Black Mirror e o espetáculo revisitado: um estado da arte e algumas reflexões

Autores

  • Monica Fantin Universidade Federal de Santa Catarina
  • José Douglas Alves dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Karine Joulie Martins Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS12

Resumo

Este artigo discute aspectos da série de televisão britânica Black Mirror, criada por Charlie Brooker em 2011 – e no ar desde então –, com enfoque nas áreas da Educação e Comunicação e apresenta um estado da arte. O intuito é tensionar alguns temas e revisitar certos conceitos a partir de um mapeamento das produções acadêmicas sobre esta série no Brasil até o momento, a partir das seguintes fontes pesquisadas: o Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto (oasisbr); o Portal de Livre Acesso à Produção em Ciências da Comunicação (Portcom); o Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (RI/UFSC); a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. A análise dos dados sugere que a série vem ganhando destaque no cenário acadêmico brasileiro, e a partir da ideia de espetáculo revisitado, o texto tece algumas considerações sobre alguns temas recorrentes acerca dos usos das novas tecnologias digitais e das relações sociais mediadas por dispositivos complexos no contemporâneo - uso e controle das mídias, vigilância e estruturas de poder, desumanização, cegueira moderna, relações sociais contemporâneas -, discutidos a partir de um ou mais episódios da série. A partir de um dos fios condutores nas diversas tramas, a crítica ao uso distorcido da tecnologia que parece cada vez mais assemelhar-se a aspectos da realidade, o texto discute a ideia de espetáculo de modo a atualizar a relação entre coisa, imagem e sujeito a partir de novos modos de sentir no contemporâneo.

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Biografia do Autor

Monica Fantin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciencias da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Infância, Comunicaçào Cultura e Arte, NICA, UFSC/CNPq.

José Douglas Alves dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e participa do Grupo de Pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte, NICA, UFSC/CNPq. 

Karine Joulie Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Cinema e mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é doutoranda em Educação pela mesma Universidade, membro do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte, NICA, USFC/CNPq

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Publicado

2019-10-02

Como Citar

Fantin, M., Santos, J. D. A. dos, & Martins, K. J. (2019). Black Mirror e o espetáculo revisitado: um estado da arte e algumas reflexões. Revista Diálogo Educacional, 19(62). https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS12