Recontextualization, digital culture and women scientists – scientific dissemination, made by undergraduates in Physics, on Instagram
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO04Abstract
This work seeks to present the results about the process of producing scientific dissemination content for social networks, in this case, for the Instagram profile “Tem Física Aí?”. This content production, which was carried out by undergraduate students of the Supervised Internship IV discipline, of the Physics Degree course at UFPE/CAA, belonged to the theme of the contributions of women scientists to Science and was analyzed from the theoretical context of the which is understood by scientific dissemination and by recontextualization of the discourse – according to Bernstein (1996). The research used a qualitative methodology, fitting, according to the literature, in a case study. After analyzing the data collected, from the materials produced by the undergraduates, it was possible to obtain an understanding of how the process of recontextualization of knowledge occurs in the production of this science dissemination content, when the environment used for this is Instagram, and it was possible to answer also to some other objectives, such as identifying the methodologies or even identifying the strategies used by the undergraduates in the production and recontextualization of the content. The results obtained show the specific characteristics of this form of scientific dissemination, carried out in a social network, also showing the presence of markers that indicate the recontextualization of the discourse, such as the presence of regulatory discourse and instructional discourse in the final discourse produced.
Downloads
References
ANDRÉ, M. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul/dez 2013. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p95-103.
BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico – Classe, Códigos e Controle. v. 4. Petrópolis: Vozes, 1996.
BOUCHERVILLE, G. C.; BORGES, E. M. Transposição do saber e cultura digital. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 15., 2018, Natal.
BUENO, W. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Inf. Inf., Londrina, v. 15, n. esp, p. 1-12, 2010. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp1.
CARVALHO, M. G. CASAGRANDE, L. S. Mulheres e Ciência: desafios e conquistas. Revista Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 20-35, jul./dez. 2011. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-1384.2011v8n2p20.
CHASSOT, A. A ciência é masculina? É, sim senhora! Contexto e Educação, n. 71/72, p. 9-28, jan./dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2004.71-72.9-28.
CUNHA, M. B. GIORDAN, M. A divulgação científica como um gênero de discurso: Implicações na sala de aula. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7, 2009, Florianópolis. 2009. p. 1-11.
LORDÊLO, F. S. PORTO, C. M. Divulgação científica e cultura científica: conceito e aplicabilidade. Revista Ciência em Extensão, v. 8, n. 1, p. 18, 2012. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/515/632.
SILVA, F. C. Reflexões sobre o fazer científico e o papel da linguagem no discurso da divulgação do conhecimento. Revista Matraga, Rio de Janeiro, v. 26, n. 47, p. 338-359, mai/ago 2019. DOI: https://doi.org/10.12957/matraga.2019.39211.
TEM FÍSICA AÍ. 2021. Instagram (@temfisicaai). Disponível em https://www.instagram.com/temfisicaai/. Acesso em: 05 mai. 2022.
TRAXLER, J. Defining, discussing and evaluating mobile learning: The moving finger writes and having writ. The International Review of Research in Open and Distance Learning. Reino Unido, v. 8, n. 2, p. 1-12, jun. 2007. DOI: 10.19173/irrodl.v8i2.346.
VALÉRIO, M.; BAZZO, W. A. O Papel da Divulgação Científica em Nossa Sociedade de Risco: Em Prol de uma Nova Ordem de Relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 33., 2005, Campina Grande, 2005. 11 p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.