Realidade aumentada na escola: experiências de aprendizagem em espaços híbridos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS13

Resumo

As tecnologias de realidade aumentada possibilitam experiências em espaços híbridos, misturando o físico e o virtual por meio de representações tridimensionais. Este estudo tem por objetivo compartilhar práticas educativas em realidade aumentada desenvolvidas no contexto escolar e refletir sobre o envolvimento e a participação dos alunos na criação desses espaços híbridos. O estudo, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, se apoia no método da Cartografia. Os dados foram produzidos no contexto do projeto Ambientes de Aprendizagem na Web desenvolvido na Universidade Feevale. Durante os anos de 2017 e 2018 foram propostas e desenvolvidas nove práticas educativas com o uso dos aplicativos Quiver e HP_Reveal. As práticas foram analisadas à luz de três categorias de participação: passiva, ativa e perceptiva. Na categoria de participação passiva o espectador observa, explora a obra; na participação ativa o espectador se torna parte da obra, explorando, intervindo, a fim de colaborar com a construção da mesma; na participação perceptiva, o espectador e o autor estabelecem uma relação recíproca, a partir da interatividade, que pode estar imposta através de interfaces computacionais. Resultados mostram que as experiências de aprendizagem em realidade aumentada desenvolvidas possibilitaram a imersão do sujeito/aluno no espaço híbrido por meio de práticas de participação ativa e perceptiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Brandalise Scherer Bassani, Universidade Feevale

Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil(2006)
Professor titular do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale , Brasil

Downloads

Publicado

2019-10-02

Como Citar

Bassani, P. B. S. (2019). Realidade aumentada na escola: experiências de aprendizagem em espaços híbridos. Revista Diálogo Educacional, 19(62). https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS13