Vol. 19 Núm. 62 (2019): A CIBERCULTURA CONTADA NA SÉRIE BLACK MIRROR: dilemas, fundamentos e provocações para a educação e a formação de professores nos cotidianos

Publicado: 2019-10-02

Apresentação

  • Apresentação

    Edméa Oliveira dos Santos, Tania Lucía Maddalena, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
    920-931
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.AP01

Dossiê

  • Por que Black Mirror dá muito o que pensar?

    Lucia Santaella, Martha Gabriel
    932-947
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS01
  • Dotando robôs com habilidades socioemocionais: presente, futuro e implicações éticas

    Patricia Jaques
    948-969
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS02
  • USS Callister: universos de ficción y aprendizaje de lenguas

    Tania Lucía Maddalena, Ana Sevilla Pavón
    970-986
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS03
  • As tecnologias computacionais contemporâneas e a educação: contribuições do ciborgue e dos objetos inteligentes

    Thiago Marcondes Santos, Edméa Oliveira dos Santos, Denise Del Re Filippo
    987-1009
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS04
  • Redes que tejen conocimientos: hipermediando la enseñanza en la Universidad

    María Mercedes Martín
    1010-1022
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS05
  • Tecnologias digitais, espetáculo e violência na escola: uma análise de “Urso Branco”

    Ana Lara Casagrande, Aliana França Camargo Costa, Terezinha Fernandes
    1023-1041
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS06
  • Narrativas tecnofóbicas na Cibercultura: representações da ciência e tecnologia a partir da série Black Mirror

    Kaio Eduardo Oliveira, Cristiane de Magalhães Porto
    1042-1060
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS07
  • “Manda Quem Pode”, a violência como ressonância do crime de pedofilia

    Telma Brito Rocha
    1061-1077
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS08
  • “Black Mirror” e aprendizagens em rede: distopia, retrotopia e utopias em vivências (trans)formadoras na educação

    Adriana Rocha Bruno, Judilma Aline Silva, Sebastião Gomes Almeida Júnior
    1078-1104
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS09
  • Uso do seriado Black Mirror no ambiente acadêmico

    Patricia Lupion Torres, Leonardo Silva, Danielle Cristine Boaron
    1105-1127
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS10
  • Rede social e comunicação ubíqua: o que podemos aprender com Black Mirror?

    Dilton Ribeiro Couto Junior, Rosemary dos Santos, Luciana Velloso
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS11
  • Black Mirror e o espetáculo revisitado: um estado da arte e algumas reflexões

    Monica Fantin, José Douglas Alves dos Santos, Karine Joulie Martins
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS12
  • Realidade aumentada na escola: experiências de aprendizagem em espaços híbridos

    Patrícia Brandalise Scherer Bassani
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS13
  • Facebook Dating: discussões sobre impactos sociais do novo recurso tecnológico do Facebook

    Pollyana Ferrari Teixeira, Mariana Leonhardt Hallage
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS14

Artigos

  • Por uma didática decolonial: aproximações teóricas e elementos categoriais

    Alder Dias, Waldir Ferreira de ABREU
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.AO01
  • Análisis de las dimensiones del compromiso cognitivo a nivel postsecundario desde una perspectiva socio-cognitivista

    Anastassis Kozanitis
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.AO02
  • Sobre Dewey, jogos digitais e ensino de História

    Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Kauan Pessanha Soares
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.AO03
  • Ensino de dança na escola: desafios e perspectivas na visão de professores

    Cecília Silvano Batalha, Giseli Barreto da Cruz
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.AO04
  • Eficácia escolar: boas práticas à luz de estudos do governo brasileiro e das agências multilaterais

    Edivaldo-Cesar Camarotti Martins, Adolfo-Ignacio Calderón
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.AO05