Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Acerca de
Sobre la revista
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Actual
Archivos
Envíos
NOMINATA 2018
Instruções aos Autores
Template de Publicação
Notícias
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 23 Núm. 78 (2023): Paradigma da complexidade como subsídio epistemológico na formação de professores da Educação Básica
Vol. 23 Núm. 78 (2023): Paradigma da complexidade como subsídio epistemológico na formação de professores da Educação Básica
Publicado:
2023-08-15
Apresentação
Paradigma da complexidade como subsídio epistemológico na formação de professores da Educação Básica
Marilda Aparecida Behrens, Ricardo Antunes de Sá, Ariana Cosme, Alboni Dudeque Pianovski Vieira
972-978
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AP01
Dossiê
Complejidad: ¿paradigma o epistemología?
Kuhn y Morin más allá de la terminología reflexionar sobre las aportaciones pedagógicas
Maximina M. Freire, Izabel Petraglia
979-995
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS01
Formação docente on-line
Formación docente en línea: cambio de paradigma en la enseñanza
Marilda Aparecida Behrens, Edna Liz Prigol
996-1013
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS02
Pressupostos epistemológicos da complexidade
subsídios da formação de professores da educação básica
Roque Strieder, Anderson Luiz Tedesco, Tiago Eurico de Lacerda
1014-1031
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS03
A inovação no contexto educativo
perspectivas transformadoras para a formação de professores a partir do paradigma da complexidade
Karla Fernanda Wunder da Silva, Bettina Steren dos Santos, Mariangela Pozza
1032-1042
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS04
Navegar es impreciso
algunas consideraciones sobre la incorporación del paradigma de la complexidad en la formación de docentes
Diogo Bogéa
1043-1058
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS05
Pensamento complexo e crise da racionalidade moderna
notas para pensar educação e formação de professores
Sidinei Pithan da Silva, Ana Laura Alves de Araújo
1059-1071
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS06
Fundamento epistemológico del paradigma de la complejidad y diálogo con la formación docente
Paulo Gomes Lima
1072-1086
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS07
Educación compleja:
un nuevo enfoque de enseñanza en la formación de profesores de la Educación Básica
Marlene Zwierewicz, Daniele Saheb Pedroso, Michelle Jordão Machado
1087-1100
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS08
Re-ligar la formación docente
retos decoloniales planetarios-complejos en la Educación Básica
Milagros Elena Rodríguez
1101-1114
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS09
O Direito à educação sob os pressupostos teóricos do pensamento complexo
contribuições para a docência
Ricardo Antunes de Sá, Rosana de Sousa Pereira Lopes
1115-1134
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS10
Epistemologia complexa e as compreensões narrativas do vivido na pesquisa (auto)biográfica
Joelson de Sousa Morais
1135-1149
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS11
La mirada compleja sobre la trama y los dramas del Pibid Matemáticas en tiempos de crisis pandémicas
Prof. Doutorando Carlos Alex Alves, Profa. Dra. Claudilene Gomes da Costa, Profa. doutoranda Agnes Liliane Lima Soares de Santana
1150-1167
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS12
Movimiento constitutivo de la práctica docente compleja, transdisciplinar y creativa en geometría
Ettiène Guérios, Heliza Colaço Góes, Adriano Aparecido da Silva
1168-1181
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS13
Influencia local de los saberes docentes en la calidad de la educación en la educación secundaria
Ângela Mara de Barros Lara, Marcos Aurélio Brambilla
1182-1201
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS14
Qualidade de vida de professores da Educação Básica
dialogia com a complexidade e a ecoformação
Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha, Nájela Tavares Ujiie, Caroline Elizabel Blaszko
1202-1215
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS15
Escuela, exigencia y rigor
Contribución a un enfoque complejo e inclusivo
Rui Trindade, Daniela Ferreira, Ariana Cosme
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS16
Torna-se professor-pesquisador
a complexidade na de(s)colonização da formação de professores
Ana Patrícia Sá Martins, Regina Célia Vilanova-Campelo Vilanova-Campelo
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS17
Realización de una propuesta de formación-acción
tecitura colaborativa com professores da educação básica
Dariana Medeiros Andrade Salaman, Madalena Pereira da Silva
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS18
Complexidade e Educação Física. Para pensar a corporeidade
Amparo Villa Cupolillo
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS19
Artigos
Desenho da condição profissional dos(as) pedagogos(as) no contexto organizacional
possibilidades e limitações
Luciano Lima Silva, José Leonardo Rolim de Lima Severo
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO01
Estilos de ensino
definições, características e possibilidades para a formação docente
Jerson Sandro Santos de Souza, Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO02
Um olhar da História da Educação para a universidade medieval
a importância social e histórica dessa instituição
SILVANA MALAVASI , Terezinha Oliveira, Viviane da Silva Batista
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO03
Recontextualización, cultura digital y mujeres científicas - divulgación científica, realizada por estudiantes de licenciatura en Física, en Instagram
Liliana Gabrielle Barbosa Luna, Ernesto Arcenio Valdés Rodriguez, João Eduardo Fernandes Ramos
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO04
Panorama histórico das propostas de redações do ENEM
um olhar sobre as temáticas e critérios de avaliação
Mireile Pacheco França Costa, Diego Andrade de Jesus Lelis, Pura Lucia Oliver Martins
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO05
Histórias de vida de professores de educação física iniciantes: tempos, contextos e sujeitos da formação
Jose Angelo Gariglio
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO06
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Idioma
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Métricas
Qualis A1
atribuído pela CAPES no quadriênio 2017-2020.
Indexadores
Sugestão de leitura
Redes Sociais
Desarrollado por
Open Journal Systems