Recontextualização, cultura digital e mulheres cientistas – divulgação científica, feita por graduandos em Física, no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO04

Resumo

Este trabalho busca apresentar os resultados acerca do processo de produção de conteúdo de divulgação científica para redes sociais, nesse caso, para o perfil do Instagram “Tem Física Aí?”. Essa produção de conteúdo, que foi feita por licenciandos estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Física da UFPE/CAA, pertenceu a temática das contribuições de cientistas mulheres para a Ciência, e foi analisada a partir do contexto teórico do que se compreende por divulgação científica e por recontextualização do discurso – conforme Bernstein (1996). A pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa, se enquadrando, conforme a literatura, em um estudo de caso. Após a análise dos dados coletados, provenientes dos materiais produzidos pelos graduandos, foi possível obter uma compreensão de como ocorre o processo de recontextualização dos saberes na produção desse conteúdo de divulgação de ciências quando o ambiente utilizado para isso é o Instagram, e foi possível responder também a alguns outros objetivos, como identificar as metodologias ou mesmo identificar as estratégias utilizadas pelos graduandos na produção e na recontextualização do conteúdo. Os resultados obtidos mostram as características próprias dessa forma de divulgação científica, feita em uma rede social, evidenciando também a presença de marcadores que indicam a recontextualização do discurso, como a presença do discurso regulativo e do discurso instrucional no discurso final produzido.

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Biografia do Autor

Liliana, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela UFPE/CAA, licenciada em Física pela UFPE/CAA (2019). Já fui monitora das disciplinas de Introdução à Física (2015.1) e de Física Experimental I (2016.2) durante a graduação, fiz parte também do Subprojeto Interdisciplinar - PIBID (de abril de 2017 a fevereiro de 2018) em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Fui bolsista do PIBIC , com o projeto de pesquisa intitulado "Estudo analítico e computacional de medidas harmônicas na caracterização fenômenos de transporte de spins gerados por acoplamento spin-órbita em heteroestruturas magnéticas", pertencente à subárea de Física da Matéria Condensada (de junho de 2018 até Julho de 2019).

Ernesto, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Associado da UFPE, atua na área de Ensino de Física do Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico Agreste. Doutor em Física pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduado em Física pela Universidade de Oriente de Cuba.

João Eduardo, Universidade Federal de Pernambuco

Professor na Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste - Caruaru - PE. Doutor e mestre em Ensino de Ciências na modalidade Ensino de Física pela USP e licenciado em Física pela UFPE. Atuei como professor de Física da graduação na Universidade de Sorocaba (UNISO), onde ministrei aulas, teóricas e de laboratório, para os cursos de Física e Engenharia, e atuei também como professor substituto no Instituto Federal campus São Paulo (IFSP). Já atuei como professor substituto na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus Rio Claro - SP, ministrando as disciplinas de Estágio Supervisionado e Metodologia do Ensino de Ciências (2012 - 2015). Tenho como interesses de pesquisa o estudo das possibilidades didáticas da aproximação entre a arte e a ciência. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, onde venho atuando, principalmente, nos seguintes temas: experimentação didática, instrumentação para o ensino, leitura e literatura no ensino de física, humor na ciência e formação inicial de professores.

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Publicado

2023-08-15

Como Citar

Barbosa Luna, L. G., Rodriguez, E. A. V., & Ramos, J. E. F. (2023). Recontextualização, cultura digital e mulheres cientistas – divulgação científica, feita por graduandos em Física, no Instagram. Revista Diálogo Educacional, 23(78). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO04