O Direito à educação sob os pressupostos teóricos do pensamento complexo

contribuições para a docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS10

Resumo

O objetivo deste artigo é indicar as possibilidades de reflexão sobre o direito à educação nos processos de formação inicial e continuada de professores tendo como base teórica o pensamento complexo. A reflexão foi elaborada a partir de um cotejamento dos documentos legais que tratam sobre o direito à educação, sendo estes:  as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (BRASIL, 2010) e a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica (BRASIL, 2018). Para a análise tomou-se como referência bibliográfica as produções de Morin (2000, 2001 e 2002) que tratam dos conceitos indivíduo, humanidade e natureza humana.  Considerou-se que o conceito de direito à educação presente nos referidos documentos legais requer uma concepção complexa do indivíduo interdependente à sociedade a qual pertence no contexto de uma rede de interações que ampliam a concepção sobre o direito à educação no contexto da formação de professores como direito social de pertencimento da sociedade. O direito social à educação deve considerar as múltiplas dimensões da vida e suas complexas relações, reconhecendo a interconexão de todos os aspectos da vida para promover processos educativos que favoreçam à solidariedade, à cooperação e ao diálogo entre indivíduos e grupos sociais como um todo num processo de permanente construção e manutenção da Democracia. Os pressupostos teóricos do pensamento complexo podem colaborar para que produção de um conhecimento pertinente sobre o direito à educação. Conhecimento que religue os saberes, que compreenda multidimensional dos fenômenos com vista à uma nova postura epistemológica sobre a concepção de vida e de educação.

 

Palavras-chave: Direito à Educação; Formação de professores; Pensamento Complexo.

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Biografia do Autor

Ricardo Antunes de Sá, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Pedagogo (UFPR). Mestre em Educação (UFPR). Doutor em Educação (UNICAMP). Pós Doutor em Educação (PUC-PR). Professor Associado II (Setor de Educação - UFPR). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação - UFPR. Grupo de Pesquisa de Formação Docente, Currículo e Práticas Pedagógicas: paradigmas contemporâneos - UFPR. Grupo de Pesquisa Paradigmas Educacionais e Formação de Professores - PUC - PR.

Rosana de Sousa Pereira Lopes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação pela PUC/SP (2010) na área de Currículo. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP(2004). Especialista em Metodologia da Ação Docente pela UEL (2002) e Graduada em Pedagogia pela UEL (2000).

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Publicado

2023-08-15

Como Citar

de Sá, R. A., & Lopes, R. de S. P. (2023). O Direito à educação sob os pressupostos teóricos do pensamento complexo: contribuições para a docência. Revista Diálogo Educacional, 23(78), 1115–1134. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS10