Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
À propos
À propos de cette revue
Comité éditorial
Déclaration de confidentialité
Numéro courant
Archives
Soumissions
NOMINATA 2018
Instruções aos Autores
Template de Publicação
Notícias
Contact
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 22 No 75 (2022): Arquivos pessoais e/na educação: passados reinscritos no presente
Vol. 22 No 75 (2022): Arquivos pessoais e/na educação: passados reinscritos no presente
Publiée:
2022-12-08
Apresentação
Arquivos pessoais e/na educação
passados reinscritos no presente
Maria Celi Chaves Vasconcelos, Maria Teresa Santos Cunha, Doris Bittencourt Almeida, Tatiane de Freitas Ermel, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AP01
Dossiê
Arquivos pessoais e História da Educação
guardar o passado para intervir no presente
Ana Maria Pessoa
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.DS01
Uma coleção para guardar e ensinar
o caderno de receitas da viscondessa do Arcozelo
Maria Celi Chaves Vasconcelos
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.DS02
Histórias Vitalinas de uma Tropeira da Instrução (1937-2007)
acervos, territórios e trajetórias
Amália Cristina Dias da Rocha Bezerra
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.DS03
Um arquivo em migalhas
o arquivo pessoal “público” de um historiador catarinense.
Karla Simone Willemann Schütz
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.DS04
Do foro íntimo ao institucional
o processo de arquivamento dos documentos pessoais de Clodomir Vianna Moog e sua potência para a pesquisa em História da Educação
Mara Rosane Haubert, Luciane Sgarbi Santos Grazziotin
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.05
Percursos do professor anarquista João Penteado e a formação de um arquivo pessoal:
documentos que contam História
Luciana Eliza dos Santos
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.DS06
Números entre letras
o arquivo pessoal de Malba Tahan
André Paulilo
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.DS07
A constituição de um arquivo pessoal na negação da história coletiva
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.DS08
Ser e estar professor em diferentes realidades:
neurociências e envelhecimento docente – aspectos convergentes
Arnaldo Nogaro, Daniela Jéssica Veroneze
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.DS09
Artigos
A matematização da pedagogia:
vestígios do cientificismo nas escolas paranaenses
Waléria Adriana Gonçalez Cecílio
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO01
Formação profissional, processos educativos e evasão
Jullyana Souza Santos, Matheus Bernardo Silva
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO02
A presença do intelectual Pe. Leonel Franca S. J. nos periódicos jesuítas portugueses (1930 – 1940)
Aldemir Barbosa da Silva
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO03
Memórias de leitura literária
o tempo vivido e a formação de professoras
Geisa Magela Veloso
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO04
Estágios Curriculares Supervisionados das Dupla Licenciaturas em Letras IFSP
potencialidades e desafios
Flavia Hatsumi Izumida Andrade, Rosa Yokota
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO05
As desigualdades brasileiras começam na escola:
escolarização voltada ao Trabalho Decente e ao Pronatec
Erika Ferreira Floriano, Maria Lourdes Gisi, Leandro Aparecido do Prado
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO06
As experiências nas práticas curriculares de professoras:
águas carregadas em peneiras do tempo
Ana Priscila De Lima Araújo Azevedo, Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO07
Reflexões sobre o Perfil dos Discentes Cotistas da UESB
Maisa Oliveira Melo Ferraz, Ennia Débora Passos Braga Pires, Soane Santos Silva
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO08
Reordenamento de escolas e municipalização do ensino:
o que dizem as pesquisas
ERINEUDA DO AMARAL SOARES, Eloisa Maia Vidal
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO09
Estratégias de aprendizagem empregadas por professores da educação básica em exercício
Humberto José Cardoso Pianca, Paula Mariza Zedu Alliprandini
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO10
Institutos Federais e oferta de cursos de formação de professores:
avanços, desafios e possibilidades
Sandra Maria Nascimento de Mattos, José Roberto Linhares de Mattos, Romaro Antonio Silva
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO11
Faire une soumission
Faire une soumission
Langue
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Métricas
Qualis A1
atribuído pela CAPES no quadriênio 2017-2020.
Indexadores
Sugestão de leitura
Redes Sociais
Développé par
Open Journal Systems