, nas redes públicas Municipal e Estadual de ensino. Em 2006, fui aprovada no concurso público como professora em Ciências do Ensino Fundamental, na Prefeitura Municipal de Painel, SC, em que leciono até a presente data. Nos anos de 2012 e 2016, atuei como professora tutora-externa no curso de Licenciatura de Ciências Biológicas, no Centro Universitário ?Leonardo da Vinci?, no polo Famelages-UNIASSELVI, Lages, SC. Durante esse período, lecionei no Ensino Superior e orientei Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) na mesma Instituição. Participei e atuei como Assistente Graduada de Dale Carnegie Course ,em curso de Relações Humanas e Comunicação Eficaz (2017-2019).

Citas

ALMEIDA, Aline Lima da Rocha. Influência do Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas na Transformação das Práticas Pedagógicas em uma Escola do Campo. 2018. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Curso de Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB), Educação, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - Uniarp, Caçador. Cap. 6. Disponível em: https://acervo.uniarp.edu.br/wp-content/uploads/dissertacoes/a1dd0668c77b708294650946918d5aa4.pdf. Acesso em: 13 fev. 2022.

FACCHINI, Fabiana. Portfólio pedagógico para a formação continuada de professores da educação básica baseado na ecoformação. 2014. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM), Universidade Regional de Blumenau (FURB)., Blumenau, 2014. Disponível em: http://www.bc.furb.br/docs/DS/2014/357688_2_1.pdf. Acesso em: 01 mar. 2022.

GALVANI, Pascal. A autoformação, uma perspectiva transpessoal, transdisciplinar e Transcultural. In: Sommerman, A. Mello, M. F. Barros, V. M. Educação e Transdisciplinaridade II. Coordenação executiva do CETRANS. – São Paulo: TRIOM, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HORN, Marli. Programa de formação-ação em escolas criativas com práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras na educação básica de União da Vitória/PR. 2021. 128 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB), Educação, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - Uniarp, Caçador, 2021. Cap. 5. Disponível em: https://acervo.uniarp.edu.br/wp-content/uploads/dissertacoes/Dissetacao-Marli-Horn.pdf. Acesso em: 14 fev. 2022.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas; 2003.

MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Colaboração de Juan Miguel Batalloso Navas. Campinas: Papirus, 2015.

MORAES, Maria Cândida; TORRE, Saturnino de La. Sentipensar: fundamentos e estratégias para reencantar a educação. Petrópolis: Vozes, 2004.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. 5 ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução: Lúcia Pereira de Souza. 3. ed. São Paulo: Triom, 2018.

PIMENTA, Selma G.; FRANCO, Maria A. Santoro. Pesquisa em educação. Possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

PINHO, Maria José de; SOUSA, Juliane Gomes de; BARROS, Tatiane da Costa. A educação escolar no paradigma educacional emergente: da fragmentação à religação dos saberes. Saberes Para Uma Cidadania Planetária, [s. l], p. 1-11, 2016. Disponível em: http://uece.br/eventos/spcp/anais/trabalhos_completos/247-38449-30032016-154912.pdf. Acesso em: 02 jun. 2021.

PINHO, Maria José de; PASSOS, Vânia Maria de Araújo. Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade: por uma formação docente sem fronteiras teóricas. Revista Observatório, [S.L.], v. 4, n. 2, p. 433, 1 abr., 2018. Universidade Federal do Tocantins. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p433. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5123. Acesso em: 20 jun. 2021.

PINEAU, Gaston. A autoformação no decurso da vida: entre o hetero e a ecoformação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988. p. 65-77.

PUKALL, Jeane Pitz; SILVA, Vera Lúcia de Souza e; ZWIEREWICZ, Marlene. Ecoformação na Educação Básica: Uma Experiência em Formação de Professores. Professare, Caçador, v. 6, n. 1, p. 89-110, 15 abr., 2017. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/professare/article/view/1204/563. Acesso em: 16 ago. 2021.

SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação, Curitiba, v. 13, n. 37, p. 71-186, abr. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5qbJPVmkqkbqNMj8hGTXVBN/?format= pdf & lang=pt. Acesso em: 02 mai. 2022.

SCHULZ, Luciane. Ecoformação por meio de acampamentos: ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental: Revista do PPGEA/FURG-RS, João Pessoa (PB), v. 30, n. 1, p. 320-334, jun., 2013. Disponível em: http://repositorio.furg.br/handle/1/3771. Acesso em: 14 set. 2021.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1986.

ZWIEREWICZ, Marlene. Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas: matizes da pedagogia ecossistêmica na formação de docentes da Educação Básica. In: DITTRICH, M. G. et al. (Org.). Políticas Públicas na contemporaneidade: olhares cartográficos temáticos. Itajaí: Univali, 2017. p. 217-231

Publicado

2023-08-15

Cómo citar

Salaman, D. M. A., & Silva, M. P. da. (2023). Realización de una propuesta de formación-acción: tecitura colaborativa com professores da educação básica. Revista Diálogo Educacional, 23(78). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS18