Anúncios

Edição Atual

v. 24 n. 83 (2024): A Educação no mundo das plataformas, da conectividade e da inteligência artificial
Publicado: 2024-12-09

Apresentação

Dossiê

  • La emergencia de la alfabetización crítica en IA La reconstrucción social de la ciudadanía en democracias bajo acecho digital

    Alejandro Artopoulos, Alejandra Lliteras
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS01
  • História e Inteligência Artificial uma análise sobre as percepções de discentes sobre a automação da pesquisa e do ensino em História.

    André Luiz da Silva
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS02
  • Inteligência Artificial em Contextos Restritos de Recursos uma revisão no ensino de ciências

    Osmundo Rocha Claudino, Diego Dermeval, Luiz Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS03
  • Representações de mães com filhos análises das interpretações do ChatGPT

    Carine Bueira Loureiro, Fábio Yoshimitsu Okuyama
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS04
  • A inteligência artificial na educação será o professorado substituível?

    Candido Alberto Gomes, Carlos Ângelo de Meneses Sousa, Maria Cecília Fierro
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS05
  • Educação tecnológica na era da plataformização a Academia Cisco

    Edgar Roberto Kirchof, Vital Pereira dos Santos Junior, Augusto Russini
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS06
  • Aperfeiçoamento educativo ou gestão comunicacional? Sobre o significado pedagógico da plataformização para a educação

    Juliana Rossi Duci, Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória, João Mauro Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS07
  • Neoliberalismo e a constituição de professores de Matemática na sociedade infocrática da sedução

    Fernando Fogaça, Fernanda Wanderer
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS08
  • Colonialismo Digital desafios para a educação das mulheres numa perspectiva decolonial

    Elisangela Hahn dos Santos Santiago, Jaci de Fatima Souza Candiotto, Leoncio Santiago
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS09
  • Dimensões para formações críticas frente às tecnologias orientadas por dados

    Jaciara de Sá Carvalho, Roberto Cardoso Freire da Silva
  • Go with the flow? Professor, Influencer e a crise no sistema de peritos

    Moysés Pinto Neto
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS11
  • Educação das infâncias no YouTube problematizações a partir da parceria “Felipe Neto e Minecraft”

    Daniela Ripoll, Bianca Salazar Guizzo, Joici Oliveira Ferreira Rocha
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS12
  • TecnoContos ficções sonoras, tecnologias e educação

    Tania Lucía Maddalena
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS13

Artigos

  • O futuro do professor é online? Implicações políticas, sociais e pedagógicas

    Elaine Conte, Patrícia Gusmão Maciel, Amarildo Luiz Trevisan
  • Projeto CONNECT e a contribuição das tecnologias digitais na formação continuada de professores

    Patrícia Lupion Torres, Raquel Pasternak Glitz Kowalski, Regina Liberato Shibuta
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO02
  • “Em suaves preceitos” conselhos para a formação católica feminina nos finais do século XIX

    Maria Celi Chaves Vasconcelos, Maria Teresa Santos Cunha
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO03
  • Livro didático na Educação Infantil Perspectivas e expectativas das professoras

    Débora Figueiredo, Geisa Magela Veloso
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO04
  • Estudo comparado do financiamento de políticas de ampliação da jornada escolar no Brasil e no Uruguai

    Carlos Antônio Diniz Júnior
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO05
  • Doutrina social da Igreja um novo paradigma de gestão às Instituições de Educação Superior no Brasil

    Valdir Borges, Sirley Terezinha Filipak, Jairo de Sousa Coelho
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO06
  • Gestão municipal da escola rural em Londrina/PR (1949-1992)

    Gabriela da Silva Sacchelli, Tony Honorato
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO07
  • Educação, democracia e modernidade no movimento dos pioneiros da Educação Nova (Brasil, 1932/1959)

    Carlos Renato Carola, Mário Henrique Leite Souza
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO08
  • A crítica ao humanismo como ideologia na educação

    Alessandro de Melo, Ana Claudia Marochi
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO09
Ver Todas as Edições

DOSSIÊS COM PUBLICAÇÃO EM 2025

MARÇO DE 2025

 Dossiê: Ensino médio e projeto de vida pelas Representações Sociais

 Ementa

A discussão do Ensino Médio envolve inúmeras questões. Pretende-se discutir neste dossiê especificamente a proposta sobre o desenvolvimento do Projeto de Vida proposto pela BNCC. Tem havido inúmeros debates e pesquisas, os quais procuram compreender o desenvolvimento desta iniciativa pelas escolas, os problemas que ela apresenta, as possibilidades de seu desenvolvimento junto a jovens do Ensino Médio. Pautar esta discussão em um dossiê é assim uma oportunidade de ampliar e aprofundar o debate sobre políticas para o Ensino Médio, as oportunidades do jovem na sociedade atual, compreender suas representações e os processos de construção de sua subjetividade. O dossiê está aberto para ampliar o debate e compreender como outros países têm discutido esta problemática. Assim, artigos de pesquisas realizadas em outros países, sobre a temática, serão acolhidos se apresentados à Revista Diálogo Educacional. 

Editoras Associadas:

Clarilza Prado de Sousa (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP; Fundação Carlos Chagas - FCC) https://orcid.org/0000-0001-6417-7030

Romilda Teodora Ens (Professora e pesquisadora aposentada na PUCPR) https://orcid.org/0000-0003-3316-1014

Dorra Ben Alaya (Universidade El Manar de Tunis - Tunísia) - [email protected] https://orcid.org/0000-0002-8277-707X

Prazo de submissão: de 1º a 31 de outubro de 2024

Previsão de publicação: março de 2025, v. 25, n. 84.

 

JUNHO DE 2025

Dossiê: Crianças, interações e brincadeira na Educação Infantil

Ementa:

As interações e a brincadeira são eixos norteadores do currículo da Educação Infantil. Em tal direção, o dossiê temático tem como objetivo compartilhar investigações empíricas com crianças, realizadas no âmbito de instituições de Educação Infantil (creche e pré-escola), que tenham como foco as interações e a brincadeira. Desse modo, interessa ao dossiê investigações que evidenciem os efeitos das interações e brincadeiras das crianças em seus processos de socialização, na produção de culturas infantis, nas aprendizagens emergentes do contexto de vida cotidiana institucional, no convívio com as diferenças, assim como em seus modos de expressão por meio de diferentes linguagens.

 

 

Editores associados:

Rodrigo Saballa de Carvalho (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS) https://orcid.org/0000-0002-8899-0998

André da Silva Mello (Universidade Federal do Espírito Santo – UFES) https://orcid.org/0000-0003-3093-4149

Irene Moya-Mata (Universidade de Valência – Espanha) https://orcid.org/0000-0002-9428-5179

Prazo de submissão: de 1º a 31 de janeiro de 2025

Previsão de publicação: junho de 2025 – v. 25, n.85

 

SETEMBRO DE 2025

Dossiê: Formação e práticas docentes para uma educação emancipadora: direitos humanos, sustentabilidade e transdisciplinaridade

Editoras Associadas:

Caroline Elizabel Blaszko (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal - UFMS) https://orcid.org/0000-0002-9741-2823

Bárbara Amaral Martins (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal - UFMS) https://orcid.org/0000-0003-4278-1661

Myriam Esther Ortiz-Padilla (Universidad Simón Bolívar - Colômbia) https://orcid.org/0000-0001-8964-9428

Ementa:  

A educação emancipadora de base freireana é uma relação estabelecida entre educação e política com foco no potencial educativo, dialógico e social de engajamento dos indivíduos no/com o mundo.  Por essa via, este dossiê tem por base aglutinar pesquisas e estudos, de pesquisadores nacionais e internacionais, correlacionados a formação de professores (inicial e continuada), a prática docente, direitos humanos, sustentabilidade, transdisciplinaridade e demais temáticas correlatas para nutrir a compreensão de educação emancipatória de crianças, adolescentes e adultos na seara da formação humana e integral.

Prazo de submissão: de 1º a 30 de abril de 2025

Previsão de publicação: setembro de 2025 – v. 25, n. 86

 

DEZEMBRO DE 2025

Dossiê: Quais currículos têm sido produzidos com e/ou para as infâncias? Disputas, resistências e criação de possíveis em problematizações.

 Editores associados:

Danilo Araújo de Oliveira (Universidade Federal do Maranhão - UFM) https://orcid.org/0000-0003-3222-3172

Constantina Xavier Filha (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS) https://orcid.org/0000-0002-7431-5123

Rita de Cassia Prazeres Frangella (Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ) https://orcid.org/0000-0001-6392-4591

Monica Vallejo Ruiz, (Universidad de Múrcia, Espanha)  https://orcid.org/0000-0002-0461-3926,

 

Ementa:

Diversas pesquisas no campo curricular têm investigado como se dão os processos de subjetivação nas produções curriculares. As infâncias são tomadas também como instâncias de disputas pelos currículos que desejam produzi-las de certos modos, mostrando objetivos por vezes díspares e não lineares. Nesse sentido, o objetivo desse dossiê é reunir pesquisadoras/es que problematizem que currículos têm sido produzidos com e/ou para as infâncias; enfatizamos que, para além dos currículos prescritivos direcionados para as infâncias, existem aqueles currículos feitos com as infâncias, constituídos de criação de possíveis e inventividades para muitas infâncias vivíveis nos currículos, marcados pelas resistências e por devires que fazem proliferar a diferença, o que propomos pôr em debate.

 

Prazo de submissão: de 20 de junho a 20 de julho de 2025

Previsão de publicação: dezembro de 2025, v. 25, n. 87.

 _______________________________________________________________ 

INDEXADORES

Latindex: https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=17326

EDUC@: https://www.fcc.org.br/fcc/educ/revistas-indexadas/

 EZ3: 

https://rzblx1.uni-regensburg.de/ezeit/searchres.phtml?bibid=AAAAA&colors=7&lang=de&jq_type1=QS&jq_term1=di%E1logo+educacional

PERIODICOS CAPES: https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pmetabusca&mn=70&smn=78&sfx=buscaRapida&type=p&Itemid=125

DIADORIM: http://diadorim.ibict.br/handle/1/2438

                                 

                             

                                                                                   


                                                     

 

Redes Sociais