Ser e estar professor em diferentes realidades:

neurociências e envelhecimento docente – aspectos convergentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.DS09

Resumo

O artigo foi produzido com base em uma das categorias de análise da pesquisa de campo, de caráter exploratório e de natureza qualitativa, sobre as “Trajetórias de vida e desenvolvimento profissional: percepções e relatos de experiências de professores da Educação Básica em final de carreira”. Ela foi desenvolvida com a intenção de identificar percepções e oportunizar relatos de experiências
de professores da Educação Básica. O público-alvo da pesquisa foi composto por quinze professores em final de carreira, que possuíam uma média de 32,5 anos de experiência docente, todos com formação superior em diferentes áreas do conhecimento, com pós-graduação concluída e atuantes em escolas da rede pública do Alto Uruguai Gaúcho. A pesquisa foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas, autorizadas e gravadas em áudio. Como objetivo, este trabalho busca analisar os pressupostos de ser e estar professor em final de carreira e em diferentes realidades, bem como os aspectos das neurociências (consciência, emoção e motivação) à luz dos seus relatos de experiências. Diante disto, a pesquisa adquire importância em decorrência da existência de poucos estudos no Brasil sobre a temática. Compreende-se que quando se pesquisa e se dá voz aos professores, em especial aqueles em final de carreira, cria-se espaços para que eles se tornem conscientes de suas carreiras, dando também motivos para admirá-las e orgulhar-se delas. Nesse enfoque, proporciona-se momentos de introspecção e serve como fonte de resgate, de memória, de experiências e de emoções, para compreender melhor a identidade docente que permeia o seu ser pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arnaldo Nogaro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Erechim e Frederico Westphalen

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Antropologia Filosófica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduado em Filosofia pela Faculdade Filosofia Imaculada Conceição. Docente de cursos de graduação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Erechim e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões – URI, Frederico Westphalen, RS, Brasil. Lider do grupo de pesquisa Ética, Educação e Formação de Professores.

Daniela Jéssica Veroneze, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Doutoranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Frederico Westphalen. Mestre em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Frederico Westphalen. Bolsista Capes Modalidade I de doutorado. Licenciada em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Erechim. Professora da rede estadual do Rio Grande do Sul. Membro pesquisadora do grupo de pesquisa Ética, Educação e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Como Citar

Nogaro, A., & Veroneze, D. J. (2022). Ser e estar professor em diferentes realidades:: neurociências e envelhecimento docente – aspectos convergentes. Revista Diálogo Educacional, 22(75). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.DS09