Recontextualização, cultura digital e mulheres cientistas – divulgação científica, feita por graduandos em Física, no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO04Resumo
Este trabalho busca apresentar os resultados acerca do processo de produção de conteúdo de divulgação científica para redes sociais, nesse caso, para o perfil do Instagram “Tem Física Aí?”. Essa produção de conteúdo, que foi feita por licenciandos estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Física da UFPE/CAA, pertenceu a temática das contribuições de cientistas mulheres para a Ciência, e foi analisada a partir do contexto teórico do que se compreende por divulgação científica e por recontextualização do discurso – conforme Bernstein (1996). A pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa, se enquadrando, conforme a literatura, em um estudo de caso. Após a análise dos dados coletados, provenientes dos materiais produzidos pelos graduandos, foi possível obter uma compreensão de como ocorre o processo de recontextualização dos saberes na produção desse conteúdo de divulgação de ciências quando o ambiente utilizado para isso é o Instagram, e foi possível responder também a alguns outros objetivos, como identificar as metodologias ou mesmo identificar as estratégias utilizadas pelos graduandos na produção e na recontextualização do conteúdo. Os resultados obtidos mostram as características próprias dessa forma de divulgação científica, feita em uma rede social, evidenciando também a presença de marcadores que indicam a recontextualização do discurso, como a presença do discurso regulativo e do discurso instrucional no discurso final produzido.
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