As experiências nas práticas curriculares de professoras:

águas carregadas em peneiras do tempo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO07

Resumo

O artigo intitulado “As experiências nas práticas curriculares de professoras: águas carregadas em peneiras do tempo” se insere no campo de discussões sobre currículo e práticas curriculares, em que, partimos da indagação: como as vivências de professoras egressas de uma universidade pública no agreste pernambucano se configuram como memórias e são trazidas à tona por meio da construção de documentos pessoais e (auto)narrativos. Assim, tivemos como objetivo compreender como as práticas curriculares de docentes se constituem enquanto experiências que podem representar uma desestabilização às prescrições curriculares hegemonizadas. Tivemos o auxílio de estudos sobre memórias de professores (Moraes, 2015) bem como traçamos essa discussão em movimento com a noção de experiência, a partir dos estudos de Derrida, como uma travessia e não como algo que se possa portar. Desta forma no percurso teórico-metodológico fizemos uso da escrita (auto)biográfica usando como fontes de construção de dados, uma escrita (auto)referencial, a partir da construção de documentos pessoais. Assim, tivemos como resultado a possibilidade de apreender as experiências enquanto um movimento não estático e apenas ligado ao acúmulo temporal, mas que se constituem como traços do vivido, estes traços perpassam as práticas curriculares docentes e estão presentes não só nos modos de desenvolvimento da aula como também perpassam de maneira privilegiada os processos formativos das colaboradoras da pesquisa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Priscila De Lima Araújo Azevedo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda (Programa de pós-graduação em educação contemporânea) Educação.

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Educação.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Como Citar

De Lima Araújo Azevedo, A. P., & Andrade Ataíde de Almeida, L. . (2022). As experiências nas práticas curriculares de professoras: : águas carregadas em peneiras do tempo . Revista Diálogo Educacional, 22(75). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO07