Estágios Curriculares Supervisionados das Dupla Licenciaturas em Letras IFSP

potencialidades e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO05

Resumo

Os estágios curriculares supervisionados (ECS) das Duplas Licenciaturas em Letras dos Institutos Federais de São Paulo (IFSP) apresentam algumas peculiaridades comparadas a outras Instituições de Ensino Superior, por isso, é importante realizar estudos que visem compreender como e sob quais perspectivas esse componente curricular vem sendo desenvolvido nessas instituições. Deste modo, objetivou-se analisar como se configuram os ECS e sob quais concepções de estágio. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com foco na análise documental (Projetos Pedagógicos de Curso
– PPCs e os seus Manuais de Estágio). A análise desses documentos foi realizada a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo. Constatou-se que não há vinculação com uma disciplina curricular para sua execução e existe a possibilidade de haver diferentes orientadores. No que tange às concepções de estágio, percebem-se indícios de que os ECS são concebidos como práxis e/ou pesquisa por algumas explicitações nos documentos, mas ao se analisarem as atribuições de orientadores e definição de estágio, fica evidente que o ECS é visto como o momento de prática, tanto como reprodutora de modelos e como instrumentação técnica. Desse modo, apontamos alguns desafios a serem superados, tais como a falta de autonomia dos discentes em organizar sua documentação de estágio e o fato de haver poucos momentos que abordem a reflexão e a teorização da prática dentro dos documentos.

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Biografia do Autor

Flavia Hatsumi Izumida Andrade, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, BR. Doutoranda em Linguística.

Rosa Yokota, Universidade Federal de São Carlos

Possui Bacharelado (1991) e Licenciatura em Letras Português e Espanhol (1993) pela Universidade de São Paulo (USP), onde mais tarde concluiu o mestrado em Linguística (2001),  doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.) (2007) e foi Pesquisadora Colaboradora do Departamento de Letras Modernas, Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americana da USP (2018-2019). Atualmente é Professora Associada 3 da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sendo docente do Curso de Licenciatura em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar.

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Publicado

2022-12-08

Como Citar

Izumida Andrade, F. H., & Yokota, R. (2022). Estágios Curriculares Supervisionados das Dupla Licenciaturas em Letras IFSP: potencialidades e desafios. Revista Diálogo Educacional, 22(75). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO05