A matematização da pedagogia:

vestígios do cientificismo nas escolas paranaenses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO01

Resumo

Este artigo é fruto da pesquisa realizada para a tese de doutorado intitulada “Avaliação da matemática escolar: contribuições da Pedagogia da Escola Nova”. A pesquisa, bibliográfica e documental tem como objetivo apreender as ações implementadas pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais (CEPE) na segunda metade da década de 1950 e busca responder à questão norteadora: quais vestígios da matematização da pedagogia podem ser apreendidos nas fontes históricas que fazem parte do acervo pessoal da Professora Pórcia Guimarães Alves, uma representante da Avaliação Objetiva? A investigação, orientada pela História Cultural, tem como conceitos norteadores o de cultura escolar (JULIA, 2001), estratégias e táticas (DE CERTEAU, 2011), e os estudos sobre pedagogia científica (VALENTE, 2016) e (PINHEIRO; VALENTE, 2015). O estudo mostrou forte movimento de observação e direcionamento do ensino, tal que os estudos realizados pelo CEPE, por meio de ferramentas estatísticas, quantificavam o aprendizado e ampliavam a prática de novas estratégias metodológicas e avaliativas a partir de experiências que levavam em consideração os conhecimentos matemáticos. Também foi possível constatar que as práticas inovadoras, adotadas pelas escolas primárias no período de estudo, revelam a preocupação com a matematização da pedagogia e a adoção de critérios e processos que assegurem a objetividade na verificação do rendimento escolar a partir de práticas pedagógicas orientadas e organizadas pelo Centro de Demonstração do Ensino Primário do Paraná.

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Biografia do Autor

Waléria Adriana Gonçalez Cecílio, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação, Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia, Especialista em Gestão e Liderança Universitária, Graduada em Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia. Experiência profissional como professora do Ensino Fundamental e Graduação em Licenciaturas e Engenharias, Pós-graduação, Extensão, tutoria EAD, autora de material didático para o Ensino Superior e professora atuante em assuntos relacionados ao atendimento da legislação vigente para a Regulação de Cursos de Graduação. É membro da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância e do GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil. Atualmente realiza pesquisas na área de Formação de Professores e História do Ensino da Matemática.

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Publicado

2022-12-08

Como Citar

Cecílio, W. A. G. (2022). A matematização da pedagogia: : vestígios do cientificismo nas escolas paranaenses. Revista Diálogo Educacional, 22(75). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO01