Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
About
About the Journal
Editorial Team
Privacy Statement
Current
Archives
Submissions
NOMINATA 2018
Instruções aos Autores
Template de Publicação
Notícias
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 23 No. 78 (2023): Paradigma da complexidade como subsídio epistemológico na formação de professores da Educação Básica
Vol. 23 No. 78 (2023): Paradigma da complexidade como subsídio epistemológico na formação de professores da Educação Básica
Published:
2023-08-15
Editorial
Paradigma da complexidade como subsídio epistemológico na formação de professores da Educação Básica
Marilda Aparecida Behrens, Ricardo Antunes de Sá, Ariana Cosme, Alboni Dudeque Pianovski Vieira
972-978
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AP01
Dossier
Complexity: Paradigm or Epistemology?
Kuhn e Morin para além da terminologia refletindo sobre contribuições educacionais
Maximina M. Freire, Izabel Petraglia
979-995
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS01
Formação docente on-line
Online teacher training: paradigm shift in teaching
Marilda Aparecida Behrens, Edna Liz Prigol
996-1013
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS02
Pressupostos epistemológicos da complexidade
subsídios da formação de professores da educação básica
Roque Strieder, Anderson Luiz Tedesco, Tiago Eurico de Lacerda
1014-1031
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS03
A inovação no contexto educativo
perspectivas transformadoras para a formação de professores a partir do paradigma da complexidade
Karla Fernanda Wunder da Silva, Bettina Steren dos Santos, Mariangela Pozza
1032-1042
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS04
Navigating is imprecise
incorporating the complexity paradigm in teacher training
Diogo Bogéa
1043-1058
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS05
Pensamento complexo e crise da racionalidade moderna
notas para pensar educação e formação de professores
Sidinei Pithan da Silva, Ana Laura Alves de Araújo
1059-1071
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS06
Epistemological foundation of the complexity paradigm and dialogue with teacher education
Paulo Gomes Lima
1072-1086
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS07
Complex education:
a new teaching approach to teacher training in Basic Education
Marlene Zwierewicz, Daniele Saheb Pedroso, Michelle Jordão Machado
1087-1100
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS08
Re-ligar la formación docente
retos decoloniales planetarios-complejos en la Educación Básica
Milagros Elena Rodríguez
1101-1114
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS09
O Direito à educação sob os pressupostos teóricos do pensamento complexo
contribuições para a docência
Ricardo Antunes de Sá, Rosana de Sousa Pereira Lopes
1115-1134
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS10
Epistemologia complexa e as compreensões narrativas do vivido na pesquisa (auto)biográfica
Joelson de Sousa Morais
1135-1149
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS11
The complex look at the storyline and dramas of Pibid Mathematics during a pandemic crisis
Prof. Doutorando Carlos Alex Alves, Profa. Dra. Claudilene Gomes da Costa, Profa. doutoranda Agnes Liliane Lima Soares de Santana
1150-1167
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS12
Constitutive movement of the complex, transdisciplinary, and creative teaching practice in geometry
Ettiène Guérios, Heliza Colaço Góes, Adriano Aparecido da Silva
1168-1181
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS13
Local influence of teacher knowledge on the quality of education in high school
Ângela Mara de Barros Lara, Marcos Aurélio Brambilla
1182-1201
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS14
Qualidade de vida de professores da Educação Básica
dialogia com a complexidade e a ecoformação
Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha, Nájela Tavares Ujiie, Caroline Elizabel Blaszko
1202-1215
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS15
School, exigency and rigor
Contribution to a complex and inclusive approach
Rui Trindade, Daniela Ferreira, Ariana Cosme
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS16
Become a teacher-researcher:
the complexity in the decolonization of teacher training
Ana Patrícia Sá Martins, Regina Célia Vilanova-Campelo Vilanova-Campelo
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS17
Making a training-action proposal
tecitura colaborativa com professores da educação básica
Dariana Medeiros Andrade Salaman, Madalena Pereira da Silva
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS18
Complexidade e Educação Física. Para pensar a corporeidade
Amparo Villa Cupolillo
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS19
Articles
Desenho da condição profissional dos(as) pedagogos(as) no contexto organizacional
possibilidades e limitações
Luciano Lima Silva, José Leonardo Rolim de Lima Severo
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO01
Estilos de ensino
definições, características e possibilidades para a formação docente
Jerson Sandro Santos de Souza, Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO02
Reflections on the historiography of the Medieval University
A Look at the History of Education
SILVANA MALAVASI , Terezinha Oliveira, Viviane da Silva Batista
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO03
Recontextualization, digital culture and women scientists – scientific dissemination, made by undergraduates in Physics, on Instagram
Liliana Gabrielle Barbosa Luna, Ernesto Arcenio Valdés Rodriguez, João Eduardo Fernandes Ramos
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO04
Panorama histórico das propostas de redações do ENEM
um olhar sobre as temáticas e critérios de avaliação
Mireile Pacheco França Costa, Diego Andrade de Jesus Lelis, Pura Lucia Oliver Martins
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO05
Histórias de vida de professores de educação física iniciantes: tempos, contextos e sujeitos da formação
Jose Angelo Gariglio
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO06
Make a Submission
Make a Submission
Language
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Métricas
Qualis A1
atribuído pela CAPES no quadriênio 2017-2020.
Indexadores
Sugestão de leitura
Redes Sociais
Developed By
Open Journal Systems