Realización de una propuesta de formación-acción
tecitura colaborativa com professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS18Resumen
Esta investigación presenta una propuesta para la formación permanente de profesores en una escuela de educación básica en la ciudad de Panel/SC. La propuesta tiene como aporte epistemológico el pensamiento complejo, la transdisciplinariedad y la ecoformación. La investigación tiene un enfoque cualitativo y es del tipo investigación-acción, cuya propuesta de formación fue elaborada en el marco del Programa de Formación-Acción en escuelas creativas. Participaron de la investigación docentes que trabajan en educación infantil, primeros años y últimos años de la escuela primaria. Los resultados mostraron que la base epistemológica de la investigación contribuyó a la formación permanente de los docentes, en una perspectiva más humana e integradora, cuando se comprende lo que da sentido a la vida. Esto refleja cuánto interfieren las prácticas en el otro y en el medio ambiente, así como para la utilización en prácticas pedagógicas con acciones social y ambientalmente responsables.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Aline Lima da Rocha. Influência do Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas na Transformação das Práticas Pedagógicas em uma Escola do Campo. 2018. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Curso de Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB), Educação, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - Uniarp, Caçador. Cap. 6. Disponível em: https://acervo.uniarp.edu.br/wp-content/uploads/dissertacoes/a1dd0668c77b708294650946918d5aa4.pdf. Acesso em: 13 fev. 2022.
FACCHINI, Fabiana. Portfólio pedagógico para a formação continuada de professores da educação básica baseado na ecoformação. 2014. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM), Universidade Regional de Blumenau (FURB)., Blumenau, 2014. Disponível em: http://www.bc.furb.br/docs/DS/2014/357688_2_1.pdf. Acesso em: 01 mar. 2022.
GALVANI, Pascal. A autoformação, uma perspectiva transpessoal, transdisciplinar e Transcultural. In: Sommerman, A. Mello, M. F. Barros, V. M. Educação e Transdisciplinaridade II. Coordenação executiva do CETRANS. – São Paulo: TRIOM, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HORN, Marli. Programa de formação-ação em escolas criativas com práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras na educação básica de União da Vitória/PR. 2021. 128 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB), Educação, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - Uniarp, Caçador, 2021. Cap. 5. Disponível em: https://acervo.uniarp.edu.br/wp-content/uploads/dissertacoes/Dissetacao-Marli-Horn.pdf. Acesso em: 14 fev. 2022.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas; 2003.
MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Colaboração de Juan Miguel Batalloso Navas. Campinas: Papirus, 2015.
MORAES, Maria Cândida; TORRE, Saturnino de La. Sentipensar: fundamentos e estratégias para reencantar a educação. Petrópolis: Vozes, 2004.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. 5 ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução: Lúcia Pereira de Souza. 3. ed. São Paulo: Triom, 2018.
PIMENTA, Selma G.; FRANCO, Maria A. Santoro. Pesquisa em educação. Possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
PINHO, Maria José de; SOUSA, Juliane Gomes de; BARROS, Tatiane da Costa. A educação escolar no paradigma educacional emergente: da fragmentação à religação dos saberes. Saberes Para Uma Cidadania Planetária, [s. l], p. 1-11, 2016. Disponível em: http://uece.br/eventos/spcp/anais/trabalhos_completos/247-38449-30032016-154912.pdf. Acesso em: 02 jun. 2021.
PINHO, Maria José de; PASSOS, Vânia Maria de Araújo. Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade: por uma formação docente sem fronteiras teóricas. Revista Observatório, [S.L.], v. 4, n. 2, p. 433, 1 abr., 2018. Universidade Federal do Tocantins. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p433. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5123. Acesso em: 20 jun. 2021.
PINEAU, Gaston. A autoformação no decurso da vida: entre o hetero e a ecoformação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988. p. 65-77.
PUKALL, Jeane Pitz; SILVA, Vera Lúcia de Souza e; ZWIEREWICZ, Marlene. Ecoformação na Educação Básica: Uma Experiência em Formação de Professores. Professare, Caçador, v. 6, n. 1, p. 89-110, 15 abr., 2017. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/professare/article/view/1204/563. Acesso em: 16 ago. 2021.
SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação, Curitiba, v. 13, n. 37, p. 71-186, abr. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5qbJPVmkqkbqNMj8hGTXVBN/?format= pdf & lang=pt. Acesso em: 02 mai. 2022.
SCHULZ, Luciane. Ecoformação por meio de acampamentos: ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental: Revista do PPGEA/FURG-RS, João Pessoa (PB), v. 30, n. 1, p. 320-334, jun., 2013. Disponível em: http://repositorio.furg.br/handle/1/3771. Acesso em: 14 set. 2021.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1986.
ZWIEREWICZ, Marlene. Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas: matizes da pedagogia ecossistêmica na formação de docentes da Educação Básica. In: DITTRICH, M. G. et al. (Org.). Políticas Públicas na contemporaneidade: olhares cartográficos temáticos. Itajaí: Univali, 2017. p. 217-231
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Editora Universitária Champagnat
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.