Do foro íntimo ao institucional

o processo de arquivamento dos documentos pessoais de Clodomir Vianna Moog e sua potência para a pesquisa em História da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.05

Resumo

O estudo tem como objetivo geral identificar as diferentes etapas que envolveram o processo de salvaguarda de documentos, sua potencialidade como documento histórico e para as discussões referentes à História da Educação. De modo específico, esse estudo centrou-se no processo de arquivamento dos documentos do escritor Gaúcho Clodomir Vianna Moog, guardados em nível privado, até sua disponibilização no arquivo do Memorial Jesuíta, localizado na Biblioteca Central da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. O suporte metodológico abrangeu a História Oral e a análise documental histórica. De acordo com os pressupostos da história cultural e da História da Cultura Escrita, foi possível compreender que os arquivos pessoais são fontes históricas de fundamental importância para o fornecimento de subsídios e para problematização de tempos, espaços, sujeitos e seus modos de inserção na sociedade. O trabalho arquivístico desenvolvido nos documentos pessoais deve ser orientado pela gênese dos artefatos culturais. Além disso, entende-se que a custódia do patrimônio documental pessoal deve ser precedida do interesse de disponibilização para pesquisas, e o acesso aos pesquisadores deve ser facilitado e mais bem compreendido. A partir do estudo, foi possível vislumbrar que o campo de pesquisas em arquivos pessoais vem se alargando no que se refere ao interesse de distintas áreas do conhecimento sobre arquivos pessoais. Assim, alguns entendimentos acerca do seu aspecto privado se ampliaram, e a fonte documental de natureza pessoal pode fornecer subsídios indispensáveis para a historiografia.

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Biografia do Autor

Mara Rosane Haubert, Escola Anita Garibaldi - SEMEC

Mestre em Educação, com ênfase em Arquivos Pessoais, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS  na Linha de Pesquisa: História, Educação e Políticas. Bolsista CAPES/PROEX. Graduada em Licenciatura em Letras pela mesma universidade. Professora de Língua Portuguesa 2ª CRE- Magistério Normal. Foi bolsista de Iniciação Científica Unisinos por cinco anos- UNIBIC.

Luciane Sgarbi Santos Grazziotin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutora em Educação.

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Publicado

2022-12-08

Como Citar

Haubert, M. R., & Santos Grazziotin, L. S. (2022). Do foro íntimo ao institucional: o processo de arquivamento dos documentos pessoais de Clodomir Vianna Moog e sua potência para a pesquisa em História da Educação. Revista Diálogo Educacional, 22(75). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.05