Making a training-action proposal

tecitura colaborativa com professores da educação básica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS18

Abstract

This research presents a proposal for the continuing education of teachers in a basic education school in the city of Panel/SC. The proposal has complex thinking, transdisciplinarity and eco-training as an epistemological contribution. The research has a qualitative approach and is of the action-research type, whose training proposal was elaborated within the framework of the Training-Action Program in creative schools. Participated in the research, teachers working in early childhood education, elementary school early years and final years. The results showed that the epistemological basis of the research contributed to the continuing education of teachers, in a more humane and integrating perspective, when one understands what brings meaning to life. This reflects how much the practices interfere in the other and in the environment, as well as for the use in pedagogical practices with socially and environmentally responsible actions.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Dariana Medeiros Andrade Salaman, Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac

Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2022), com o seguinte tema de projeto de pesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ECOFORMADORAS E TRANSDISCIPLINARES NA REDE MUNICIPAL DE PAINEL - SC, orientado pela professora Dra. Madalena Pereira da Silva, integrante do grupo de pesquisa Sistemas, Tecnologias e Educação - EDUTECS. Concluí a Especialização em Gestão Ambiental, pelo Programa de Pós-Graduação na Faculdade de Capivari de Baixo, SC (2006), cuja pesquisa de Monografia foi orientada pelo Professor Dr. Valdir Luiz Schwengber e teve como foco de pesquisa A Busca de Alternativas para a Preservação Ambiental. Tenho Licenciatura em Química pela UNIPLAC (2016), com artigo: O ensino de Química e a problemática da contaminação por Metais Pesados, orientado pelas professoras Dras. Arlete de Cassia Bampi Schwinden e Josilaine Antunes Pereira. Sou graduada e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Lages, SC (2005), com o tema de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Biosfera e Ação Humana, Tratamento de Resíduos Sólidos no Município de Painel, SC, tendo como professora orientadora, Dra. Estelamaris Agostini. Sou professora desde 2003, nas disciplinas de Ciências, no Ensino Fundamental, e de Biologia e Química, no Ensino Médio, nas redes públicas Municipal e Estadual de ensino. Em 2006, fui aprovada no concurso público como professora em Ciências do Ensino Fundamental, na Prefeitura Municipal de Painel, SC, em que leciono até a presente data. Nos anos de 2012 e 2016, atuei como professora tutora-externa no curso de Licenciatura de Ciências Biológicas, no Centro Universitário ?Leonardo da Vinci?, no polo Famelages-UNIASSELVI, Lages, SC. Durante esse período, lecionei no Ensino Superior e orientei Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) na mesma Instituição. Participei e atuei como Assistente Graduada de Dale Carnegie Course ,em curso de Relações Humanas e Comunicação Eficaz (2017-2019).

References

ALMEIDA, Aline Lima da Rocha. Influência do Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas na Transformação das Práticas Pedagógicas em uma Escola do Campo. 2018. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Curso de Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB), Educação, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - Uniarp, Caçador. Cap. 6. Disponível em: https://acervo.uniarp.edu.br/wp-content/uploads/dissertacoes/a1dd0668c77b708294650946918d5aa4.pdf. Acesso em: 13 fev. 2022.

FACCHINI, Fabiana. Portfólio pedagógico para a formação continuada de professores da educação básica baseado na ecoformação. 2014. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM), Universidade Regional de Blumenau (FURB)., Blumenau, 2014. Disponível em: http://www.bc.furb.br/docs/DS/2014/357688_2_1.pdf. Acesso em: 01 mar. 2022.

GALVANI, Pascal. A autoformação, uma perspectiva transpessoal, transdisciplinar e Transcultural. In: Sommerman, A. Mello, M. F. Barros, V. M. Educação e Transdisciplinaridade II. Coordenação executiva do CETRANS. – São Paulo: TRIOM, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HORN, Marli. Programa de formação-ação em escolas criativas com práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras na educação básica de União da Vitória/PR. 2021. 128 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB), Educação, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - Uniarp, Caçador, 2021. Cap. 5. Disponível em: https://acervo.uniarp.edu.br/wp-content/uploads/dissertacoes/Dissetacao-Marli-Horn.pdf. Acesso em: 14 fev. 2022.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas; 2003.

MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Colaboração de Juan Miguel Batalloso Navas. Campinas: Papirus, 2015.

MORAES, Maria Cândida; TORRE, Saturnino de La. Sentipensar: fundamentos e estratégias para reencantar a educação. Petrópolis: Vozes, 2004.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. 5 ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução: Lúcia Pereira de Souza. 3. ed. São Paulo: Triom, 2018.

PIMENTA, Selma G.; FRANCO, Maria A. Santoro. Pesquisa em educação. Possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

PINHO, Maria José de; SOUSA, Juliane Gomes de; BARROS, Tatiane da Costa. A educação escolar no paradigma educacional emergente: da fragmentação à religação dos saberes. Saberes Para Uma Cidadania Planetária, [s. l], p. 1-11, 2016. Disponível em: http://uece.br/eventos/spcp/anais/trabalhos_completos/247-38449-30032016-154912.pdf. Acesso em: 02 jun. 2021.

PINHO, Maria José de; PASSOS, Vânia Maria de Araújo. Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade: por uma formação docente sem fronteiras teóricas. Revista Observatório, [S.L.], v. 4, n. 2, p. 433, 1 abr., 2018. Universidade Federal do Tocantins. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p433. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5123. Acesso em: 20 jun. 2021.

PINEAU, Gaston. A autoformação no decurso da vida: entre o hetero e a ecoformação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988. p. 65-77.

PUKALL, Jeane Pitz; SILVA, Vera Lúcia de Souza e; ZWIEREWICZ, Marlene. Ecoformação na Educação Básica: Uma Experiência em Formação de Professores. Professare, Caçador, v. 6, n. 1, p. 89-110, 15 abr., 2017. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/professare/article/view/1204/563. Acesso em: 16 ago. 2021.

SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação, Curitiba, v. 13, n. 37, p. 71-186, abr. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5qbJPVmkqkbqNMj8hGTXVBN/?format= pdf & lang=pt. Acesso em: 02 mai. 2022.

SCHULZ, Luciane. Ecoformação por meio de acampamentos: ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental: Revista do PPGEA/FURG-RS, João Pessoa (PB), v. 30, n. 1, p. 320-334, jun., 2013. Disponível em: http://repositorio.furg.br/handle/1/3771. Acesso em: 14 set. 2021.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1986.

ZWIEREWICZ, Marlene. Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas: matizes da pedagogia ecossistêmica na formação de docentes da Educação Básica. In: DITTRICH, M. G. et al. (Org.). Políticas Públicas na contemporaneidade: olhares cartográficos temáticos. Itajaí: Univali, 2017. p. 217-231

Published

2023-08-15

How to Cite

Salaman, D. M. A., & Silva, M. P. da. (2023). Making a training-action proposal: tecitura colaborativa com professores da educação básica. Revista Diálogo Educacional, 23(78). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS18