Formação profissional, processos educativos e evasão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO02

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado em educação que procurou investigar as aproximações entre evasão e processos educativos na formação profissional. Estabeleceu-se como objetivo analisar a compreensão de professores sobre a relação entre evasão e processo educativo em um determinado curso técnico de um Instituto Federal localizado na Região Nordeste do Brasil. Partiu-se da hipótese de que a formação profissional dos docentes integrantes do curso em análise, predominantemente técnica, pode contribuir, mesmo que indiretamente, para a evasão. Tomaram-se como referencial teórico-metodológico elementos do materialismo histórico-dialético e, por consequência, da teoria pedagógica histórico-crítica, no que se refere à concepção de educação e à função social do professor. Como procedimentos metodológicos, foi aplicado um questionário e realizada uma entrevista semiestruturada com os seis professores que compõem o corpo docente do curso em análise. Os resultados apontam que, a partir do olhar dos professores, não se estabelece uma reflexão sobre a falta de formação pedagógica coesa como uma das dimensões que implicam o elevado índice de evasão. Constata-se uma visão pragmática de educação, reforçando a ideia produtivista da educação profissional. Contrapondo tal cenário, aponta-se como fundamental a formação pedagógica dos professores por meio da pedagogia histórico-crítica que culmine na formação integral dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jullyana Souza Santos, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Mestra em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), graduada em Engenharia Civil pelo Centro Universitário (CESMAC) e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Tecnológica de Alagoas (FAT). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro. Desenvolve pesquisas na área de Trabalho e Educação, com ênfase nos seguintes temas: Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), Cultura de Segurança, Educação Profissional e Tecnológica.

Matheus Bernardo Silva, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Pós-Doutor em Educação. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Licenciado em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atualmente é Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL e no Curso de Licenciatura em Educação Física da UNISUL. Desenvolve pesquisa na área de Educação e de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia das Ciências da Educação, Teorias da Educação, Prática Pedagógica, Educação Escolar, Educação Física Escolar.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Como Citar

Santos, J. S., & Silva, M. B. (2022). Formação profissional, processos educativos e evasão. Revista Diálogo Educacional, 22(75). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO02