Histórias Vitalinas de uma Tropeira da Instrução (1937-2007)

acervos, territórios e trajetórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.DS03

Resumo

A pesquisa sobre a trajetória de escolarização e de atuação profissional de Severina Félix de Araújo foi realizada a partir do acervo privado, onde consta documentos escolares, fotografias e registros autobiográficos. A legatária do acervo produziu uma arvore genealógica e dos níveis de instrução de sua família, na qual ela foi a primeira de uma geração a ingressar na escola pública na infância. Antes de si e depois de si, Severina procurou saber datas de nascimento, casamento, níveis de instrução dos filhos, netos e bisnetos de sua mãe, Vitalina Pereira de Araújo. Assim, a investigação pretende situar porque Severina foi a primeira a ter uma trajetória escolar e se tornar docente. A professora ainda produziu um caderno com dados sobre as matrículas que exerceu no magistério, com datas de ingresso, escolas e séries lecionadas. A documentação, cotejada com a historiografia, permite conhecer a trajetória de escolarização vivenciada da década de 1930 a 1970 e o exercício do magistério até a aposentadoria nos anos 2000. A necessidade de migrações, mudanças de bairros, cidades e estados deu contornos às oportunidades educativas e profissionais. A partir da trajetória de Severina emergem aspectos da história da oferta da escola pública e da profissão docente no Brasil no século XX. Nessa perspectiva, para além de apresentar uma trajetória escolar e profissional a partir do acervo privado, a documentação foi cotejada com a historiografia da educação para analisar como sujeito, estrutura e contexto se espreitam no processo histórico e as intenções de memória inscritas na constituição deste acervo biográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amália Cristina Dias da Rocha Bezerra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Como Citar

Dias da Rocha Bezerra, A. C. (2022). Histórias Vitalinas de uma Tropeira da Instrução (1937-2007): acervos, territórios e trajetórias. Revista Diálogo Educacional, 22(75). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.DS03