Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Acerca de
Sobre la revista
Equipo editorial
Indexadores
Declaración de privacidad
Actual
Archivos
Envíos
NOMINATA 2018
Instruções aos Autores
Template de Publicação
Notícias
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 23 Núm. 78 (2023): Paradigma da complexidade como subsídio epistemológico na formação de professores da Educação Básica
Vol. 23 Núm. 78 (2023): Paradigma da complexidade como subsídio epistemológico na formação de professores da Educação Básica
Publicado:
2023-08-15
Apresentação
Paradigma da complexidade como subsídio epistemológico na formação de professores da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AP01
Marilda Aparecida Behrens, Ricardo Antunes de Sá, Ariana Cosme, Alboni Dudeque Pianovski Vieira
972-978
PDF (Português (Brasil))
Dossiê
Complejidad: ¿paradigma o epistemología?
Kuhn y Morin más allá de la terminología reflexionar sobre las aportaciones pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS01
Maximina M. Freire, Izabel Petraglia
979-995
PDF (Português (Brasil))
Formação docente on-line
Formación docente en línea: cambio de paradigma en la enseñanza
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS02
Marilda Aparecida Behrens, Edna Liz Prigol
996-1013
PDF (Português (Brasil))
Pressupostos epistemológicos da complexidade
subsídios da formação de professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS03
Roque Strieder, Anderson Luiz Tedesco, Tiago Eurico de Lacerda
1014-1031
PDF (Português (Brasil))
A inovação no contexto educativo
perspectivas transformadoras para a formação de professores a partir do paradigma da complexidade
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS04
Karla Fernanda Wunder da Silva, Bettina Steren dos Santos, Mariangela Pozza
1032-1042
PDF (Português (Brasil))
Navegar es impreciso
algunas consideraciones sobre la incorporación del paradigma de la complexidad en la formación de docentes
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS05
Diogo Bogéa
1043-1058
PDF (Português (Brasil))
Pensamento complexo e crise da racionalidade moderna
notas para pensar educação e formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS06
Sidinei Pithan da Silva, Ana Laura Alves de Araújo
1059-1071
PDF (Português (Brasil))
Fundamento epistemológico del paradigma de la complejidad y diálogo con la formación docente
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS07
Paulo Gomes Lima
1072-1086
PDF (Português (Brasil))
Educación compleja:
un nuevo enfoque de enseñanza en la formación de profesores de la Educación Básica
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS08
Marlene Zwierewicz, Daniele Saheb Pedroso, Michelle Jordão Machado
1087-1100
PDF (Português (Brasil))
Re-ligar la formación docente
retos decoloniales planetarios-complejos en la Educación Básica
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS09
Milagros Elena Rodríguez
1101-1114
PDF (Português (Brasil))
O Direito à educação sob os pressupostos teóricos do pensamento complexo
contribuições para a docência
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS10
Ricardo Antunes de Sá, Rosana de Sousa Pereira Lopes
1115-1134
PDF (Português (Brasil))
Epistemologia complexa e as compreensões narrativas do vivido na pesquisa (auto)biográfica
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS11
Joelson de Sousa Morais
1135-1149
PDF (Português (Brasil))
La mirada compleja sobre la trama y los dramas del Pibid Matemáticas en tiempos de crisis pandémicas
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS12
Prof. Doutorando Carlos Alex Alves, Profa. Dra. Claudilene Gomes da Costa, Profa. doutoranda Agnes Liliane Lima Soares de Santana
1150-1167
PDF (Português (Brasil))
Movimiento constitutivo de la práctica docente compleja, transdisciplinar y creativa en geometría
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS13
Ettiène Guérios, Heliza Colaço Góes, Adriano Aparecido da Silva
1168-1181
PDF (Português (Brasil))
Influencia local de los saberes docentes en la calidad de la educación en la educación secundaria
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS14
Ângela Mara de Barros Lara, Marcos Aurélio Brambilla
1182-1201
PDF (Português (Brasil))
Qualidade de vida de professores da Educação Básica
dialogia com a complexidade e a ecoformação
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS15
Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha, Nájela Tavares Ujiie, Caroline Elizabel Blaszko
1202-1215
PDF (Português (Brasil))
Escuela, exigencia y rigor
Contribución a un enfoque complejo e inclusivo
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS16
Rui Trindade, Daniela Ferreira, Ariana Cosme
PDF (Português (Brasil))
Torna-se professor-pesquisador
a complexidade na de(s)colonização da formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS17
Ana Patrícia Sá Martins, Regina Célia Vilanova-Campelo Vilanova-Campelo
PDF (Português (Brasil))
Realización de una propuesta de formación-acción
tecitura colaborativa com professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS18
Dariana Medeiros Andrade Salaman, Madalena Pereira da Silva
PDF (Português (Brasil))
Complexidade e Educação Física. Para pensar a corporeidade
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS19
Amparo Villa Cupolillo
PDF (Português (Brasil))
Artigos
Desenho da condição profissional dos(as) pedagogos(as) no contexto organizacional
possibilidades e limitações
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO01
Luciano Lima Silva, José Leonardo Rolim de Lima Severo
PDF (Português (Brasil))
Estilos de ensino
definições, características e possibilidades para a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO02
Jerson Sandro Santos de Souza, Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas
PDF (Português (Brasil))
Um olhar da História da Educação para a universidade medieval
a importância social e histórica dessa instituição
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO03
SILVANA MALAVASI , Terezinha Oliveira, Viviane da Silva Batista
PDF (Português (Brasil))
Recontextualización, cultura digital y mujeres científicas - divulgación científica, realizada por estudiantes de licenciatura en Física, en Instagram
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO04
Liliana Gabrielle Barbosa Luna, Ernesto Arcenio Valdés Rodriguez, João Eduardo Fernandes Ramos
PDF (Português (Brasil))
Panorama histórico das propostas de redações do ENEM
um olhar sobre as temáticas e critérios de avaliação
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO05
Mireile Pacheco França Costa, Diego Andrade de Jesus Lelis, Pura Lucia Oliver Martins
PDF (Português (Brasil))
Histórias de vida de professores de educação física iniciantes: tempos, contextos e sujeitos da formação
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO06
Jose Angelo Gariglio
PDF (Português (Brasil))
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Idioma
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Métricas
Qualis A1
atribuído pela CAPES no quadriênio 2017-2020.
Indexadores
Sugestão de leitura
Redes Sociais
Desarrollado por
Open Journal Systems