Pressupostos epistemológicos da complexidade

subsídios da formação de professores da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS03

Resumo

As ciências da educação ao persistirem optando por percursos metodológicos e pedagógicos tradicionais firmam a lógica presente nos paradigmas de ordem mecanicista, por isso, acabam por criar condições para uma anestesia das relações sistêmicas e de conexões planetárias. Ao executar o conhecimento dessa forma passam a agir de maneira disruptiva e simplificadora. Refletiremos neste artigo, compreendido como estudo teórico qualitativo e bibliográfico, tendo como objetivo conhecer e compreender subsídios epistêmicos do paradigma da complexidade capazes de asseguram uma formação de professores da educação básica compromissados com uma formação humanizadora, sistêmica e planetária. Ainda estamos envoltos em paradigmas que nos afastam de uma educação cônscia de que tudo está interconectado de forma sistêmica e que nossas ações estão ligadas em redes de interdependência mundial. Por isso sonha-se uma educação como trama de enredamentos e conexões abertas no qual tudo o que pensamos e fazemos seja pensado e feito no esteio de uma ética e (co)responsabilidade planetária. Uma possibilidade para criar sensibilidades para reconhecer, em cada ser humano, sua singularidade, sua identidade e legitimidade em todo e qualquer domínio existencial e nicho ecológico vital em âmbito planetário.

Palavras-chave: Complexidade. Educação Básica. Formação de Professores.

 

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Biografia do Autor

Roque Strieder, Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep

Doutor em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Metodista de Piracicaba - (Unimep). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pensamento complexo. Formação humana. Aprendizagens como experiências em vida. Biociências e biopoder. 

Anderson Luiz Tedesco, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Pós - Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Mestrado da Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2019). Professor do Programa de Pós Graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina - (PPGEd/Unoesc). Participa da Rede Sur Paideia e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (GEPeFE) - (PPGEd/Unoesc), cadastrados no CNPq.

Tiago Eurico de Lacerda , Pontíficia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Professor colaborador Adjunto no Departamento de Educação do Centro de Educação, Comunicação e Artes da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e professor no Instituto de Educação Estadual de Londrina (IEEL). Realiza estágio pós-doutoral em Educação com pesquisa sobre a formação continuada de professores diante dos paradigmas da cibercultura: a prática docente à luz da complexidade e da educação criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). É Doutor e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

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Publicado

2023-08-15

Como Citar

Strieder, R., Tedesco, A. L., & Lacerda , T. E. de. (2023). Pressupostos epistemológicos da complexidade: subsídios da formação de professores da educação básica. Revista Diálogo Educacional, 23(78), 1014–1031. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS03