Vol. 23 No. 78 (2023): Paradigma da complexidade como subsídio epistemológico na formação de professores da Educação Básica

Published: 2023-08-15

Editorial

  • Paradigma da complexidade como subsídio epistemológico na formação de professores da Educação Básica

    Marilda Aparecida Behrens, Ricardo Antunes de Sá, Ariana Cosme, Alboni Dudeque Pianovski Vieira
    972-978
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AP01

Dossier

  • Complexity: Paradigm or Epistemology? Kuhn e Morin para além da terminologia refletindo sobre contribuições educacionais

    Maximina M. Freire, Izabel Petraglia
    979-995
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS01
  • Formação docente on-line Online teacher training: paradigm shift in teaching

    Marilda Aparecida Behrens, Edna Liz Prigol
    996-1013
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS02
  • Pressupostos epistemológicos da complexidade subsídios da formação de professores da educação básica

    Roque Strieder, Anderson Luiz Tedesco, Tiago Eurico de Lacerda
    1014-1031
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS03
  • A inovação no contexto educativo perspectivas transformadoras para a formação de professores a partir do paradigma da complexidade

    Karla Fernanda Wunder da Silva, Bettina Steren dos Santos, Mariangela Pozza
    1032-1042
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS04
  • Navigating is imprecise incorporating the complexity paradigm in teacher training

    Diogo Bogéa
    1043-1058
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS05
  • Pensamento complexo e crise da racionalidade moderna notas para pensar educação e formação de professores

    Sidinei Pithan da Silva, Ana Laura Alves de Araújo
    1059-1071
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS06
  • Epistemological foundation of the complexity paradigm and dialogue with teacher education

    Paulo Gomes Lima
    1072-1086
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS07
  • Complex education: a new teaching approach to teacher training in Basic Education

    Marlene Zwierewicz, Daniele Saheb Pedroso, Michelle Jordão Machado
    1087-1100
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS08
  • Re-ligar la formación docente retos decoloniales planetarios-complejos en la Educación Básica

    Milagros Elena Rodríguez
    1101-1114
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS09
  • O Direito à educação sob os pressupostos teóricos do pensamento complexo contribuições para a docência

    Ricardo Antunes de Sá, Rosana de Sousa Pereira Lopes
    1115-1134
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS10
  • Epistemologia complexa e as compreensões narrativas do vivido na pesquisa (auto)biográfica

    Joelson de Sousa Morais
    1135-1149
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS11
  • The complex look at the storyline and dramas of Pibid Mathematics during a pandemic crisis

    Prof. Doutorando Carlos Alex Alves, Profa. Dra. Claudilene Gomes da Costa, Profa. doutoranda Agnes Liliane Lima Soares de Santana
    1150-1167
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS12
  • Constitutive movement of the complex, transdisciplinary, and creative teaching practice in geometry

    Ettiène Guérios, Heliza Colaço Góes, Adriano Aparecido da Silva
    1168-1181
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS13
  • Local influence of teacher knowledge on the quality of education in high school

    Ângela Mara de Barros Lara, Marcos Aurélio Brambilla
    1182-1201
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS14
  • Qualidade de vida de professores da Educação Básica dialogia com a complexidade e a ecoformação

    Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha, Nájela Tavares Ujiie, Caroline Elizabel Blaszko
    1202-1215
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS15
  • School, exigency and rigor Contribution to a complex and inclusive approach

    Rui Trindade, Daniela Ferreira, Ariana Cosme
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS16
  • Become a teacher-researcher: the complexity in the decolonization of teacher training

    Ana Patrícia Sá Martins, Regina Célia Vilanova-Campelo Vilanova-Campelo
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS17
  • Making a training-action proposal tecitura colaborativa com professores da educação básica

    Dariana Medeiros Andrade Salaman, Madalena Pereira da Silva
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS18
  • Complexidade e Educação Física. Para pensar a corporeidade

    Amparo Villa Cupolillo
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS19

Articles