As tecnologias computacionais contemporâneas e a educação: contribuições do ciborgue e dos objetos inteligentes

Autores

  • Thiago Marcondes Santos Programa de Pós Graduação em Informática da UNiversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- PPGI- UNIRIO http://orcid.org/0000-0003-0209-3370
  • Edméa Oliveira dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Denise Del Re Filippo Escola Superior de Desenho Industrial -ESDI-UERJ

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS04

Resumo

Neste artigo discutimos as tecnologias computacionais ubíquas e seus desdobramentos para a sociedade na área da educação. Refletimos, com base em nossa pesquisa (SANTOS et al, 2015), as implicações provocadas na educação através da possibilidade de novas práticas pedagógicas no processo de aprendizagem na escola do século XXI. Também utilizamos episódios da série Black Mirror para enriquecer nosso debate sobre a aprendizagem em tempos onde os conceitos de objetos inteligentes e ciborgues já estão presentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edméa Oliveira dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação.

Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Denise Del Re Filippo, Escola Superior de Desenho Industrial -ESDI-UERJ

Doutora em Engenharia de Software pelo Departamento de Informática da PUC-Rio (2008). Possui graduação em Engenharia Eletrônica (1986) e de Telecomunicações (1987) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991). Possui graduação em Música (1985) pelo CBM.

Downloads

Publicado

2019-10-02

Como Citar

Marcondes Santos, T., Santos, E. O. dos, & Filippo, D. D. R. (2019). As tecnologias computacionais contemporâneas e a educação: contribuições do ciborgue e dos objetos inteligentes. Revista Diálogo Educacional, 19(62), 987–1009. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS04