Uso do seriado Black Mirror no ambiente acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS10

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa, desenvolvida por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação de uma universidade privada do Estado do Paraná. Considerando a crescente busca por inovações no ambiente educacional, foi realizado em sala de aula uma atividade utilizando uma série televisiva que provoca uma reflexão crítica sobre uso da tecnologia e comportamento da sociedade. Foi realizada uma discussão reflexiva em relação ao episódio Queda Livre, do seriado Black Mirror e posteriormente um roteiro de análise fílmico com perguntas sobre os aspectos técnicos, impacto na formação e contribuição para a disciplina. Os resultados obtidos demonstram o interesse na dinâmica e que a inserção desse tipo de mídia em sala de aula permitiu, além da absorção do conteúdo, o envolvimento do estudante como sujeito crítico, capaz de compreender e refletir sobre as informações e mensagens contidas nos conteúdos midiáticos disponíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Lupion Torres, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Pós doutorado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto- Portugal. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR, professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Professora permanente do mestrado e doutorado em Educação da PUCPR.

Leonardo Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutorando em Educação no Programa de Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, ingresso em 2018, com foco na linha de pesquisa de Prática Pedagógica no Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Educacionais. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009) MBA em Gestão Empresarial pela parceria HSM / PUCPR (2014) Graduado em Administração pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná (2011) Graduado em Desenho industrial - Programação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Atualmente professor do curso de Design da PUCPR.

Danielle Cristine Boaron, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Desenho Industrial - Programação Visual (Design Gráfico) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011). Recebeu o prêmio Marcelino Champagnat (PUCPR) pelo melhor desempenho durante todo o período letivo. Mestre em Educação (2016), especialista em Animação e Efeitos Visuais (2018) e designer na Coordenadoria de Tecnologias Educacionais da PUCPR.

Downloads

Publicado

2019-10-02

Como Citar

Torres, P. L., Silva, L., & Boaron, D. C. (2019). Uso do seriado Black Mirror no ambiente acadêmico. Revista Diálogo Educacional, 19(62), 1105–1127. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS10